O prefeito de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Alexandre Kalil, determinou às viações a contratação imediata de 500 cobradores de ônibus. De acordo com o comunicado, todos os cobradores devem ser contratados até o final de setembro, sem desvio de função e de forma definitiva.


A exigência foi feita durante uma reunião realizada entre membros do poder público, incluindo a BHTrans, gerenciadora dos transportes locais. e com representantes de empresas de ônibus. Outra determinação é que aas listas dos contratados sejam enviadas semanalmente para acompanhamento e fiscalização da Comissão de Transporte da Câmara Municipal e da BHTrans.


De acordo com o mais recente dado da gerenciadora pública da cidade, a BHTrans, no primeiro semestre de 2019 foram aplicadas 5.098 multas às empresas de ônibus por circularem sem cobradores mesmo tendo de manter estes profissionais. Em todo o ano de 2018, foram 3.473 multas.
Uma lei municipal obriga a presença de agentes de bordo de segunda a sábado das 06h00 às 20h30. No horário noturno, domingos e feriados, os ônibus podem circular apenas com o motorista.

Uma medida considerada inteligente, em se considerando os horários de maior fluxo de pessoas e, que exige uma atenção maior do motorista ao volante oferecendo mais segurança ao usuários. É mais um gestor com pulso firme na tomada de decisões envolvendo o transporte publico e seus usuários. Em outros municípios conforme já publicamos aqui, as administrações municipais estão assumindo os serviços e com isso oferecendo tarifas mais baratas, com mais qualidade nos serviços prestados.



error: Conteúdo protegido por direitos autorais.