Sem dúvida foi uma virada de ano para nunca mais esquecer. Tudo começou na sexta-feira (31/12), quando a Anvisa recebeu  o comunicado da empresa sobre o cancelamento do atual cruzeiro e confirmou a interrupção das atividades.

Antes, na quinta-feira (30/12), a Agência já havia determinado a atracação do MSC Splendida para fins de investigação epidemiológica, com interrupção das operações. Foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros. Turistas marilienses embarcaram no transatlântico para passar o reveillon a bordo, mas, infelizmente estão vivendo um caos de preocupação.

O embarque dos passageiros que iriam fazer o cruzeiro do MSC Splendida,com previsão de início neste domingo (2), foi suspenso. A quarentena do navio também foi anunciada pela MSC aos cerca de dois mil passageiros que aguardavam no terminal de embarque durante todo o dia. Após o anúncio da decisão, foi registrado um princípio de confusão no Terminal Marítimo de Passageiros da cidade (Concais).

Embarque foi suspenso em MSC Splendida e passageiros tiveram que ir embora após o dia todo aguardando decisão — Foto: Vinícius Rangel/g1

A retomada de sua operação, que estava prevista para esse domingo, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem.

Logo na sequência, um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão da temporada de transatlânticos, novos casos de suspeita de Covid-19 foram registrados a bardo de um navio de cruzeiro, desta vez no MSC Preziosa, que se encontra próximo a Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. A empresa responsável pelo navio emitiu nota confirmando os casos.

“(…) identificamos um pequeno número de casos de Covid-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população a bordo”, informou a empresa. “Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves”.

COSTA DIADEMA

E de repente virou um efeito dominó. A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu também a viagem do navio Costa Diadema. O cruzeiro interrompido fazia um trajeto pela costa brasileira, entre Santos (SP) e Salvador (BA).

O cruzeiro estava atracado na capital baiana. Os agentes da Anvisa tomaram a medida em razão do número de contaminações por coronavírus a bordo. As Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do município de Salvador concluíram pela declaração de transmissão comunitária de covid-19 nível 4.

Alias, onde se encontra a situação mais grave, de acordo com nota da agência reguladora, é justamente no navio Costa Diadema. Além da transmissão comunitária, a embarcação está com ocupação igual ou superior a 90% do número de acomodações de isolamento e dos leitos do centro médico.

Anvisa informou que todos os cinco cruzeiros marítimos que estão em operação na costa do país têm casos confirmados de Covid. Resta agora a quarentena e a torcida pela recuperação dos contaminados.

Voltando o MSC Splendida com os marilienses, uma hora antes do anúncio do cancelamento aos passageiros, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em SP elevou para II o nível de segurança do Concais, a partir de 17h.

A determinação autorizou, inclusive, o ingresso da Polícia Militar dentro da Área do Porto de Santos, uma área federal, “em caso de distúrbio, invasão e grave perturbação da ordem na área portuária e interior de navios”.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.