Em tempos de Covid-19, a máscara virou praticamente uma peça do vestuários e faz parte da nossa vida cotidiana. Atualmente, cobrir a boca e o nariz é obrigatório em muitos espaços públicos para proteger outras pessoas – e até certo ponto a si mesmo – de uma possível infeção por Sars-CoV-2, ou novo coronavírus como queiram.

Contudo, a maior parte das pessoas ainda têm várias dúvidas: que tipo de máscaras existem? Quais as diferenças? As máscaras caseiras são seguras? Como usá-las corretamente? Vamos tentar esclarecer todas as dúvidas que possam existir em relação às máscaras.

QUE MÁSCARAS EXISTEM?

MÁSCARAS MÉDICAS
Podemos distinguir as máscaras médicas em dois tipos:

As máscaras cirúrgicas, que são sempre descartáveis, e as máscaras de proteção respiratória (também designadas “respiradores”), consideradas como equipamento de proteção individual (EPI). A máscara cirúrgica é um equipamento médico-hospitalar descartável que limita a transmissão de agentes infecciosos por gotículas.

É importante salientar que não protege de agentes infecciosos transmitidos por via áerea, ou seja, presentes em partículas de dimensões iguais ou inferiores a 5μm. Este tipo de máscara não impedirá, portanto, a eventual contaminação do utilizador por um vírus.

A máscara respiratória também designada por “máscara de proteção respiratória” é um equipamento de proteção individual (EPI). Impede o utilizador de inalar quer aerossóis (pó, fumo, névoa) quer vapores e gases (desinfetantes, gases anestésicos) perigosos para a saúde.

Também protege de agentes infecciosos transmissíveis por via aérea, inclusive da contaminação por vírus do tipo coronavírus (na origem da SARS), H1N1, etc.

Quem deve usar máscaras médicas?
Como o nome indica, as máscaras médicas devem ser reservadas aos profissionais de saúde, especialmente numa altura em que estes artigos são escassos.

Máscaras não médicas
A propagação do Covid-19 a nível mundial fez com que as máscaras fabricadas profissionalmente se tornassem escassas, fazendo aumentar, significativamente, a produção de máscaras “caseiras”, feitas de algodão ou tecido. Estas máscaras artesanais têm sido uma opção para muitas pessoas e o seu uso tornou-se quase omnipresente, dado a obrigatoriedade do uso de máscara em certos espaços públicos.

Para além de poderem ser lavadas e reutilizadas, as máscaras de pano funcionam como as máscaras cirúrgicas, ajudando a bloquear as gotículas da boca e do nariz do utilizador.

CUIDADOS A TER COM AS MÁSCARA NÃO MÉDICAS?
Relativamente a estas máscaras, no relatório de 6 de abril de 2020, a OMS recomenda que se tenham em consideração os seguintes aspetos:
O número de camadas de tecido e o próprio tecido em si. Deverão ter 3 ou 4 camadas: Interior, de absorção e exterior;
A respirabilidade do material usado;
As qualidades hidrofóbicas da máscara (repelência à água);
A forma da máscara;
O ajuste da máscara à cara;

COMO COLOCAR, TIRAR E DESCARTAR MÁSCARAS?

O uso incorreto de qualquer tipo de máscaras pode aumentar o risco de infeção em vez de diminuir. É importante seguir as seguintes recomendações:
* Antes de colocar qualquer máscara, é necessário lavar bem as mãos, com água e sabão durante, pelo menos, 30 segundos.
* Ao colocar a máscara, garanta que a boca e o nariz estão cobertos. *Amarre-a com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
* Evite tocar na máscara enquanto a usar.
* Retire a máscara por trás, usando sempre os elásticos ou atilhos laterais.
* Depois de retirar a máscara, ou se a tocar inadvertidamente, lave bem as mãos com uma solução à base de álcool ou com sabão. A máscara de uso único deve ser colocada no lixo depois da utilização.
* Não a reutilize.
* Caso a máscara fique úmida, substitua-a de imediato por uma limpa e seca.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.