A UNOPAR ( Universidade Norte do Paraná ), unidade de Marília, realizou ontem, terça feira ( 05 ) a primeira edição do evento denominado “Roda de Conversa”. O foco principal foi abordar temas a respeito de identidade de gênero, diversidade sexual e os relatos da vida de alguém que diariamente luta pra vencer o preconceito, se tornando portanto um diálogo franco, aberto e atual sobre o assunto.

A realização foi da própria universidade e contou com a presença de um publico seleto de alunas e ex- alunas com aproximadamente 40 pessoas. o tema escolhido foi: “Orgulho é poder ser quem você é, em um mundo que te diz o contrário.”

Uma grande batalha a ser enfrentada é combater a  transfobia que é uma gama de atitudes negativas, sentimentos ou ações contra pessoas travestis, transexuais, não binárias, agêneras e outras identidades que estão na ramificação , ou em direção a qualquer identidade das pessoas transgêneras.

A transfobia pode ser repulsa emocional, medo, violência, raiva ou desconforto sentidos ou expressos em relação a pessoas que não se conformam com a expectativa de gênero da sociedade. Ela é frequentemente expressa ao lado de visões homofóbicas e, portanto, é frequentemente considerada um aspecto da homofobia.

Ela pode ser considerada sim, um tipo de preconceito e discriminação semelhante ao racismo e sexismo, e tem mais, os transgêneros negros são frequentemente submetidas a todas as três formas de discriminação de uma só vez.

Crianças vítimas de transfobia experimentam assédio, intimidação e violência na escola. As vítimas adultas experimentam o ridícularização pública, o assédio, incluindo a falta de justiça, provocações, ameaças, violência, roubo e falsa de oportunidades; muitos se sentem inseguros em público. Um relatório de alta porcentagem é vítima de violência sexual.

Alguns são recusados ​​na área de saúde ou sofrem discriminação no local de trabalho, inclusive sendo demitidos por serem transexuais, ou se sentem sitiados por agentes conservadores, grupos políticos ou religiosos que se opõem às leis para protegê-los. Existe até discriminação de algumas pessoas dentro do movimento pelos direitos de minorias de gênero e sexuais.

Além do aumento do risco de violência e outras ameaças, o estresse criado pela transfobia pode causar consequências emocionais negativas que podem levar ao abuso de substâncias, expulsão de casa (em menores de idade) e a uma taxa cada vez mais alta de suicídio, como já não se bastasse os números registrados em nossa cidade.

No mundo ocidental, houve mudanças graduais no sentido do estabelecimento de políticas de não discriminação e igualdade de oportunidades. A tendência também está tomando forma nas nações em desenvolvimento . Além disso, campanhas sobre a comunidade LGBT estão sendo espalhadas pelo mundo para melhorar a aceitação; a campanha “Pare o Estigma” da ONU é um desses desenvolvimentos.

Para a Convidada Fabiola Prado, foi uma oportunidade impar de expor realidades e ao mesmo tempo transmitir mensagens motivacionais para as pessoas presentes. ” É preciso deixar claro que o transexualismo é uma coisa hoje normal e esta roda de conversa mostrou isso, tocando muitas pessoas e também aproveitando para trocar mensagens positivas. Nunca podemos desistir de nossos sonhos, pois a vida é preciosa como uma joia rara e nos temos que aproveitar ao máximo”, declarou.

Sobre a proposta do evento, a primeira miss trans de Marília enfatizou; ” Sem dúvida a proposta desta primeira roda de conversa foi de um alto conteúdo que além da conscientização conseguiu passar a motivação necessária para as pessoas não abrirem mão de seus sonhos. Sem duvida o foco foi falar sobre uma Transsexual e sua transição de vida , mas, a grande mensagem foi essa, eu tive um sonho, como todos tem, e lutei por ele, como todos devem lutar, independente do que seja”, complementou.

Para finalizar, Fabíola fez uma definição sobre o Transsexualismo; ” O transsexual é uma borboleta presa em um gazulo. Nós fazemos as transformações e as transições”. A Roda de Conversa foi de fundamental importância para isso, esclarecer, tirar duvidas e levar essa mensagem de incentivo e motivação para as pessoas”, concluiu.

Para Patricia Cerqueira Cesar ( ex aluna da UNOPAR ), a palestra foi enriquecedora e, que em muito acrescentou. “Foi muito importante para nosso discernimento e compreensão observar o sofrimento, as vivencias, a transição que ela sofreu e claro, as conquistas. Sem dúvida, muito enriquecedor”, finalizou.

Para a estudante de 6º termo Joseane, foi uma palestra muita esclarecedora sobre um tema ainda muito desconhecido e sem compreensão pela maior parte das pessoas. ” Foi maravilhoso, eu não entendia muito sobre a causa LGBT e ela tirou todas as minhas duvidas. Todas as pessoas deveriam estar abertos a participar de um evento como este para aprender mais sobre a realidade que muitas vezes não é compreendida justamente por desconhecerem o que passam e as suas transformações e transições”, falou.

Já a aluna do 3º termo Eliana declarou seu contentamento pelo aprendizado; ” Eu aprendi muito com ela hoje, e penso que outra pessoas deveriam assistir esta palestra. foi um presente para mim”, encerrou.

Para finalizar, Lucia Helena Chagas, Tutora do curso de serviço Social da UNOPAR, destacou o sucesso do evento; ” Nosso objetivo foi transmitir a todos os alunos e pessoas convidadas, as dificuldades e todo preconceito que estas pessoas consideradas diferentes pela sociedade, acabam enfrentando no seu dia a dia. Foi uma roda de conversa com um tema atual e muito bem explanado pela Fabiola e, que, com certeza irá ecoar nas discussões nos motivando a realizar outros eventos”, disse ela.

Convém lembrar que a personagem Britney, vivida por Glamour Garcia, na novela ‘A Dona do Pedaço’ tem feito muito sucesso, principalmente pela relação vivida com Abel, interpretado por Pedro Carvalho. Glamour para que ainda não sabe é Mariliense.

Universidade Norte do Paraná (Unopar) é uma instituição de ensino superior brasileira uma de caráter privado, estabelecida no norte do estado do Paraná, com sede localizada em Londrina.

Fundada em 17 de fevereiro de 1972, e atende atualmente a todo o país através do ensino a distância denominado “Sistema de Ensino Presencial Conectado”, que oferece aulas ao vivo via satélite. Este sistema diferenciado de ensino é oferecido pela Unopar Virtual.

Foi credenciada como universidade em 3 de julho de 1997 através de decreto federal publicado no Diário Oficial nº 126 de 4 de julho de 1997.

Em 16 de dezembro de 2011 a Unopar foi comprada pela empresa Kroton Educacional S.A., fazendo parte do grupo gerenciado pela Advent International, do qual fazem parte a Conceituada Faculdade Pitágora, a União Sorrisense de Educação Ltda, Faculdade de Sorriso (FAIS), entre outras.

Em Marília, a universidade se localiza em região central, na Rua Lima e Costa, 350- ao lado do Colégio Compacto, quase esquina com a Avenida Rio Branco e conta hoje com centenas de alunos que já saem para o mercado de trabalho com um diferencial de ensino que faz toda a diferença no mercado competitivo em que vivemos.

DIRETO DA REDAÇÃO COM A COLABORAÇÃO DE LUCIA HELENA CHAGAS.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.