Em coletiva, ministro Luiz Henrique Mandetta frisou que o isolamento social ajudou a “empurrar o problema mais pra frente” e disse que a maioria dos municípios ainda não tem casos confirmados

Em sua última coletiva de imprensa no Ministério da Saúde o ministro Luiz Henrique Mandetta começou dizendo que o Brasil vai apostar na produção nacional para abastecer os hospitais com os equipamentos necessários. “Todas as compras da China não estão se confirmando. Eles não estão dando garantias”.

“Por isso, materializamos uma ação que iniciou há cerca de 45 dias, extremamente complexa, para fazer com que a indústria nacional dispare sua produção em tempo reduzido. Tínhamos, basicamente, quatro empresas com capacidade de produção limitada, mas as redimensionamos para aumentar sua capacidade. Então, a gente espera aumentar muito nossa produção nos próximos dias”, prometeu.

Outra medida para aumentar o número de leitos é transferir pacientes de menor complexidade para hospitais menores. “Os hospitais de pequeno porte vão passar a receber pacientes, não de Covid-19, mas de internação crônica, que precisam de pós-operatório de menor complexidade. Queremos tirar os pacientes de menos complexidade dos hospitais maiores”, afirmou.

MAIORIA DOS ESTADOS SEM COVID

Um dado importante divulgado na coletiva é de que a maioria dos estados brasileiros ainda não registrou casos de Covid-19. “Nós temos 86% dos municípios brasileiros com nenhum caso confirmado de Covid. O Brasil é muito grande. Temos diferentes países aqui dentro, mas estamos sempre atentos. Estamos constantemente conversando com os secretários. Pois, muitos tem uma estrutura frágil para dar conta de uma demanda que pode ser grande em um curto espaço de tempo. Sim, temos uma faixa etaria mais jovem, talvez nosso tempo médio de internação seja menor, mas estamos nos preparando”, afirmou Mandetta.

Segundo Wanderson Oliveira, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SVS/MS), o Brasil, hoje, está com 20.927 casos confirmados e 1.124 óbitos. “Mas como o ministro disse, ainda temos uma grande área branca no mapa. Muitos municípios ainda não tem nenhum caso de Covid: 86% dos 5.570 municípios que não registraram casos de síndrome respiratória aguda grave ou coronavírus”, afirmou.

Coronavírus: 86% dos municípios ainda não tem casos confirmados (Foto: Reprodução Facebook)
Coronavírus: 86% dos municípios ainda não tem casos confirmados (Foto: Reprodução Facebook)

“Isso reflete o comportamento das duas últimas semanas. Como diminuímos muito a mobilidade social, esse número praticamente vem se mantendo. É isso que se chama ‘diminuir a velocidade’. Estávamos aumentando o número de casos em uma velocidade de 26, 20%, mas diminuímos para 16%. No entanto, estamos começando a ‘largar mão’ nos grandes centros, que são os que nos preocupam mais. Ainda precisamos de mais condições para atender as pessoas. Precisamos nos preparar mais”, alertou o ministro.

Em relação ao número de óbitos, o Brasil registrou um aumento de 136 nas últimas 24 horas, 20% a mais que o dia anterior. “Tínhamos um acumulado de óbitos, são resultados de exames que estão saindo somente agora. Quando começamos a receber mais testes, começamos a testar mais e, por isso, o número sobe”, explicou. O ministro afirmou ainda que o país estaria recebendo até o fim desta semana mais de 1 milhão de testes rápidos.

Sobe para 400 mil o numero de recuperados da COID-19 no mundo .

Foto: Christo Anestev / Pixabay

Em 48 horas, o número de pessoas que se recuperaram da covid-19 no mundo subiu de 350 mil para 402,2 mil –  mas atenção: nem por isso a gente deve baixar a guarda! 

A marca foi atingida na noite deste sábado, 11, no balanço online da Universidade de Johns Hoopkins, dos EUA. Se o ritmo de recuperados se mantiver, meio milhão de pessoas terão se curado do coronavírus até esta segunda-feira.

China, Espanha e Alemanha são os três primeiros países com mais pessoas curadas do coronavírus.

Veja o ranking dos recuperados:

  1. China – 77, 8 mil
  2. Espanha – 59,1 mil
  3. Alemanha – 57,4 mil
  4. Irã – 41,9 mil
  5. Itália – 32,5 mi
  6. EUA – 31,4 mil
  7. França – 26,6 mil
  8. Suíça – 12,1 mil
  9. Coréia do Sul – 7,2 mil
  10. Áustria – 6,6 mil

O Brasil aparece em 58º no ranking, com 173 pessoas recuperadas da doença até agora. Caímos 6 posições em relação a outros países que tiveram mais curas.

No levantamento feito 48 horas antes o Brasil estava na 52ª posição com os mesmos 173 recuperados.

Confirmados

Por outro lado, a covid-19 continua perigosa e cresce rapidamente pelo mundo.

Em apenas 48 horas foram 326 mil novos casos.

O número total no período saltou de 1.447 milhão para 1.773 milhão de infectados na noite deste sábado, 11.

Veja os países com mais casos da doença

  1. EUA – 527,1 mil
  2. Espanha – 163 mil
  3. Itália – 152,2 mil
  4. França – 130,7 mil
  5. Alemanha – 125,4 mil
  6. China – 83 mil
  7. Reino Unido – 79,8 mil
  8. Irã – 70 mil
  9. Turquia – 52,1 mil
  10. Bélgica – 28 mil

O Brasil aparece em 14º no ranking de casos confirmados.

Em 48 horas o número de casos subiu de 16,4 mil para 20,9 mil.

Já o número de mortos em 48 horas no país saltou de 839 para para 1.140.

Não baixe a guarda

Por isso, não baixe a guarda, nem dê sopa para o azar.

Evite aglomerações! Não fique de papo furado na rua pra não por você e sua família em risco.

Se precisar sair de casa use máscara e lave as mãos de hora em hora (se não tiver água e sabão, use álcool em gel).

Quando voltar para casa, higienize os sapatos na porta, entre descalço, tome banho e troque de roupa. Tudo isso para proteger sua família e a gente conseguir vencer esse inimigo invisível.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.