Mais de 30 anos depois, a saga familiar ambientada no Mato Grosso do Sul vai voltar às telinhas da Globo.

Um dos lançamentos mais aguardados da Globo para 2022 é de Pantanal, remake da aclamada novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, pela Rede Manchete. Agora assinada por seu neto, Bruno Luperi, a trama das 9 chega às telinhas no dia 28 de março, após ser adiada devido a casos internos de Covid-19. Com trabalho e investimento gigantescos por trás das câmeras, a produção ainda tem uma coincidência que vai ser um presente aos apaixonados pela primeira versão: está sendo gravada nas mesmas locações utilizadas originalmente, no Mato Grosso do Sul.

Tudo começou em 2020, quando a emissora carioca anunciou que um remake estava a caminho. Na época, Luperi viajou até o Pantanal para explorar suas belíssimas paisagens e, assim, selecionar possíveis cenários para as filmagens. Com ele estavam o diretor artístico Rogério Gomes, o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza e a gerente de produção Luciana Monteiro.

O grupo acabou visitando a fazenda do cantor e ator Almir Sater, que interpretou o peão Trindade no folhetim de Benedito. Agora encarregado de dar vida ao chalaneiro Eugênio, Sater comprou suas terras no Pantanal há 30 anos, depois que concluiu seu trabalho na primeira versão.

Ao receber a equipe do remake em sua propriedade, o violeiro contou que o diretor Jayme Monjardim também havia passado por ali nos anos 90, escolhendo a área como pano de fundo para sua história. Segundo Sater, eles não encontrariam nada muito diferente do que o anterior encontrou.

“Quando eu soube que iriam regravar, achei bacana”, disse o artista (via Gshow). “De repente estou em casa, chegam Papinha (Rogério Gomes), Bruno, Alexandre e Luciana para nos visitar. Estavam escolhendo locações, e aí vi que era sério. Eu falei: ‘olha, o Jayme ficou seis meses procurando um local até que chegou aqui. Começando daqui, vocês já partem de um lugar que foi bom.'”

“Eles foram visitar outros lugares, mas sentiram que era aqui. Apresentamos fazendas perto, pessoas que poderiam receber a equipe, e tudo deu certo”, acrescenta Sater.

Por sua vez, o cenógrafo acredita que as fazendas que conheceram na ocasião eram perfeitas para rodar as cenas da melhor forma. “Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que encontramos o local ideal, que não por coincidência foi o mesmo onde as gravações da novela escrita por Benedito e dirigida por Jayme aconteceram. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal”, observou Alexandre Gomes de Souza.

SOBRE O QUE É O REMAKE DE PANTANAL?

À esquerda, Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa no remake de Pantanal. À direita, Marcos Winter e Cristiana Oliveira na versão original.

A nova versão acompanha o jovem José Leôncio ( Renato Góes / Marcos Palmeira ), um peão de comitiva que se muda com seu pai, Joventino, para o Pantanal depois de comprar uma fazenda. Os dois decidem criar gado e passam a caçar bois selvagens nas redondezas, mas, um dia, Joventino sai sozinho e não retorna.

Anos depois, José Leôncio se torna um fazendeiro rico e dono de grandes propriedades. Ele se casa com a bela e mimada Madeleine ( Bruna Linzmeyer / Karine Teles ), que, sendo uma moça da cidade grande, não se adapta ao mundo rural e foge para o Rio de Janeiro com o filho pequeno dos dois, Joventino Neto ( Jesuíta Barbosa ).

Já adulto, o menino regressa ao Pantanal na expectativa de conhecer o pai, mas, devido a visões de mundo diferentes, os dois não conseguem se entender. Joventino resolve então voltar à cidade grande – não sem antes se apaixonar por Juma Marruá ( Alanis Guillen ), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria ( Juliana Paes ). Cheio de amor pela pantaneira, Joventino decide levá-la consigo para o Rio.

Pantanal vai voltar ao ar 32 anos após o lançamento da obra original. O elenco ainda reúne nomes de peso como Dira Paes, Murilo Benício, Camila Morgado, José Loreto, Osmar Prado, Caco Ciocler, Silvero Pereira, Julia Dalavia, entre outros.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.