Empresa afirmou nesta terça, 19, que sairá do mercado de caminhões na América do Sul. Sindicato estima que 2,8 mil trabalhadores serão demitidos .

A Ford não vai mais atuar no mercado de caminhões na América do Sul e vai encerrar definitivamente a produção da planta de São Bernardo do Campo (SP) ao longo deste ano.  Inaugurada em 2001, ela substituiu a antiga fábrica da Ford Caminhões, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O anúncio que chocou o mercado foi feito nesta terça-feira, 19 de fevereiro de 2019.

A companhia disse em comunicado que a medida é um dos passos para “o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.

Em 2018 o balanço da empresa apresentou prejuízo de US$ 678 milhões na região.

A unidade de São Bernardo produz caminhões e o modelo Fiesta.

Com o fechamento da unidade no ABC, a Ford deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e o modelo Fiesta assim que terminarem os estoques.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estima que 2,8 mil trabalhadores perderão seus empregos. Sobre esse assunto, a presidente da Ford, Lyle Watters, diz: “Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”.

A fábrica, a mais antiga em operação da montadora no Brasil, ocupava a quarta posição no segmento de caminhões no País, com 12% de participação em 2018, atrás de Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, afirmou que a Ford “está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”.

No comunicado, a Ford informa, por fim, que a decisão de fechar a planta de São Bernardo se alia a outras iniciativas recentes que fazem parte da reestruturação em andamento na Ford América do Sul e incluem:

• Redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região.

• Fortalecimento da linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes, cuja preferência tem crescido entre os consumidores, e encerramento da produção do Focus na Argentina.

• Expansão das parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.

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