ESTA CONFIRMADO !!! Marília terá carnaval de rua em 2020. Após o termo de abertura da licitação para alugar o Trio elétrico para eventos com público que foi publicado na última sexta-feira (24), criou-se uma grande expectativa sobre a realização da folia carnavalesca.

Ocorre que, no dia seguinte veio a resposta com o termo de abertura da licitação para contratar empresa especializada para realizar o projeto de Carnaval de Rua 2020, entre 15 e 25 de fevereiro, na avenida Sampaio Vidal, foi publicado no sábado (25) com previsão de uma “praça de alimentação anexa ao recinto na Avenida das Indústrias e na Avenida João Ramalho no Desfile de Escolas de Samba”.

Apesar da atual conjuntura econômica que atravessa o País e por que não dizer o próprio município que proporciona atrasos em pagamentos de fornecedores, de aposentados, e principalmente com as constantes reclamações de falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde e buracos em ruas e avenidas, já está concedido o veredito “Habemus Folia”, o carnaval será realizado.

Pela primeira vez na história se faz necessário contratar uma empresa, mesmo existindo uma secretaria de cultura.

Nossa reportagem pesquisou os arquivos e não encontrou em nenhuma administração anterior a necessidade de contratação de uma equipe especializada para realizar o carnaval na cidade. O tradicional carnaval de rua de Marília sempre foi realizado sob a coordenação das competentes equipes da secretaria de cultura da cidade que chegavam no máximo, a contratar jurados de ligas de São Paulo para o julgamento final das escolas de samba.

O serviço a ser contratado pela atual administração para o carnaval de 2020 envolve “execução de serviços de apoio logístico e de palco, acompanhar a montagem do palco, som e toda a infraestrutura e logística do evento, coordenar a programação artística, interagir e orientar o público, distribuir confete e serpentina, realizar inscrições para os concursos de fantasias e outras atividades a serem realizadas durante os blocos”.

Há previsão ainda de até 75 seguranças não armados, contratação de engenheiro para montagem das estruturas e organização dos eventos Rainha do Carnaval 2020, Rei Momo, Princesa e Rainha da Diversidade, toda estrutura sempre mantida e organizada pela secretaria da cultura no transcorrer de décadas, sem a necessidade de terceirização ou contratação de empresas especializadas.

Já como argumento de possíveis criticas o documento veiculado no Diário Oficial traz a seguinte defesa : “Justifica-se  a  abertura  de  licitação considerando   que   a   Constituição   determina   o   dever   do   poder público  garantir,  apoiar,  incentivar  a  valorização e  a  difusão  das manifestações   culturais   e   a   Administração   Municipal   pretende atendimento a vários eventos”.

Afora o desfile da tradicional Escola de Samba do GRENOM pela avenida João Ramalho, estão previstos a seguintes atrações na avenida das industrias, centro de Marília ;

Blocos:

  • Bloco me encontra em 15/02 das 16h as 0h;
  • Bloco Infantil Mamãe eu quero em 22/02 das 16h às 21h horas;
  • Bloco será que ele é? em 23/02 das 16h à 0h;  e
  • Bloco Bolacha ou Biscoito? em 25/02 das 16h à 0h.

Festa de carnaval de 2019 terminou em confusão entre PMs e foliões

Poucos se recordam mas, a festa carnavalesca do ano passado acabou em tumulto entre a Polícia Militar e foliões na última madrugada do evento realizada no dia 05 de março daquele ano.

Segundo a Polícia Militar, a equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) acompanhava o bloco “É biscoito ou bolacha?” na avenida Sampaio Vidal quando começou a confusão. Os policiais dizem ter sido hostilizados por integrantes do bloco que arremessaram pedras e garrafas.

A PM utilizou bombas de efeito moral para conter a ação e, com isso, o público se dispersou. Não houve informações de feridos. 

NOTA: Que fique bem claro que a redação do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA não é contra o carnaval em si, mas, sim, contra a utilização dos recursos elencando prioridades a exemplo do que já acontece em outras cidades. O carnaval é uma cultura de Brasil, e nossa opinião é de que ele deve sim ocorrer, quando se recursos “sobrando” para que isso aconteça.

Em nosso ponto de visto, a administração poderia realizar uma especie de parceria publico privada ( PPP ) para a realização do evento e mobilizar as escolas e blocos durante todo o ano através de uma liga municipal que pudesse arrecadar recursos através de seus eventos. Apesar da defesa constitucional, concluímos que pode até ser legal, mas, se torna imoral ao analisarmos a atual situação da cidade. Fica aqui o nosso registro.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.