O Brasil atingiu nesta quinta-feira (16/07) a marca de 2.012.151 de infectados pela COVID-19, segundo dados do mais recente boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, são 76.688 mortos pela doença.

Nas últimas 24 horas, foram registradas as mortes de 1.322 pessoas. Houve, também, mais 45.403 novos casos registrados.

São Paulo (402.048), Ceará (144.000), Rio de Janeiro (134.573) e Pará (133.039) seguem como os Estados com mais casos acumulados.

O Estado paulista tem também o maior número de mortes (19.038), seguido por Rio (11.849) e Ceará (7.127), segundo o boletim.

O conselho criou uma plataforma para registrar os dados sobre o novo coronavírus no país após o Ministério da Saúde ter passado a divulgar, no início do mês passado, os números de forma menos detalhada.

Após a controvérsia causada pela mudança e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, a pasta recuou e voltou a divulgar os números completos.

O Brasil continua como o segundo país do mundo com maior número de casos e mortes na pandemia do novo coronavírus, depois apenas dos Estados Unidos, com mais de 3,3 milhões de casos e 135,4 mil mortes pela COVID-19, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Mudanças e atraso na divulgação de dados

O painel COVID-19, do governo, que costumava trazer diversos dados e gráficos sobre a doença, ficou fora do ar por algumas horas entre os dias 5 e 6 de junho. Quando voltou ao ar, trazia apenas os dados das últimas 24 horas e não fazia referência ao total de mortes.

Diversos dados detalhados deixaram de ser exibidos.

Três dias antes, o horário de divulgação do material havia passado do início da noite para as 22h, inicialmente por “problemas técnicos”, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, e, dois dias depois, porque os dados informados pelas secretarias estaduais de saúde precisariam “de checagem junto aos gestores locais”.

Perguntado na ocasião sobre alterações no horário de divulgação, Bolsonaro brincou com o horário do Jornal Nacional, da TV Globo, normalmente exibido por volta de 20h30.

“Acabou matéria no Jornal Nacional?”, disse, rindo.

“Mas é para pegar o dado mais consolidado, e tem que divulgar os mortos no dia. Por exemplo, ontem, praticamente dois terços dos mortos eram de dias anteriores, os mais variados possíveis. Tem que divulgar o do dia. O resto consolida para trás. Se quiser fazer um programa do Fantástico todinho sobre mortos nas últimas semanas, tudo bem.”

Estado de SP completa 50 dias com média móvel superior a 200 mortes diárias por Covid-19; total de casos passa de 400 mil

O estado de São Paulo atingiu nesta quinta-feira (16) a marca de 50 dias com média móvel superior a 200 mortes por Covid-19 por dia. A média móvel avalia o número dos últimos 7 dias e é um indicador usado para analisar a tendência da epidemia corrigindo o atraso nas novas confirmações de casos e mortes que ocorre nos fins de semana.

total de mortes no estado chegou a 19.038 nesta quinta, com 398 novas mortes confirmadas em 24h. Já o número de casos confirmados da doença chegou a mais de 400 mil em SP: são 402.048 confirmações de Covid-19 desde o início da pandemia, 8.872 registradas nas últimas 24h. O governo projeta que, até o final de julho, de 2 mil a 7 mil novas mortes devem ser confirmadas no estado de SP.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 398 mortes
  • 8.872 casos confirmados

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 19.038 mortes
  • 402.048 casos confirmados

As últimas sobre o Covid-19 nas regiões de Bauru e Marília

Pico de contaminação por coronavírus deve ocorrer no fim de abril ...

Sexta morte em Pederneiras

Balanço Covid-19 Pederneiras

A prefeitura de Pederneiras confirmou nesta quinta-feira (16) a sexta morte de um morador da cidade provocada pela Covid-19. O paciente era um homem de 83 anos que estava internado no Hospital Estadual em Bauru. A testagem positiva foi confirmada no último sábado (11) e o homem morreu nesta quarta-feira (15). Pederneiras tem 272 casos confirmados da doença e 38 considerados suspeitos, à espera de exames. Uma morte está em investigação.

Mortes em asilo de Tupã

Tupã vai testar idosos de outros asilos após morte de homem de abrigo com surto, Casa Emanuel inteditada

A Santa Casa de Tupã (SP) informou na manhã desta quinta-feira (16) que mais dois idosos, moradores do asilo em que houve um surto de coronavírus, não resistiram à doença e morreram nesta quarta feira (15). A prefeitura também confirmou os novos óbitos na Casa Emanuel.

Segundo a Santa Casa, as mortes são de um idoso de 94 anos e de uma idosa de 93 anos. Outros quatro idosos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.

Na segunda-feira (13 ), a prefeitura de Tupã divulgou a morte do primeiro idoso morador do asilo e, um dia depois, confirmou a morte de uma mulher de 62 anos.

Com as duas novas mortes, sobe para 4 o número de idosos atendidos pela Casa Emanuel que faleceram por coronavírus. Outras três pessoas também morreram em decorrência da doença na cidade.

Itápolis registra 2ª morte

Itápolis registra 2ª morte pelo coronavírus

A prefeitura de Itápolis (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta-feira (15) a confirmação do 2º óbito por Covid-19.

Segundo a prefeitura, a paciente é uma mulher de 86 anos, acamada, que faleceu no dia 12 de julho. Ao todo, o município tem 58 casos confirmados de coronavírus e duas mortes pela doença.

Com 114 novas confirmações, cidade de Bauru chega a 2.744 casos

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (15) indica que as confirmações voltaram a crescer de forma expressiva em Bauru. De anteontem para ontem, foram 114 novos casos de Covid-19, totalizando 2.744 infectados até o momento na cidade.

O informe, por outro lado, não trouxe novas mortes e aponta que 2.042 pessoas já superaram a doença. Dois óbitos suspeitos, contudo, ainda seguem em investigação.

A fila de pessoas que aguardam por resultados de exames caiu, de 534 para 484, nesta quarta. Já os exames que foram realizados e deram negativo para a doença aumentaram 722 e, agora, o total de casos descartados é de 9.011.

Cidade de Marília chega a 617 confirmados e 709 suspeitos

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília anunciou na manhã desta quinta feira o boletim epidemiológico de numero 134 e confirmou mais 14 casos positivos de Covid-19 em 24 horas na cidade, que agora, passa a totalizar 617 exames confirmados para a doença Covid-19.

No momento são 63 pacientes considerados em fase de transmissão do novo coronavírus e 537 já são considerados curados.

O município segue com 17 mortes positivadas e está com dois óbitos em investigação – um a menos do que no dia anterior.
Entre os 37 marilienses que estão internados com sintomas, seis foram confirmados para Covid-19 e 31 aguardam resultado.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.