Os motivos, as razões e as causas são as mais diversas e não nos compete comentar, apenas informar e, com um sério papel de conscientizar. A pessoa com depressão ou pensamentos suicidas costumam emitir sinais que devem ser levados em consideração para se evitar o que supostamente teria ocorrida na manhã deste domingo (23), segundo populares.

As informações ainda são as mais desencontradas e apontam para uma queda de uma altura considerável. Segundo algumas versões uma jovem não identificada teria atentado contra sua própria vida nesta manhã ensolarada de domingo (23).

Pelos relatos, por volta das 10:00 hs da manhã a mesma teria se apoiado na mureta de proteção do viaduto da Avenida João Calimam, que interliga o bairro Santa Antonieta ao Bairro Palmital, zona norte de Marília pulando logo na sequência sobre o solo da SP-333. A mesma acabou caindo na área de acostamento.

Nossa reportagem conseguiu checar que por um outro lado, existe a versão de que a mesma teria sofrido uma queda acidental rolando ribanceira abaixo. De qualquer forma, o resgate foi de fundamental importância na luta pela vida, visto que a mesma quando socorrida estava desacordada.

Populares ao avistarem o ocorrido acionaram o resgate da concessionária Entrevias e o SAMU que comparecem ao local realizando os procedimentos de resgate e tentativa de salvamento. Pelas informações colhidas, do local aonde a vítima caiu a altura aproximada é de 5 metros. A vítima de iniciais J.A.S tem 24 anos de idade.

Ela foi socorrida e conduzida ao Pronto Socorro do HC ( Hospital das Clinicas de Marília ) pela unidade resgate da Entrevias. Nossa reportagem manteve um contato com a unidade hospitalar e apurou que a vítima foi prontamente atendida e estava em observação após passar por exames que chegaram a detectar um traumatismo craniano não especificado e ferimentos leves com algumas escoriações. Os familiares foram localizados e acompanham a vítima.

Independente do que realmente tenha ocorrido, vivemos tempos difíceis e o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, aproveita mais uma vez para realizar a sua tradicional campanha de conscientização em favor da vida, onde todo e qualquer sinal é suma importância para se evitar uma tragédia. Para nós mais importante que likes está o valor de um salvamento, afinal VIDAS IMPORTAM !!!

Confira 7 Sinais que comportamentos suicidas que você pode identificar.

O comportamento suicida inclui o suicídio consumado e a tentativa de suicídio. O suicídio pode ser definido como: “Todo ato executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a sua morte, através de um meio no qual o indivíduo acredita que vai resultar no fim”. Cada suicídio é um evento complexo que tem sua especificidade e sua própria história. 

tentativa de suicídio é quando o individuo se autoagride com a intenção de tirar a própria vida, utilizando um meio que acredite ser letal, sem resultar em óbito.

O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixas etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido, e saber reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo.

Os pensamentos suicidas são muito mais prevalentes do que a gente imagina. Alguns estudos mostram que quase 1 em cada 5 pessoas já teve, de alguma forma, algum tipo de pensamento suicida, em algum momento da vida, ou seja, eles são muito mais comuns do que a gente pensa.

Os pensamentos suicidas surgem quando a pessoa acredita que não há solução para seus problemas. Quando pessoas são suicidas, seus pensamentos e sentimentos são negativos e não conseguem enxergar uma maneira de resolver seus problemas. É como se não conseguissem ver uma luz no fim do túnel.

Dentre os principais fatores de risco para o suicídio, podem ser destacadas:

  • As dificuldades de acesso aos serviços de saúde;
  • O estigma associado à busca de ajuda;
  • Trauma e abuso;
  • Abandono;
  • Perdas de pessoas com vínculos afetivos fortes;
  • Transtornos por uso de substâncias;
  • Conflitos relacionais;
  • Dificuldades financeiras,
  • Perda de emprego;
  • Transtornos mentais;
  • Desesperança;
  • Dor crônica;
  • Fatores genéticos e biológicos;
  • Tentativas anteriores de suicídio.

Os transtornos mentais têm significativa associação com comportamento suicida, a maioria das pessoas que cometeu suicídio tem um transtorno mental diagnosticável.

