O lançamento do 1º Book do CODEM, com estudos técnicos e proposições
para norteador a gestão 2020-2024, elaborado pelo Conselho de
Desenvolvimento Estratégico de Marília, proporcionou também o 1º encontro dos candidatos à Prefeitura de Marília, depois das convenções oficiais.

O evento aconteceu nesta quinta-feira (dia 17) na Associação Comercial de
Marília (ACIM) com todos os protocolos de sanitização e higienização estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este Book é resultado de 16 meses de estudos (divididos em oito grupos temáticos) e criação de projetos elaborados por representantes de entidades, governo municipal e especialistas vêm trabalhando de forma voluntária e sistemática, por meio de oito grupos de trabalho, para a elaboração de proposições, com base nos desafios e oportunidades apontados pela sociedade civil, visando o desenvolvimento no médio e longo prazo como aconteceu com Maringa (PR), cidade exemplo desse estudo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ACIM-CODEM-1024x576.jpg

Adriano Luiz Martins, presidente da Associação Comercial de Marília, começou os trabalhos agradecendo o empenho e a iniciativa da CODEM pelo estudo e lançamento desse Book, especialmente, focado em aumentar o potencial e o desenvolvimento nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, saneamento ambiental, planejamento urbano e mobilidade, educação, turismo e desenvolvimento econômico, e atração de investimentos.

“Esse estudo vem consolidar a diferença no desenvolvimento da cidade e este momento, reunidos com os candidatos à gestão municipal, passa a ser
histórico porque todos os interessados em fazer sucesso na administração pública, vão receber em primeira mão esse Book com dados técnicos que vão ajudar a vencer o desafio de impulsionar o crescimento de Marília”, disse Martins, agradecendo a presença de todos os políticos interessados no
documento com 25 objetivos de fazer Marília se desenvolver “como uma cidade de classe mundial”.

O candidato Abelardo Camarinha (Podemos) foi o único a não se fazer
presente no evento, mas foi representado pelo empresário e vice, Paulo Alves (PP). A explicação oficial foi que ele estava fora da cidade.

Prestigiaram o lançamento candidatos como Tato Ambrósio (MDB), Marcos Juliano (PRTB), Capitão Eliton e Laerte Bedendo (PV). Pelo PSL, o candidato Marcos Kohlmann e Regiane Mellos, vice, também receberam o Book.

Nayara Mazini, candidata do PSOL, e Luís André Lisque, também participaram do lançamento que contou ainda com o professor, Juvenal e seu vice Donizete Alves Junior (PT).

O atual prefeito, Daniel Alonso (PSDB) e seu candidato a vice, Cícero do Ceasa (PP), também estiveram na ACIM, assim como Adão Brito e o candidato a vice, Hélio Mariano (PDT).

O atual prefeito, Daniel Alonso, diante de tantas críticas sobre a atual gestão, se defendeu e não teve tempo para falar sobre suas propostas.

Fácil é falar, Difícil é fazer. Veja o que disse cada um dos candidatos no evento da CODEM

Todos os candidatos à Prefeitura de Marília 2020-2024 discursam no evento
que marco o lançamento do 1º Book CODEM para o desenvolvimento de
Marília com a contribuição direta do Poder Público. Veja o que cada uma dos candidatos durante esse primeiro evento, ponta-pé inicial das eleições
municipais para prefeitos.

Adão Brito
Criticou a qualidade e a falta de investimento no tratamento de água e esgoto da cidade, além do abandono dos patrimônios públicos como museus, espaços públicos entre outros. “Eu também gostaria falar do absurdo que é o fato dos professores (ensino fundamental) serem proibidos de alimentarem nas escolas com a mesma merenda dos alunos. Posso falar também da falta de aterros sanitários estruturados para o lixo de Marília que atualmente está sendo levado para a cidade de Quatá, entre outros grandes abandonos da atual administração da cidade”.

