Mais um PLANTÃO CORONAVÍRUS do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA com números atualizados no Brasil e no Mundo. Em Marília o segundo caso positivo é confirmado e no estado de São Paulo, os óbitos aumentaram em 15% por cento. O Brasil tem novo salto recorde de mortes em um dia e número de óbitos vai a 941. Jornalismo com seriedade e profissionalismo você confere aqui.

O Ministério da Saúde atualizou os últimos números do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil, em coletiva de imprensa. Hoje (9), o governo federal contabiliza, no total, 941 óbitos em decorrência da COVID-19, o que representa um aumento de 141 vítimas fatais, em relação aos últimos dados anunciados. 

Quanto o número de óbitos, 78% dos pacientes tinham mais de 60 anos, enquanto isso 75% dos mortos apresentavam pelo menos um fator de risco, como cardiopatia ou diabetes, por exemplo. Além disso, a taxa de letalidade do vírus no país chegou a 5,3%, segundo as autoridades da Saúde.

Ainda de acordo com os dados compartilhados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, são 17.857 casos confirmados da COVID-19 no país. Esse número é resultado da soma de 1.930 novos casos confirmados, dentro das últimas 24h.

Coronavírus no BR

Com 59,5% dos casos da COVID-19 confirmados, o Sudeste é o epicentro da infecção no país. Na região, segundo o relatório, são 10.624 pacientes infectados pelo novo vírus. Em segundo lugar está o Nordeste, com 3.242 casos confirmados, seguido pelo Sul (1.728 casos), Norte (1.360) e Centro-Oeste (903).

Nesse cenário brasileiro, São Paulo é o estado com o maior número de casos, podendo ser considerado o epicentro mais localizado da infecção com 496 mortes e 7.480 casos confirmados da doença. Outros dois estados registram elevados números da COVID-19: Rio de Janeiro, com 2.216 casos e 122 óbitos; e Ceará, que apresenta 1.425 casos e 55 óbitos.

Também chamam atenção os números de óbitos pela COVID-19 em dois outros estados: Pernambuco (555 casos e 56 mortes) e Amazonas (899 casos e 40 óbitos).

Além desses estados, as mortes estão localizadas nas seguintes unidades da federação: Paraná (22); Bahia (19); Santa Catarina (17); Minas Gerais (15); Distrito Federal (13); Maranhão (12); Rio Grande do Sul (12); Rio Grande do Norte (11); Goiás (7); Paraíba (7); Pará (7); Espírito Santo (6); Piauí (6); Sergipe (4); Alagoas (3); Acre (2); Amapá (2); Mato Grosso (2); Mato Grosso do Sul (2); Rondônia (2); Roraima (1). 

Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, mortes confirmadas pela doença, mas também registra casos confirmados, assim como os demais estados brasileiros. Até o momento, o governo federal ainda não divulga dados sobre a quantidade de pacientes curados da COVID-19.

Entre as iniciativas de transparência do governo diante dessa pandemia, o Ministério da Saúde atualiza sua plataforma online sobre a situação do novo coronavírus. Além de dados, esse painel nacional traz análises como a evolução da COVID-19 com porcentagens, gráficos e sua distribuição pelo território. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

No Boletim Oficial de ontem (8), o aumento do número de óbitos registrados nas últimas 24h foi corrigido, após um erro no texto oficial também ter sido retratado.

Vista do santuário de Dom Bosco, em Brasília: sem conseguir reunir fiéis durante a pandemia de Covid-19, a Igreja pendurou fotos de membros de sua comunidade nos bancos e vai celebrar as missas pelas redes sociais.

Vista do santuário de Dom Bosco, em Brasília: sem conseguir reunir fiéis durante a pandemia de Covid-19, a Igreja pendurou fotos de membros de sua comunidade nos bancos e vai celebrar as missas pelas redes sociais.JOÉDSON ALVES / EFE

As últimas notícias sobre o coronavírus no mundo.