Suicídio e comportamento suicida são mais frequentes em pacientes psiquiátricos. Dentre as psicopatologias, observa-se um índice maior de suicido na:

  • Depressão,
  • Transtorno afetivo bipolar,
  • Transtornos de personalidade,
  • Transtorno de abuso de substancias,
  • Esquizofrenia,
  • Transtornos de ansiedade.

O histórico familiar é um fator muito importante, pois estudos dizem que um pai/mãe que cometeu suicídio aumenta em 60% a chance que o mesmo aconteça com seu filho(a). 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser evitados, e um dos principais meios de prevenção é o diálogo. Devido ao medo, preconceito e até desconhecimento sobre o assunto, o suicídio é um mal silencioso, em que, na maioria das vezes, a pessoa não deixa transparecer comportamentos com tendência suicida.

Claro que o ideal é buscar um profissional para o tratamento da pessoa que apresenta esses problemas, mas, como a resistência pela procura de auxílio é comum, a ajuda de quem convive com elas pode fazer a diferença.

E como você pode ser muito importante na vida de alguém que está passando por essa situação, saber identificar sinais é crucial na prevenção de um suicídio. Separamos 7 tipos de comportamentos que podem te ajudar a reconhecer se uma pessoa está com pensamentos suicidas, confira:

1 – Pensamentos

Pensamentos remoídos obsessivamente, sem esperança e concentração são um dos primeiros indícios, assim como enxergar a vida como algo sem sentido ou propósito;

2 – Humor

Alterações extremas no humor podem sinalizar emoções suicidas. Excesso de raiva, sentimento de vingança, ansiedade, irritabilidade e sentimentos intensos de culpa ou vergonha são sinais aos quais você deve ficar atento;

3 – Avisos

Frases como “a vida não vale a pena”, “estou tão sozinho que queria morrer” ou “você vai sentir a minha falta” estão diretamente ligadas a pensamentos sobre a morte. Se a pessoa se sente um fardo, busque ajuda;

4 – Melhora súbita

Geralmente a ideia de suicídio está ligada a um sentimento de que a pessoa está no fundo poço. A felicidade súbita pode ser um sinal de que a pessoa já aceitou a decisão de encerrar a própria vida. Caso você perceba uma melhora repentina, busque ajuda imediatamente;

5 – Desapego

Caso você perceba que a pessoa está começando a “fechar pontas soltas”, doar seus pertences e até visitar vários entes queridos, faça uma intervenção o mais rápido possível;

6 – Irresponsabilidade

Comportamentos irresponsáveis e perigosos, sem medir as consequências, como o uso excessivo de álcool e drogas, direção imprudente e sexo sem proteção são indícios de que a pessoa já não dá a importância devida a própria vida;

7 – Mudança na rotina

Todo mundo tem um lugar que gosta de frequentar em especial, então repare em mudanças extremas na rotina. Caso a pessoa pare de ir a locais que sempre gostou de visitar, tome uma medida o mais rápido possível. Abandonar atividades que lhe davam prazer é um grande sinal de alerta.

Se você identifica algum desses tipos de comportamento, busque ajuda imediatamente pelo telefone 141. Você pode conversar com algum voluntário, com respeito e anonimato sobre tudo o que for dito durante a chamada.

O apoio de um ente querido também é de muita ajuda. Converse, escute com paciência, sem julgamentos, sem expor nenhum sentimento que faça a pessoa se sentir culpada e envergonhada. Seja direto e pergunte se a pessoa está com pensamentos suicidas. Por meio da resposta você pode obter um forte indício para buscar assistência.

DIÁLOGOS SALVAM VIDAS.

Prevenção ao suicídio: Onde procurar ajuda

Vale ressaltar a importância de procurar ajuda de profissionais qualificados, caso o indivíduo tenha esses tipos de pensamentos ou vontade de acabar com a própria vida.

Em casos de emergência: SAMU 192, UPA, Pronto-socorro, Hospitais.

Serviços de saúde: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde.

Centro de Valorização da Vida: Telefone 181 (ligação gratuita) ou www.cvv.org.br para chat, e-mail. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

UMA CAMPANHA : JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.