Para quem passeou pela manhã nas ruas centrais de Marília pode deparar com um cenário típico de inverno. Pessoas encapotadas e devidamente agasalhadas deambulavam pela Rua São Luis ou Nove de Julho com um só discurso; “-que frioooooo”.

O primeiro fim de semana de julho começou em nossa cidade registrando a temperatura mais baixa do ano até o momento, ou seja; 4ºC com sensação térmica de 2ºC. No entanto, um alerta do institutos Climatempo e Ipmet de Bauru sinalizam para uma madrugada de domingo ainda mais fria para as Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste com um frio intenso por causa da passagem de uma forte e grande massa de ar frio de origem polar. O risco de geada é muito elevado e desta vez pode ocorrer geada severa nos estados do Sul.

Massa de ar frio com forte intensidade permanece atuando no estado de São Paulo, deixando o Tempo ensolarado e com baixas temperaturas. No domingo, permanece com previsão de formação de geada, principalmente nas regiões serranas e vales. 

Para se ter um ideia, Temperaturas abaixo de 0°C são esperadas para quase todas as áreas de todos estados do Sul, o que permite a formação de grossa camada de gelo, com danos grandes para a agricultura. A região cafeeira do norte do Paraná também vai sentir a geada.

Os termômetros também podem marcar valores negativos em áreas de São Paulo próximas da divisa com o Paraná, na Serra da Mantiqueira e no Sul de Minas Gerais.

O sul de Mato Grosso do Sul deve ter temperaturas muito próximas ou até ligeiramente abaixo de 0°C. 

Há risco de geada até para a Grande São Paulo durante o domingo. Mesmo que o gelo não se forme, o “cinturão verde” vai sentir o frio intenso e não se pode descartar danos nas hortaliças e legumes. 

Infelizmente devido a intensidade do frio, na grande São Paulo foram registrados 03 óbitos de moradores de rua. Nesta época do ano há um risco muito grande devido a hipotermia.

período de frio mais intenso além da madrugada deste sábado ( 6 ) que passou, inclui os dias 7 ( domingo ) e 8 ( terça feira ) de julho de 2019 quando o centro (parte mais intensa) da massa de ar frio estiver passando sobre o Sul do Brasil.

A partir da tarde da segunda-feira, 8 de julho, este centro de ar gelado alcança o oceano e depois vai se afastando do Brasil, permitindo a elevação das temperaturas. As áreas sujeitas a geada a partir do dia 8 diminuem muito.

Neste momento ( 15:00 HS ), o céu se apresenta limpo e a sensação térmica é de 13ºC contrariando a previsão inicial de 11ºC, com 25 % de umidade relativa do ar e, com ventos à 9 km/H. Confira abaixo a previsão para toda a região sudeste com as imagens do Climatempo.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.