Equipe médica transportam corpo de contêiner refrigerado no bairro do Brooklin, em Nova York (EUA), na quarta-feira (8)  — Foto: Mary Altaffer/AP

Coronavírus atinge marca de 1,5 milhão de infectados em todo o mundo

O mundo atingiu nesta quinta-feira (9) a marca de 1,5 milhão de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo balanço da Universidade norte-americana Johns Hopkins. Mais de 88,7 mil pessoas morreram e mais 337 mil se recuperaram da Covid-19.

Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados da doença. Até o momento, o país registrou mais de 432 mil pessoas infectadas e 14,8 mil mortes. Por dois dias consecutivos, os EUA tiveram quase duas mil mortes em um prazo de apenas 24 horas.

O segundo país com o maior número de infectados é a Espanha, com mais de 150 mil casos. Mais de 15 mil morreram e 52 mil já se recuperaram. O governo pretende estender as medidas de isolamento no país até 26 de abril.

Isolamento

A rápida propagação do vírus, que surgiu no fim de 2019 em Wuhan, na China, fez com que quase 100 países ou territórios forçassem mais de 4 bilhões de pessoas a permanecerem em isolamento, segundo balando da agência France Presse divulgado na terça-feira (7).

Esse número representa mais da metade (cerca de 52%) da população mundial, estimada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 7,79 bilhões de pessoas em 2020.

Nenhuma região do mundo está isenta. No entanto, as regras de isolamento social variam de país para país. Elas têm por objetivo diminuir o tempo de transmissão do vírus de pessoa a pessoa, dando aos governos tempo para equipar e fortalecer seus sistemas de saúde com equipamentos, expansão de leitos, construção de hospitais e contratação de profissionais de saúde.

Na maioria dos países, ainda é possível deixar sua casa para trabalhar, comprar itens básicos ou cuidar da saúde.

15 mortos e mais de 500 infectados em Cuba

Cuba confirmou 58 novas infecções por coronavírus e outros três falecimentos, elevando a ilha a mais de 500 casos positivos, num total acumulado de 515 casos confirmados e 15 mortes. As três novas vítimas são de nacionalidade cubana –um homem de 49 anos e duas mulheres, de 75 e 80 anos– e apresentaram complicações respiratórias agudas relacionadas à doença, segundo o diretor de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública (Minsap), Francisco Duran.

EUA superam a barreira de 15.000 mortes

A epidemia já causou 15.938 mortes no país, segundo a contagem da Johns Hopkins University. Os Estados Unidos somam mais de 450.000 casos de coronavírus, embora essa instituição calcule que o número real é muito maior devido à falta de evidências disponíveis. O estado de Nova York é o mais afetado, com mais de 7.000 mortes. Os Estados Unidos já são o segundo país com mais mortes depois da Itália, que totaliza 18.279.

Reino Unido adiciona 881 mortes por coronavírus e se aproxima dos 8.000 óbitos

As autoridades de saúde do Reino Unido relataram que já existem 7.978 mortes por coronavírus no país após registrar outras 881 mortes em um único dia, enquanto o número de casos excede 65.000. O ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, indicou que 243.421 pessoas foram testadas para a Covid-19, das quais 65.077 deram positivo. Além disso, são 16.784 os hospitalizados. A Inglaterra continua sendo a área mais afetada do país, com 7.248 mortes, 765 a mais que no dia anterior, seguida pela Escócia, com 447, 81 a mais que na quarta-feira; País de Gales, com 286, 41 a mais; e Irlanda do Norte, que acrescentou quatro mortes no último dia, com um total de 82.

Número diário de mortes volta a crescer na Itália

Depois de três dias seguidos de baixa, o número de vítimas fatais pela Covid-19 voltou a crescer nas últimas 24 horas. Foram registrados 610 falecimentos, totalizando 18.279 mortes no país mais afetado pela doença desde o início da pandemia. Os contágios também aumentaram: 4.204 hoje contra os 3.836 de ontem. Ao todo, 143.626 pessoas foram infectadas na Itália.

Mais de 400 mortos em Portugal, que adota novas medidas econômicas

O balanço diário de mortos pelo novo coronavírus do Governo português atualizou em 29 mortes o número total, que agora está em 409. Os contágios estão em 13.956, 815 a mais que ontem. 

