O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para temporais e ventos fortes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste sábado (22). Segundo o órgão, tempestades fortes podem acontecer no Mato Grosso do Sul, no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, e na costa do Rio Grande do Sul, próximo a Porto Alegre. 

O Inmet instrui as pessoas que vivem nessa região a tomarem certos cuidados, como, em caso de rajadas de vento, não se abrigarem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, o Instituto pede que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em São Paulo, o anúncio é de “perigo potencial” e os locais que correm os maiores riscos de tempestades são Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto, Sorocaba, Bragança Paulista, região metropolitana de São Paulo, litoral sul, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Presidente Prudente, Marília e Assis. Nessas regiões, devem ocorrer chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 mm/dia, ventos intensos (entre 40 e 60 km/h), e queda de granizo.

O Inmet alerta também para baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Já no Mato Grosso do Sul, devem acontecer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas devem ser o sudoeste sul-mato-grossense, Pantanal sul-mato-grossense, centro-norte sul-mato-grossense, e leste sul-mato-grossense. 

No Rio Grande do Sul, que está na mesma situação que o MS, foram emitidos avisos para a encosta do sudeste, encosta inferior do nordeste, Campos de Cima da Serra e litoral gaúcho. 

O Climatempo também emitiu um alerta para o Sul do país, afirmando que “uma frente fria e um ciclone extratropical em formação e em intensificação sobre a região Sul do Brasil favorecem a ocorrência de ventania no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná neste fim de semana”. 

Segundo os meteorologistas, as rajadas de vento mais intensas deste sábado variam entre 60 e 80 km/h ao longo do dia em muitas áreas gaúchas, inclusive em Porto Alegre e podem atingir 90 km/h no sul e no oeste do RS.

Rajadas de vento também são esperadas para este domingo (23), entre 60 a 80 km/h no centro-sul, leste e nordeste do RS e no sul de SC. Nas demais localidades do Sul, as rajadas mais intensas variam, em média, entre 40 e 60 km/h.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.