As secretarias estaduais de Saúde atualizaram, na tarde desta quinta-feira (16), o número de casos confirmados e mortos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, são 1.924 óbitos registrados e 30.425 casos confirmados. A taxa de letalidade da doença é de 6,1%.

Biohazard Brasil

No início desta madrugada, o Pará divulgou 103 novos casos e totalizou 487 infectados. Novas mortes, no entanto, não foram confirmadas pelo estado.

Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul também confirmaram mais casos e mortes.

Mortes por coronavírus sobem para 853 em São Paulo; estado tem 11.568 casos confirmados

O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo subiu para 853 nesta quinta-feira (16), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já são 11.568 casos confirmados da doença no estado. Nas últimas 24 horas, foram 75 novas mortes e 525 novos casos confirmados da infecção.

As mortes por coronavírus atingiram 83 municípios do estado, segundo a secretaria. A capital paulista tem até aqui o maior número de óbitos confirmados, chegando a 603 até esta quinta-feira, segundo os números estaduais.

“Apenas 26% das pessoas que morreram até agora em São Paulo têm menos de 60 anos e, neste grupo mais jovem, a maioria das mortes está associada a comorbidades”, disse o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior.

Entre as vítimas fatais, 507 são homens e 346 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 79,3% das mortes.

De acordo com a secretaria, os casos confirmados de pacientes internados em UTIs de São Paulo chegaram a 1.115 nesta quinta-feira. Nas enfermarias são 1.264 pacientes.

O boletim diário da pasta afirma que o estado tem registrado a média de ao menos 100 novas internações diárias.

Entre os casos ainda suspeitos, 2.393 pacientes estão em observação em enfermarias de hospitais no estado, enquanto outros 1.421 estão em UTIs.

Sistema sobrecarregado

A taxa de ocupação das UTIs dos hospitais mais procurados na capital varia de 80%, percentual registrado no Hospital Geral da Carapicuíba, a 93%, valor verificado na UTI do Hospital Emílio Ribas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Em coletiva de imprensa nesta tarde também foram divulgadas as taxas de outros hospitais da capital com grande ocupação de leitos em UTI e enfermaria.

Maiores taxas de ocupação de UTI:

  • Hospital Emílio Ribas: 93%
  • Hospital Geral de Pedreira: 93%
  • Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha: 86%
  • Hospital das Cínicas: 83%
  • Hospital Geral de Carapicuíba: 80%
  • Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista: 80%

“A taxa de ocupação de leitos tem oscilado diariamente, e também durante o dia. [ No Emílio Ribas] tivemos ontem um óbito e duas altas. Essa taxa de ocupação então oscilou de 100% para 93% hoje. Quando os leitos vagam, eles são disponibilizados para a Central de Regulação dos Serviços de Saúde, que vai direcionar novos casos para ocupar esses três leitos. Eventualmente esse movimento demora até 12 horas”, afirma o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior.

CONTRADIÇÃO : Cartórios de SP registram 368 mortes a mais do que a secretaria de Saúde por Covid-19 ou suspeita da doença.

1º de abril - Vista aérea de funcionários cavando túmulos no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo — Foto: Andre Penner/AP

Estado contabilizava 778 mortes do dia 16 de março até esta quarta (15); cartórios registraram 1146. Testes represados e registro de casos suspeitos pelos cartórios podem explicar a diferença nos números.

Os cartórios de São Paulo registram 368 mortes a mais por Covid-19 ou suspeita da doença do que a secretaria estadual de Saúde do estado desde o dia 16 de março até esta quarta-feira (15). Nesta quinta-feira (16), se completa um mês da morte da primeira vítima em São Paulo, que também é a primeira vítima no Brasil.

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) contabilizou 1.146 mortes de 16 de março a 15 de abril, de acordo com dados do Portal da Transparência. Já a Secretaria de Saúde afirma ter registrado 778 mortes pelo coronavírus no mesmo período.

Os cartórios registram os casos suspeitos juntamente com os casos confirmados de Covid-19, o que pode explicar a diferença nos números.

A fila de testes de coronavírus que aguarda confirmação também atrapalha a notificação da secretaria. Na quarta-feira (15 ) o número de testes que aguardavam resultado no estado de São Paulo era de 13,4 mil.

A contagem feita pelos cartórios também pode sofrer um atraso para entrar na contagem. Quando uma pessoa morre, a família tem até 24h para fazer a declaração de óbito no cartório. Esse processo também pode ser feito pela funerária, que tem até 2 dias para enviar o atestado de óbito ao cartório. E os cartórios têm prazo de até 5 dias para fazer o registro do óbito.

Depois disso, o prazo para a morte entrar na plataforma de dados é de até cinco dias. Por isso, óbitos por Covid-19 que ainda podem estar entrando no gráfico. Se a família receber depois o resultado do teste negativo para Covid-19, as famílias podem pedir que as certidões sejam corrigidas.

Prefeitura de Marília divulga aumento em número de casos suspeitos, mas, confirma situação estabilizada.

Em seu 41º boletim informativo a Prefeitura Municipal de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou no final da tarde desta quinta feira ( 16) um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

95 casos suspeitos (aguardando resultados)
5 internados
50 descartados
7 casos confirmados (todos em isolamento domiciliar)
3 óbitos em investigação
1 óbito confirmado


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.