Portugal decidiu proibir cortes de luz, água, gás e Internet por falta de pagamento. A medida econômica busca beneficiar desempregados, infectados e pessoas que tiveram uma redução de 20% dos seus salários, e se estenderá até um mês depois do fim do estado de emergência. Os bancos também não poderão cobrar tarifas pelas operações feitas através das plataformas digitais.

SP registra 68 novas mortes por coronavírus em 24h e chega a 496; casos confirmados são 7,4 mil

Testes de novo coronavírus (Covid-19) em laboratório de Moscou, na Rússia, em foto desta segunda-feira (6) — Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters

O estado de São Paulo chegou a 496 mortes por coronavírus, segundo balanço do ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (9). São 68 mortes a mais que oregistrado no boletim divulgado nesta quarta (8), o que representa aumento de 15% em 24 horas.

Os casos confirmados da doença no estado chegaram a 7.480 pessoas, 772 a mais que o registrado no dia anterior, que foi de 6.708 casos confirmados.

Dos 645 municípios do estado, 141 municípios têm pelo menos um caso confirmado da doença, e há no mínimo um óbito em outras 55 cidades.

Do total de óbitos, 285 ocorreram entre homens e 211 entre mulheres. Os casos fatais continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, que totalizam 82,2% das mortes.

Na quarta-feira, São Paulo registrou pela primeira vez mais de mil casos confirmados da doença no intervalo de apenas 24 horas.

São Paulo vai monitorar localização de toda a população por meio do celular

A partir de hoje, os habitantes de todo o Estado de São Paulo estão sendo monitorados, via celular, sobre suas localizações. Por meio do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), um acordo feito entre o Governo do Estado e as quatro operadoras – Claro, Oi, Tim e Vivo – será possível mapear as áreas com maior concentração de pessoas e enviar mensagens a cada uma delas informando sobre a baixa taxa de distanciamento social do local onde estão. De acordo com o governador João Doria (PSDB) 100% dos usuários serão identificados.

“Ontem tivemos somente 49% de isolamento social, muito abaixo da nossa meta que é chegar a 70%”, afirmou o governador. Essa foi a menor taxa de distanciamento social desde que a quarentena foi decretada, em 24 de março. “Já chegamos a 59%, no domingo passado, mas a meta é atingir 70%”, afirmou.

Bauru tem mais dois casos confirmados de coronavírus nesta quinta-feira

Bauru registrou mais dois casos oficiais do novo coronavírus, totalizando 11 confirmações até o momento.

O boletim epidemiológico anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde, em transmissão no final da tarde desta quinta-feira (9), mostra que a cidade ainda tem mais um óbito suspeito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), chegando a 16 vítimas fatais em investigação.

O número de pessoas com a suspeita da doença também cresceu: de 227 para 235. Os casos descartados, por sua vez, saltaram de 38 para 47.

São Manuel registra primeiro óbito por Covid-19

SÃO MANUEL – Prefeitura divulga nesta quinta-feira (9) a confirmação da primeira morte por consequência da Covid-19. O paciente, que tinha idade entre 50 e 55 anos, estava internado em estado grave no Hospital das Clínicas de Botucatu (HC) desde a última semana. O óbito foi registrado na noite desta quarta-feira (8).

Segundo a Prefeitura Municipal da cidade, a Diretoria Municipal de Saúde tem como norma obedecer ao protocolo do Ministério da Saúde e divulga apenas os dados de forma oficial, quando são enviados através do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). 

CASOS

Até a manhã desta quinta-feira (9), a cidade contabiliza 22 casos como suspeitos, sendo um óbito em investigação, um óbito confirmado, seis casos descartados, três positivos confirmados e 13 pacientes aguardando resultados. A Prefeitura ressalta ainda que, todos os pacientes que aguardam resultados de exames receberão orientação e seguem em acompanhamento pela equipe municipal do Coronavírus. 

Santa Cruz do Rio Pardo

A cidade registrou 10 casos nesta quinta-feira, 4 casos a mais em 24h. Na quarta-feira (8), a cidade registrava apenas 6.

Com isso, a cidade passa a ter 23 casos suspeitos aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz. Sete casos já foram descartados.