Tato Ambrósio
Falou da importância no investimento em tratamentos e possibilidades de
perfuração de poços profundos. Ressaltou a qualidade e limpeza da água da cidade (92% limpa depois de tratada) e sobre o aproveitamento correto da água que vai para o esgoto. “Tenho estudos geológicos que podem provar que podemos ter poços com 50 a 70 mil litros por horas ao custo de R$400 mil não precisa fazer barragem que não dá 40 mil litros hora, gastando R$ 15 milhões. Nesta cidade o prefeito que se eleger terá que ter a coragem de barrar quem tem muito se favorecido atualmente, que tem sido os construtores que estão ficando milionários aqui nesta cidade. Pronto falei!”.

Daniel Alonso
Teve tempo de se defendeu das criticas dos adversários e disse que o Book da CODEM vem somar aos trabalhos já iniciados em sua administração e,
portanto, será registrado e servirá de base para o novo governo 2020-2024.
“De forma democrática e para a execução destes projetos vem agradecer por esse trabalho. Trata-se de um estudo técnico e não de partido político e vai contribuir muito para o crescimento da cidade. Parabéns a todos porque
encontro como este, proporcionado pela ACIM e CODEM, só contemplam a
democracia e a maior participação da sociedade empresarial”.

Capitão Eliton
Agradeceu o convite e por ser integrado ao trabalho desenvolvido pela
CODEM. Política para ele tem que ser participativa e compartilhada, “Assim é a bandeira do PV e eu fico feliz de ver um trabalho majestoso como este e saber que vem de encontro com os propósitos que o PV desenhou para Marília. Esse Book só fortalece a minha caminhada e, independente de ganhar ou não a eleição, o próximo prefeito já sabe e tem um trabalho bem explicado e maravilhoso a ser praticado para o desenvolvimento da cidade e região”.

Paulo Alves
O candidato a vice de Abelardo Camarinha, relembrou do crescimento das
cidades e centros urbanos e a importância de implementar políticas públicas para o desenvolvimento social, econômico sustentável e cultural das cidades. Em Marília não é diferente. Trata-se de uma cidade que não tem geração de emprego, precisa de mais investimento na educação básica; não tem tratamento e nem educação ambiental, nem mesmo saúde ambiental. Marília não tem investimento em turismo, por isso, temos que utilizar esse Book e o esforço de todos para projetos sejam implantados e que venham somar às políticas públicas para que, de fato, impulsione o crescimento da cidade”

Professor Juvenal
Ele defendeu que o lema da cidade “Símbolo de Amor e Liberdade” seja para todos e não para poucos. “Nós, enquanto PT, temos um lado e o nosso lado é dos trabalhadores, da periferia e se pegarmos o nosso Plano de Trabalho posso afirmar que muitos itens vem de encontro das propostas apresentadas para o crescimento da cidade. Vejo que esse estudo desenvolvido pelo CODEM vem nos ajudar muito e, se chegarmos à Prefeitura para os trabalhos de 2020-2024, o êxito será certo. Sabemos que unindo as forças vamos conseguir fortalecer os trabalhadores”.

Juliano Campestre
Governo será construído em cima de participações públicas e privadas e se for necessário copiar o Book do CODEM para o sucesso na administração pública, vamos fazer. Hoje tive uma aula de tudo que é preciso para o desenvolvimento de Marília através das autoridades que conhecessem o assunto e acreditam na cidade. Contem comigo como mariliense, empresário e também um gestor que acredita no sucesso de Marília”.

Marcos Kohlmann
Ele disse que quando aceitou a proposta de participar de uma eleição, a
primeira coisa que fez e aprendeu foi chamar a Deus e pedir a ele sabedoria e força. “Nunca me esqueci do Salmo 133 que diz “como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união” e é justamente o que buscamos, a União. E esse estudo do CODEM já faz parte da plataforma do trabalho e governo desenhado para o desenvolvimento de Marília sob minha gestão. Agradeço a todos!”

Nayara Mazini
Disse que através do Book é possível implementar o Plano de Governo
desenhado pelo PSOL e torna-se interessante porque confirma o trabalho que vem sendo desenhado através de políticas públicas. “Todo governo tem que apresentar seu compromisso com a população, sendo assim, um projeto com as ações que deverão ser de conhecimentos de todos, através de uma política transparente e saudável. Parabéns a todos que participaram desse estudo que tem um único objetivo, tornar a cidade de Marília melhor”

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.