Foi reinaugurada na tarde de ontem quarta-feira (01/09) a Unidade de Cardiologia do HBU (Hospital Beneficente Unimar). Novo setor, totalmente reformulado, passa a funcionar na quarta torre, onde está instalado o HOU (Hospital Oncológico Unimar).

Durante a solenidade, a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, entregou ofício pedindo o credenciamento dos atendimentos cardíacos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O pedido foi endereçado ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) e entregue ao vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), que representou o chefe do Executivo.

Durante a cerimônia para um número restrito de pessoas, a fim de evitar aglomeração, o coordenador da Unidade de Cardiologia, médico Ricardo José Tofano, lembrou da feliz coincidência de a reinauguração estar ocorrendo no primeiro dia de setembro, que é conhecido como “mês do coração”.

Emocionada, Márcia Serva relembrou como começou a surgir a Unidade de Cardiologia, ainda quando o HBU tinha apenas três anos de funcionamento. Parabenizou todos os profissionais que ajudaram a fazer com que a estrutura chegasse até o estágio atual, com equipamentos de última geração e uma grande equipe de profissionais especializados.

O Reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, agradeceu aos médicos e funcionários, desde o mais humilde. “Eu construí o prédio, a Márcia estruturou, mas vocês são a razão de tudo isso. A partir de agora, vocês (médicos) é que devem nos dizer o que precisamos fazer para melhorar o nosso ensino e nosso trabalho médico”, disse.

 Próximo passo é credenciar pelo SUS

Durante a cerimônia de inauguração da Unidade de Cardiologia do HBU (Hospital Beneficente Unimar), a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis entregou um ofício pedindo o credenciamento do atendimento cardiológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Márcia destacou que o objetivo é permitir que a população tenha acesso aos serviços e tratamentos cardiológicos disponíveis no HBU. “Nós sabemos que os problemas cardíacos atingem um grande número de pessoas, mas nem todo mundo tem acesso a um serviço de qualidade”, destacou.

O pedido foi entregue ao vice-prefeito de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), que deve encaminhar à Secretaria da Saúde, por meio do titular da pasta, Cássio Luís Pinto Júnior, o Cassinho.

Ao falar em nome do prefeito, Cícero do Ceasa lembrou que ficou “internado” com o pai por 14 dias no HBU, para tratamento cardíaco. “Eu conheço bem essa estrutura. E parabenizo a família Serva, por cuidar da nossa população, na zona Norte, por meio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento”), destacou.

Vereador Elio Ajeka (PP), que representou o presidente da Câmara, Marcos Santana Rezende (PSD), ressaltou que não chamaria toda a estrutura instalada de hospital. “Eu prefiro chamar de Casa de Saúde. Porque quando somos atendidos aqui, nos sentimos em casa, acolhidos, com conforto e limpeza”, disse.

Vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde, (PSB) representou o deputado estadual e líder do governo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) Vinícius Camarinha. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela família Serva, por meio da Unimar e do HBU, assim como a parceria com o deputado.

“Nós sabemos do empenho do deputado em conseguir os R$ 2,5 milhões para que a nossa cidade tenha o Pet Scan, aparelho importantíssimo no tratamento do câncer”, relatou Bigeschi.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.