Uma das maiores preocupações dos tutores em relação à saúde dos seus cachorros diz respeito à otite canina.

Isso porque ela aparece com muita frequência e pode se tornar bastante grave se não for tratada da maneira adequada.

O diagnóstico precoce é o melhor para conseguir a cura. E muita coceira nos ouvidos é um sinal típico da doença e deve ser levado à sério pelos tutores e veterinários.

O que é a otite canina?

A otite canina se caracteriza como uma inflamação do conduto auditivo dos cães e, pode se desenvolver, ocasionando complicações quando não tratada em tempo.

Basicamente ela é causada por fungos e bactérias que comuns, que se instalam, vencem a barreira imunológica e tomam o ouvido do animal. Nesse caso, os principais sinais são:

  • produção excessiva de cerúmen;
  • coceira incessante;
  • cheiro forte e desconforto.

Quando diagnosticada rapidamente, ela é tratada facilmente, mas caso isso não ocorra, o animal pode até mesmo perder sua audição.

Otite é mais comum em algumas raças

cão com a língua pra fora

A otite canina se manifesta mais comumente em algumas raças. Isso ocorre principalmente devido a especificidades anatômicas.

O maior exemplo disso é que os cães com orelhas caídas têm maior propensão a desenvolverem essa doença.

Poodle, Shih-tzu, Beagle, Golden Retriever entre outros são acometidos mais facilmente. Isso porque a falta de circulação de ar deixa a orelha abafada, úmida e quente.

Ademais, animais que possuem alergias também possuem maior propensão ao desenvolvimento de otites.

Como o cão desenvolve a doença

veterinário

A otite canina é uma inflamação que acomete o ouvido dos cachorros e, tende a surgir pelo acúmulo de sujeira ou excesso de umidade no local.

Por isso é comum que as pessoas digam que a otite surge após os banhos. Por mais que isso não seja necessariamente verdade, isso pode sim acontecer.

Isso porque se as orelhinhas não forem bem secas, ficam úmidas. Então, com o calor do corpo e a umidade em conjunto, é comum que aconteça a proliferação de bactérias e fungos no local.

Além disso, a higiene inadequada do local também contribui em muito para o surgimento do processo inflamatório.

Por isso é muito importante limpar as orelhas do animal com frequência e garantir que elas estejam sempre secas e livres de sujeiras.

A otite é transmitida entre os cães?

medo de veterinário

Normalmente não se considera que a otite canina seja contagiosa. No entanto, em alguns casos pode acontecer de o agente causador se espalhar pelo ambiente e acabar contaminando os outros cães.

Isso é mais comum em cachorros idosos, com problemas de saúde e filhotes, pois eles possuem o sistema imunológico debilitado.

Principais sinais da otite canina

Assim como acontece com qualquer outro problema de saúde, é essencial que a otite canina seja identificada precocemente e, que o tratamento se inicie o quanto antes.

A grande vantagem da otite canina é que tutores atentos percebem rapidamente os seus sinais, pois eles são muito claros.

melhores músicas para cachorro

A condição incomoda muito os cães e, por isso eles se mostram muito incomodados. Assim, balançam a cabeça, coçam as orelhas e, frequentemente provocam lesões na parte externa da orelha.

Inclinar a cabeça para um dos lados também é um dos sinais típicos da otite condição. É muito importante que o tutor fique atento aos principais sintomas do animal e o encaminhe ao veterinário imediatamente assim que perceber qualquer um deles.

Como é feito o tratamento da otite canina?

Assim que os primeiros sinais de otite canina aparecerem, é importante levar o animal a um médico veterinário.

Durante a consulta o profissional deve examinar cuidadosamente o conduto auditivo do cão para ver se há sinais claros da inflamação ou infecção.

otite canina

Além disso deve ser averiguado se não há nenhum corpo estranho no ouvido do animal. Caso não haja, é preciso colher uma amostra do cerúmen em busca de microrganismos, como fungos, ácaros e bactérias.

Caso ocorra o diagnóstico de otite canina externa leve, o veterinário geralmente indica um tratamento simples.

Este consiste em limpar o conduto auditivo duas vezes ao dia e aplicar uma solução tópica indicada para esses casos.

Caso a infecção já tenha se agravado, é possível associar ainda medicamentos orais para aumentar a eficiência do tratamento.

O profissional pode utilizar outros métodos de diagnóstico mais modernos quando necessário. Mas de qualquer forma, em caso de infecção é essencial que o tratamento seja levado à risca.

otite canina

Geralmente o tratamento nesses casos é longo e, é preciso ter consistência e seguir as indicações corretamente.

Alterar os horários da medicação e esquecer de fazer a limpeza e aplicação diminui a eficiência do tratamento.

E mais grave do que isso é que fungos e bactérias tendem a adquirir resistência aos medicamentos utilizados. Assim, esses não vão mais fazer efeito.

Como prevenir a otite canina

Assim como acontece para todas as doenças, a prevenção é muito mais simples e barata do que ter que remediar a situação.

Sendo assim, é muito importante que os tutores tomem consciência sobre a importância de manter o ouvido do cão sempre limpo e seco.

otite canina

Para isso, pelo menos uma vez por semana é importante limpar o ouvido do cão com uma solução adequada para essa finalidade.

Pode-se utilizar algodão ou uma gaze para isso. Mas lembre-se de não utilizar cotonetes e outros objetos pontudos.

Mas evite ficar mexendo na orelha do animal sem necessidade, porque isso também pode ferir, facilitando a entrada de patógenos.

Ademais, lembre-se de tampar o ouvido do animal durante o banho e, secar adequadamente as orelhas por dentro e por fora após o processo.

Fazendo isso você irá reduzir em muito a probabilidade de que o seu animal desenvolva otite canina.

Conclusão

A otite canina é uma doença muito comum que acomete cães de todas as raças. Mas ela ocorre com mais frequência naqueles que têm orelhas caídas devido ao calor e umidade.

Apesar de não ser possível impedir totalmente a ocorrência da doença, é possível diminuir as chances de que ela aconteça.

Para isso, mantenha as orelhas do seu cãozinho sempre limpas e secas. E a qualquer sinal de alerta, leve o animal ao veterinário.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.