Pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA ouviu 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho

De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada no dia 8 de junho, em uma simulação de primeiro turno estimulada, em que os nomes são apresentados aos entrevistados, Fernando Haddad (PT) larga na frente na capital, com 31%, nos municípios da Região Metropolitana, com 28%, e na Baixada Santista, com 42% da preferência dos eleitores.

Nessas regiões, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 17% na capital, 11% na Grande SP, e 16% na Baixada. O aliado do presidente Jair Bolsonaro está em primeiro no Vale do Paraíba, com 22% das intenções de voto, e na região Sul do estado, onde está Sorocaba, também com 22%. O petista tem 12% no Vale do Paraíba, e 13% no Sul.

Convém lembrar que recentemente um levantamento do Paraná Pesquisas no Estado de São Paulo confirmou o ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (PL) liderando com ampla vantagem na pesquisa espontânea. Candidato a governador de São Paulo apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio Freitas teve 6,8%, enquanto Haddad somou 4,1%, Márcio França (PSB) 2,3%, João Doria (PSDB) 0,5%, Rodrigo Garcia (PSDB) 0,4%, Elvis Cezar 0,1% e Vinícius Poit (Novo) 0,1%. Outros, 0,8%.

Desde que foi oficializado sua pré candidatura, Tarcísio de Freitas vem apresentando um crescimento altamente expressivo nas pesquisas eleitorais. Logo no inicio pontuava com 2 pontos percentuais em média e passados pouco mais de três meses, seu nome já é considerado como certo na disputa final de segundo turno. Nas diversas enquetes realizadas nas redes sociais, sua liderança é inconteste em todos os cenários apresentados.

Voltando ao EXAME/IDEIA, para a pesquisa divulgado no dia 8 e junho, foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-08096/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Nos números gerais, Haddad lidera as intenções de voto ao governo de São Paulo, com 27%, quando a pergunta é feita de forma estimulada. Logo depois vem um pelotão considerado tecnicamente empatado pela margem de erro da sondagem: Tarcísio, com 17%, Márcio França (PSB), com 14%, e Rodrigo Garcia (PSDB), que aparece com 11%.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA avalia que há uma memória do eleitor em relação ao ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, o que o leva a aparecer em primeiro lugar nas pesquisas. Também ajuda o fato dele ter sido candidato a presidente, em 2018, disputando o segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Uma parcela dos eleitores que aprovam o governo Rodrigo Garcia, do PSDB, escolhem para votar na pesquisa estimulada em Fernando Haddad, do PT. Isso demonstra o tamanho do recall do nome do ex-prefeito da capital na visão do eleitorado paulista. O principal desafio de Haddad será diminuir a sua rejeição, que é a maior entre os candidatos colocados até aqui”, diz.

A pesquisa EXAME/IDEIA testou seis possíveis cenários de segundo turno. Haddad tem vantagem contra Garcia e Tarcísio. Na disputa contra o ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro, o petista está à frente dentro da margem de erro, portanto é considerado empate (veja os números abaixo). Na batalha com França, ambos aparecem com 34% das intenções de voto.

Na simulação feita entre França e Tarcísio, o psbista aparece na frente, mas dentro da margem de erro, assim como na disputa com Garcia. Em um cenário entre Tarcísio e o atual governador de São Paulo, o ex-ministro está com dois pontos percentuais a mais que o adversário, o que é considerado empate.

Hadda já admite : “O adversário provável é o Tarcísio de Freitas”

Haddad e Tarcísio: petista é apoiado por Lula, e o ex-ministro por Bolsonaro. (Divulgação/Haddad: Diogo Zacarias / Tarcísio: Alberto Ruy)

Pré-candidato do PT classificou como remota a chance de disputar contra o ex-governador Márcio França (PSB.

O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, classificou como remota a chance de disputar o segundo turno contra o ex-governador Márcio França (PSB). Segundo defendeu na noite de segunda-feira 6 em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele e o pessebista estão atualmente no mesmo campo eleitoral, o que impediria uma eventual disputa entre os dois.

“É remota a possibilidade…não impossível… de eu e Márcio França irmos para o segundo turno. Por razões óbvias: nós dois estamos apoiando Lula”, avaliou o petista. “O Lula tem muito voto em São Paulo, mas é 40%. Então a maior chance é de ir um candidato que esteja apoiando Lula e um candidato mais conservador, que hoje seria um candidato de direita ou um de extrema-direita, o Rodrigo ou o Tarcísio”, acrescentou em seguida.

Em outro trecho, questionado sobre qual das candidaturas prefere enfrentar em um eventual segundo turno, o ex-prefeito disse que o cenário ideal seria o confronto com um democrata, mas, ao que tudo indica, enfrentará o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.