O fato faz lembrar a série de livros de caráter infanto-juvenil criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, baseada em ilustrações e pequenos textos, que deu origem a uma série animada, uma tira de jornal, uma coleção de 52 revistas semanais intitulada O Mundo de Wally, e jogos eletrônicos, onde a frase marcante foi; “ONDE ESTÁ WALLY?”.

Esta é a pergunta que a população de Marília está fazendo em meio a tudo que está acontecendo na cidade, trocando apenas os personagens e mudando do mundo da fantasia e ficção para a vida real e alias, tristeza real com o cenário enlutado do município. ONDE ESTÁ O PREFEITO ???

Logo no inicio desta quarta feira (2) duas fotos viralizaram de forma muito rápida causando a revolta dos internautas, que, foram enviadas para grupos de WhatsApp e outros, indicando que o prefeito estaria no conceituadíssimo Tayayá Aquaparque Hotel e Resort que está Localizado na cidade de Ribeirão Claro, às margens da represa de Chavantes, entre São Paulo e Paraná. O resort é disputadíssimo principalmente em feriados prolongados e apresenta uma faixa diária de preço que pode chegar até R$ 2.335 (Com base nas tarifas médias de quartos standard).

Um leitor da nossa mais digna confiança, teria encontrado com o mesmo em um supermercado da área central da cidade e confidenciou a nossa reportagem que, em meio a conversa entre os dois, apareceu uma terceira pessoa, onde o mesmo teria acenado a viagem para um merecido descanso.

A assessoria de imprensa não divulgou nenhuma nota a respeito confirmando a viagem, no entanto, o fato é que, foi notada a ausência do prefeito principalmente nas ações do 37º batalhão do Exército de Lins que esteve em nossa cidade para uma ação de sanitização nas UBS’s e um “sumiço” do mesmo, até mesmo das redes sociais, desde o dia da última terça feira (1º).

Enquanto isso, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou no final da manhã desta quarta-feira, dia 2 de junho, o boletim de número 446, confirmando mais nove mortes por Covid-19, chegando a 662 óbitos pela doença no município.

Com esses números apresentados, chegamos a 23 óbitos anunciados em 3 dias, sendo que na semana passada, foram oficializados 25 mortes, ou seja; quase 50 vidas ceifadas pela Covid-19 em menos de 10 dias. Confira o boletim do dia 24 de maio e o divulgado nesta quarta feira.

Os números assustam à partir do momento em que quase 27.000 mil pessoas já foram positivadas, e além dos 662 óbitos, existem ainda 12 mortes suspeitas, o que poderá elevar ainda mais o número de vítimas fatais e que perderam a batalha. Para piorar o cenário, não há leitos de UTI na cidade ( veja gráfica abaixo ) e o desespero toma conta de familiares em frente ao PA da zona sul e a UPA da zona norte, onde a luta pela vida corta o coração dos profissionais que se doam ao máximo, mas, estão no limite de suas forças pela falta de uma melhor estrutura para salvar vidas.

Tal realidade se justifica pela fala de um dos vereadores no pequeno expediente na última sessão ordinária realizada nesta segunda feira (31), quando o mesmo nos microfones da tribuna chegou a anunciar que chegara até o mesmo a informação de que já não haviam mais respiradores na cidade. Outras três edilidades chegaram a citar que as pessoas estão desesperadas e enviam mensagens para os mesmos pedindo “SOCORRO”, na luta por uma vaga de UTI para salvar seus entes queridos.

A pergunta se justifica porque, é meio difícil em um momento tão crítico como este, o chefe maior de uma cidade, resolver viajar para até um merecido descanso depois uma semana intensa de trabalho ou para qualquer outro motivo, mesmo porquê, os mais velhos sempre diziam; “É em uma guerra que se conhece o capitão, é na batalha que encontramos o comandante e, é na luta que reconhecemos um líder”.

Para piorar o quadro, além do avanço nos casos de dengue que possui uma sintomatologia quase semelhante ao coronavírus, uma nova preocupação toma conta da cidade. A possibilidade da chegada de casos de mucormicose na Índia, uma infecção provocada por fungos que já acometeu quase 9 mil pacientes com covid-19 nesse país do Sudeste Asiático. 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP disse nesta quarta-feira (2) que está investigando um caso de infecção por mucormicose em um paciente com Covid-19.

Ilustração do fungo Mucor

De acordo com o HC, o paciente tem entre 30 e 40 anos e não possui doenças preexistentes associadas ao maior risco de contaminação pelo fungo, como diabetes. A família não autorizou o hospital a divulgar mais informações sobre o estado de saúde.

Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode necrosar tecidos e acometer os pulmões e a face.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que ainda não foi notificado sobre o caso em São Paulo. “A pasta está em contato com os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estaduais, para monitorar as possíveis notificações”, diz o comunicado. Confira abaixo os óbitos anunciados no final da manhã desta quarta feira;

O primeiro óbito foi de um homem, de 54 anos, portador de diabetes mellitus e asma, segundo notificação do hospital. Ele teve início de sintomas no dia 23 de maio e foi a óbito no último sábado, dia 29 de maio.

O segundo óbito foi de uma mulher, de 53 anos, sem comorbidades, conforme notificação hospitalar. Ela iniciou sintomas no dia 23 de abril e foi a óbito no último dia 13 de maio. A Vigilância Epidemiológica informa que estava aguardando confirmação dos dados do Hospital de Lins e, por isso, esse óbito só foi divulgado agora.

O terceiro óbito foi de uma mulher, de 60 anos, sem comorbidades, de acordo com notificação do hospital. Ela começou a ter sintomas no dia 20 de maio e foi a óbito na terça-feira, dia 1º de junho.

O quarto óbito foi de um homem, de 67 anos, sem comorbidades, segundo notificação hospitalar. Ele teve início de sintomas no dia 21 de abril e foi a óbito na terça-feira, dia 1º de junho.

O quinto óbito foi de um homem, de 56 anos, sem comorbidades, conforme notificação hospitalar. Ele iniciou de sintomas no dia 10 de maio e foi a óbito nesta quarta-feira, dia 2 de junho.

O sexto óbito foi uma mulher, de 77 anos, portadora de doença cardiovascular, de acordo com notificação do hospital. Ela começou a ter sintomas no dia 12 de maio e foi a óbito na terça-feira, dia 1º de junho.

O sétimo óbito foi de um homem, de 41 anos, sem comorbidades, segundo notificação hospitalar. Ele teve início de sintomas no dia 12 de maio e foi a óbito na terça-feira, dia 1º de junho.

O oitavo óbito foi de uma mulher, de 66 anos, portadora de doença cardiovascular e diabetes, conforme notificação do hospital. Ela iniciou sintomas no dia 9 de maio e foi a óbito nesta quarta-feira, dia 2 de junho.

E o nono óbito foi de uma mulher, de 60 anos, portadora de doença cardiovascular e diabetes, de acordo com notificação hospitalar. Ela começou a ter sintomas no dia 15 de maio e foi a óbito nesta quarta-feira, dia 2 de junho.

Mais uma vez, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA se solidariza com as famílias enlutadas reiterando aqui os mais sinceros sentimentos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.