A Câmara Municipal de Tupã em um ato inédito cassou por 11 votos à 04 o Mandato do Prefeito José Ricardo Raymundo. A sessão que teve inicio às 15:00 horas foi extensa e encerrou os seus trabalhos por volta da 01: 00 desta manhã de quarta feira. O Vice-prefeito Caio Aoqui assume o cargo oficialmente logo mais às 08 horas em sessão a ser realizada especialmente para este fim no próprio plenário da Câmara.

Esta é a primeira vez na história politico administrativa da Estância Turística de Tupã, que a Câmara municipal instala uma comissão processante para cassação de um Prefeito Municipal.

A sessão foi extensa com a duração de quase 10 horas que contou com a fala dos senhores e exposição de motivos dos senhores vereadores e a explanação de defesa do agora ex prefeito. Foi lido o relatório da comissão processante que investigou a denúncia formulada pelo Advogado André Braga. O relatório emitido pelo Vereador Charles dos Passos apontou que o Prefeito Ricardo Raymundo infringiu o artigo 37 da Constituição Federal, no que tange o princípio constitucional da eficiência.

Fizeram parte da comissão processante os vereadores Amauri Mortágua e Capitão Neves, respectivamente, Presidente e Membro.

Votaram favoráveis à cassação:
1) Alexandre Scombatti 
2) Amauri Mortágua 
3) Antonio Alves de Souza – Ribeirão 
4) Augusto Fresneda Torres – Ninha 
5) Charles dos Passos
6) Eduardo Edamitsu
7) Eliezer de Carvalho 
8 ) Paulo Henrique Andrade
9) Renan Pontelli 
10) Telma Tulim
11) Tiago Matias

Votaram contrários à cassação:
1) Antônio Carlos Meirelles 
2) Gilberto Neves 
3) Osmidio Castilho 
4) Valter Moreno Panhossi

A Câmara Municipal de Tupã seguiu uma tendência de algumas cidades onde os vereadores procuram trabalhar com a independência em suas decisões não se deixando corromper pela famosa cooptação de cargos e benesses, ouvindo mais a população, seus clamores e procurando priorizar o que interesse do bem comum.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada na cidade via redes sociais apontava uma rejeição de 89% contra a administração do Prefeito Ricardo Raymundo e pediam a sua cassação. No mesmo modelo de mandato, no dia anterior, segunda feira ( 27), com dez votos a favor e apenas três contra, a Câmara dos Vereadores de Catanduva (SP) cassou o mandato do prefeito Afonso Macchione (PSB).

A Comissão Processante entendeu que ele cometeu uma infração político-administrativa ao determinar, por meio de decreto, o uso de veículos escolares para transporte coletivo no final do ano passado e no início de 2019.

Na época, o município ficou sem empresa concessionária para assumir o serviço dos ônibus circulares.

De forma emergencial, motoristas e veículos do transporte escolar foram para ruas sem realizar a cobrança de tarifa para os passageiros.

A Comissão Processante foi criada depois da denúncia de um professor aposentado, em fevereiro deste ano. É a primeira vez na história da política de Catanduva que vereadores votaram o pedido de cassação de um prefeito.

A nova prefeita de Catanduva (SP) Marta do Espírito Santo Lopes (MDB) assumiu o cargo durante sessão realizada ontem, terça-feira (28), na Câmara dos Vereadores. 

Em Marília, o caso quase aconteceu em 2011 quando na sessão que cassaria o mandato do Prefeito Mário Bulgareli, o mesmo se antecipou e apresentou a renuncia.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.