Campeonato estava paralisado desde a determinação da fase mais restritiva em combate a pandemia de coronavírus no Estado

Nesta sexta-feira, 9, o governador de São Paulo, João Doria confirmou que aceitou os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público Estadual e pela Federação Paulista de Futebol para que o Paulistão fosse retomado. A informação é do repórter Wallace Lara, da “TV Globo”. Dessa forma, o Campeonato Paulista vai recomeçar e ainda na tarde de hoje, o governador deve anunciar em qual data específica os jogos vão voltar a acontecer, se será já neste fim de semana ou no começo da semana que vem.  

A realização de eventos esportivos em São Paulo está proibida desde o dia 15 de março, quando entrou em vigor o plano emergencial de combate à propagação do coronavírus no Estado. Inicialmente, o prazo foi definido até o dia 30 de março, mas depois foi estendido até dia 11 de abril. Com isso, até agora foram realizadas as primeiras quatro rodadas de um total de 12 e um jogo da quinta na primeira fase do Estadual. 

Mesmo depois da proibição, duas partidas foram levadas para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, para que o campeonato não parasse totalmente. Dessa forma, Mirassol 0 x 1 Corinthians, justamente o único jogo da quinta rodada já foi disputado, e SãoBento 1 x 1 Palmeiras, pela terceira rodada também. 

Desde o anúncio da paralisação, a Federação Paulista e Ministério Público estavam trabalhando em conjunto buscando modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol. O Ministério Público sugeriu, entre outras medidas, testes de Covid-19 realizados uma hora antes de cada partida, sugestão que a Federação Paulista, inicialmente, achou difícil de ser aplicada. 

Como alternativa, foi sugerido que os testes fossem realizados no dia dos jogos. Do outro lado, a FPF esboçava uma tabela para a retomada do futebol, com jogos ainda nesta semana, mesmo sabendo que tudo dependia de uma sinalização positiva do Ministério Público e do governo estadual. 

Uma outra questão que foi discutida foi a possibilidade de levar ao Tribunal de Justiça Desportiva os atletas que quebrarem as regras de isolamento estipuladas. Sobre isso, ainda nesta semana aconteceu o episódio envolvendo o atacante Luiz Adriano, do Palmeiras, que mesmo com resultado positivo para coronavírus, foi a um supermercado e acabou atropelou uma pessoa na saída do local. 

Como medida, o Palmeiras aplicou uma multa ao jogador, que também ficou de fora do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana diante do Defensa y Justicia.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.