Quando tivemos a ideia de criar um instrumento legal para discutir a cidade que queremos, várias foram as pessoas de bem que se aproximaram, assim como também, os oportunistas e as ervas daninhas. Neste inevitável enredo fundamos a ONG MARÍLIA CENTENÁRIA e com ela apresentamos alguns projetos que poderiam acrescentar dentro de nosso objetivo de formatar uma cidade inteligente para as COMEMORAÇÕES DE SEU CENTENÁRIO.

Mais uma vez, devido a interferências políticas e interesses pessoais que começaram a aflorar entre alguns participantes, fomos obrigados a suspender o projeto até que o mesmo tivesse condições impares e independentes de desenvolver o seu trabalho. Neste compasso de espera recolocamos no ar a PÁGINA MARÍLIA CENTENÁRIA para manter um debate de ideia sobre os projetos da CIDADE QUE QUEREMOS e não daquela que nos é oferecida.

Nas edições anteriores publicamos de forma resumida algumas das ideias já apresentadas para que você leitor (a) possa ter acesso ao nosso conteúdo de sugestões. Fica aqui registrado que o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, não é um jornal de oposição e tampouco de posição, apenas tem um posicionamento perante algumas questões da cidade. Nosso jornalismo, não apregoa o sensacionalismo barato, a politicalha e a desconstrução de imagem, seja lá de quem for que esteja no governo. Nossa posição é uma só criticar, mas, de forma positiva e construtiva e clara, apresentar ideias, projetos e soluções para os problemas.

Dando sequência a nossa proposta, um tema que não poderia faltar pauta a SEGURANÇA PÚBLICA na capital nacional do alimento. Em sua opinião, Marília é uma cidade segura ??? Você sente segurança em andar pelas ruas da cidade ??

PROJETO DE TOLERÂNCIA ZERO PARA VIOLÊNCIA EM MARILIA

Longe de querer inventar a roda, é interessante explicar que boas experiências devem sim ser copiadas e colocadas em prática. Assim nos posicionamos devido ao fato de que, embora com realidades diferentes, esta nossa ideia é inspirada justamente no que aconteceu nos EUA e também não é novidade nenhuma, pois já foi apresentada na câmara municipal em forma de requerimento por diversos vereadores EM OUTRAS LEGISLATURAS. Pra se ter ideia constou até em plano de governo de candidatos a prefeito… Acredita ?!?!?

Para entender melhor, o Tolerância zero é uma expressão utilizada para descrever ações baseadas em decisões não-discricionárias de autoridades policiais ou de outros indivíduos que gozem de similar posição de autoridade dentro de uma organização.

A expressão é sobretudo aplicada como um modelo de segurança pública em que a ação policial é especialmente intransigente com delitos menores, como não pagar o transporte público, a prostituição, os pequenos furtos etc. O sistema de tolerância zero tem como meta principal incutir o hábito do respeito à legalidade, o que produziria a médio prazo uma redução nos índices de microcriminalidade, bem como uma diminuição dos delitos de maior importância, como estupros e homicídios.

No entanto, não se tem como vislumbrar uma tolerância zero em Marília se não mencionarmos a necessidade de uma guarda municipal. É inadmissível cidade de menor porte como Lins, Ourinhos e tantas outras reunirem condições financeiras para implantar e manter as suas GCM’s, enquanto a cidade que arrecada 1,3 bilhões de reais alega não ter recursos para isto, pois, necessita gastar rios de dinheiro com publicidade em sites e jornais para o famosa cala boca e contratar cargos comissionados.

A Guarda Municipal pode ser mais que apenas uma corporação, pode ser principalmente solidária, dinâmica e uma grande prestadora de atendimentos de excelência em várias áreas de atuação para a população, trazendo benefícios com ideias simples e com um custo quase que inexistente.

Existem vários programas das Guardas Municipais no Brasil que estão apresentando resultados positivos junto a sua localidade. Em virtude da sua atuação direta com a comunidade, as Guardas Municipais passam a conhecer as tipicidades dos bairros, a ponto de, em determinadas regiões, onde a insegurança era premissa máxima, agora o cidadão já pode dizer: “eu estou me sentindo mais seguro, quando caminho pela minha cidade”.

Guarulhos investirá na modernização da segurança pública com o apoio do BNDES

Para se ter uma noção da falta de planejamento da administração expertise de Marília, pegamos como a exemplo uma cidade que desenvolve um projeto e busca recursos para a sua implantação. Confira;

A Prefeitura de Guarulhos irá receber um financiamento de R$ 45 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a modernização da segurança pública municipal a partir de iniciativas multidisciplinares que objetivam reduzir a criminalidade, com abordagens baseadas em evidências científicas, minimizar vulnerabilidades sociais e fortalecer a proteção da população.

As diretrizes foram criadas após uma série de reuniões realizadas em 2021 com o intuito de estudar concepções de especialistas de renome e promover a estruturação de métodos capazes de otimizar o trabalho das equipes de segurança municipal.

O prefeito de Guarulhos, Guti, enalteceu o estudo minucioso na formulação do projeto e ressaltou que acredita que a integração entre os órgãos é fundamental para impactar positivamente a vida de pessoas em realidades sociais vulneráveis à violência e à criminalidade.

“A questão socioeconômica está muito presente na proposta que apresentamos para receber esse recurso. Com metodologias que são comprovadamente redutoras do ingresso de jovens na criminalidade, buscaremos prevenir a evasão escolar e otimizar programas culturais e de capacitação em regiões periféricas. Esses são alguns pontos priorizados no projeto”, explicou o prefeito.

A cidade contará com investimentos em seis iniciativas que irão colaborar com a conquista dos objetivos do projeto: otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município; fortalecimento administrativo e operacional da Guarda Civil Municipal (GCM); implantação do Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI); criação do Observatório da Segurança Municipal; modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag); e aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens.

Além disso, a proposta prevê alternativas para o enfrentamento da violência contra a mulher, que será um foco importante durante os trabalhos. “Nesse combate iremos fortalecer a independência da mulher em diversos setores, como o econômico e o emocional, e encorajar as vítimas a buscarem programas de acolhimento e aconselhamento. Guarulhos tem iniciativas relevantes nessa área”, completou Guti.

O projeto faz parte da Iniciativa Município Seguro, atuação piloto do BNDES em parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, focada no intercâmbio de conhecimento e fortalecimento das capacidades dos entes públicos.

O maior dilema da Guarda Municipal, enquanto prestadora de serviço de Segurança Pública Municipal, na esfera municipal, não é encontrar resistência frente à legislação vigente, doutrina ou jurisprudência, mas na intransigência de alguns dirigentes que a vêem como uma concorrente. A visão se estreita ao invés de se ampliar pelos ganhos previstos. Basta apenas um planejamento estratégico com um número razoável de homens e viaturas e claro a ampliação no numero de câmeras de monitoramento.

Não é segredo para ninguém que o efetivo da policia militar diminuiu drasticamente nos últimos anos na cidade, principalmente após a perda do comando do Batalhão para a cidade de Bauru. Se faz necessário em Marília, um governo arrojado que tem  a ousadia de romper com o sistema e implantar na cidade uma politica de combate a violência e redução dos chamados pequenos delitos, para isto, somente com um projeto arrojado na qual denominamos TOLERÂNCIA ZERO PARA A VIOLÊNCIA.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.