Cinco pacientes positivos estão internados na Santa Casa de Misericórdia, sendo dois na Unidade de Terapia Intensiva e três em isolamento respiratório.

Lins

Lins registra dois casos confirmados de coronavírus, aguardando contraprova do Instituto Adolfo Lutz, e 25 casos suspeitos. Até o momento, 4 casos na cidade já foram descartados

Jaú

Jaú registra nesta quinta-feira 6 casos confirmados de coronavírus e uma morte. Ao todo, são 31 casos suspeitos na cidade e 19 já foram descartados.

Anteriormente, Jáu havia registrado a segunda morte na cidade, porém a morte foi computada na cidade de São Paulo (SP), onde a pessoa vivia.

Marília confirmou o 5º caso positivo de coronavírus.

Com isso, a cidade passa a ter 64 casos suspeitos, 48 casos descartados e uma morte. O complemento da nota divulgada no final da tarde desta quinta feira ( 9 ) tinha a seguinte informação;

DOIS NOVOS CASOS POSITIVOS: Os dois novos casos de coronavírus são familiares do primeiro óbito que foi registrado em Marília na semana passada. Trata-se de uma mulher de 89 anos e um homem de 50 anos. Desde o registro da morte do familiar, eles ficaram em total isolamento em Marília e fizeram o teste em laboratório particular, que somente hoje (9), testou positivo para COVID-19. O quadro de ambos é bom e seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Este foi o 34º boletim informativo da Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, que informou a seguinte situação na cidade de Marília;

64 casos suspeitos (aguardando resultados)

13 internados

48 descartados

5 casos confirmados

2 óbitos em investigação

1 óbito confirmado

Nossa reportagem fez um giro pelas principais cidades do oeste paulista e após contatos oficiais divulga para você os números atualizados de casos confirmados e suspeitos em nossa região. Confira.

Casos confirmados no Centro-Oeste Paulista

  • Botucatu – 23 (sendo 1 óbito)
  • Bauru – 11 (sendo 1 óbito)
  • Santa Cruz do Rio Pardo – 10
  • Jaú – 7 (sendo 1 óbito)*
  • Marília – 5 (sendo 1 óbito)
  • Ourinhos – 4
  • Assis – 4 (sendo 1 óbito)
  • São Manuel – 3 (sendo 1 óbito)
  • Lençóis Paulista – 3
  • Pratânia – 3
  • Agudos – 2 (sendo 1 óbito)
  • Lins – 2
  • Tupã – 1
  • Pirajuí – 1
  • Bariri – 1
  • Promissão – 1
  • Garça – 1

* Paciente era morador de Brotas , mas morreu na Santa Casa de Jaú.

Casos suspeitos

  • Bauru – 227
  • Ourinhos – 145
  • Marília- 69
  • Jaú – 38
  • Lins – 26
  • Assis – 23
  • Barra Bonita -23
  • Santa Cruz – 22
  • Botucatu – 21
  • Lençóis Paulista – 16
  • Agudos – 13
  • São Manuel – 13
  • Piratininga – 12
  • Tupã – 10
  • Ibitinga- 11
  • Igaraçu do Tietê – 10
  • Promissão – 10
  • Garça – 9
  • Cafelândia – 6
  • Paraguaçu – 6
  • Pederneiras – 6
  • Quatá – 6
  • Mineiros do Tietê – 6
  • Bastos – 5
  • Macatuba – 4
  • Iacanga – 4
  • Borebi – 4
  • Ibirarema – 3
  • São Pedro Turvo – 3
  • Oriente – 3
  • Pratânia – 3
  • Cândido Mota – 2
  • Borborema – 2
  • Herculândia – 2
  • Vera cruz – 2
  • Gália – 2
  • Pirajuí – 2
  • Chavantes – 2
  • Torrinha – 2
  • Maracaí – 1
  • Dois córregos – 1
  • Echaporã – 1
  • Bariri – 1
  • Ribeirão do Sul – 1
  • Itapuí – 1
  • Palmital – 1
  • Bofete – 1
  • Pardinho – 1
  • Getulina – 1
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.