As informações em Marília são desencontradas, mas, o fato real é que subiu para 15 o número de casos suspeito pelo cononavírus na cidade.

O ultimo boletim acaba de ser divulgado pela secretaria municipal de saúde nesta tarde de terça feira ( 17 ). Nas redes sociais, alguns jornalistas chegam a noticiar o registro de 03 casos positivos, porém, não oficiais e portanto pela nossa linha editorial, não reconhecidos.

A Vigilância Epidemiológica Municipal ainda investiga se todos os casos registram vínculo epidemiológico – quando as pessoas estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com infectados pelo vírus.

Segundo a administração municipal, até o momento, não existe nenhum caso confirmado da Covid-19. Segundo apurado pela nossa reportagem, os exames contam com prazo de 4 a 7 dias para ficarem prontos, a partir da data de coleta.

Uma das pessoas com suspeita da Covid-19 é um homem de 38 anos que está internado na Santa Casa de Marília. O estado de saúde dele não foi informado. Extra oficialmente anunciam casos em outras unidades hospitalares, porém as mesmas não confirmaram a informação.

Plano de Contingência no combate ao Coronavírus apresentado pela Prefeitura Municipal.

Um Plano de contingência foi apresentado ontem, após um encontro que aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a participação de representantes da Santa Casa de Misericórdia, Márcio Mielo (superintendente assistencial); Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis e Dr. Uri Flato; o Complexo Famema foi representado pela Dra. Paloma Libânio Nunes (superintendente) e Dr. Luciano Vicentini (diretor do HC); a DRS (Diretoria Regional de Saúde) pelo Dr. Cláudio Cesar de Rossi; Maternidade Gota de Leite por Virginia Balloni (presidente); o Comus (Conselho Municipal da Saúde) por Tereza Machado; Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília; e Ednalva Neves, coordenadora administrativa da Secretaria da Saúde. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Marcos Rezende (presidente). Ao final, essas foram as medidas a serem adotadas.

EDUCAÇÃO

– De 16 a 20/03 o comparecimento nas unidades escolares municipais é facultativo. Já do dia 23 a 27/03 haverá a antecipação do recesso escolar. No decorrer na semana, o município irá se posicionar sobre a continuidade das medidas na educação.

CULTURA

– Adiamento do Desfile de 4 de Abril (Aniversário de Marília) para o dia 7 de Setembro (Independência do Brasil).

– Atividades suspensas por 30 dias no Teatro Municipal, Sala de Projeção, Espaço Cultural, Casa de Cultura, Projeto Teatro da Cidade, Banda Marcial, e Salas do Acessa São Paulo (no Centro Cultural e Biblioteca).

– Cancelamento de eventos em geral e oficinas para a 3ª Idade dentro da Biblioteca Municipal. Unidade ficará aberta apenas para empréstimo de livros.

– Orientações para o fechamento/cancelamento/adiamento de eventos e locais com aglomerações com mais de 500 pessoas em toda a cidade de Marília.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

– Fechamento por 60 dias das três unidades de Centro Dia do Idoso e dos serviços de convivência de idosos das cinco unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);

– A unidade do Bom Prato terá atendimento normal com instruções para evitar filas e durante a refeição distância moderada do outro usuário.

ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

– Aulas do Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude serão interrompidas gradualmente até o dia 23/03, quando a paralisação será total no projeto. Previsão de retorno é dia 2 de abril.

EMDURB

– Higienização quatro vezes por dia dos ônibus coletivos do Transporte Público (antes o procedimento era feito apenas uma vez) e disponibilização de álcool gel em todos os veículos.

*Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades Saúde da Família) estão aptas com servidores capacitados para receberem os moradores que apresentarem os sintomas do Coronavírus. A UPA Zona Norte e o PA da Zona Sul são somente para casos de emergência.

HOSPITAIS

Os representantes dos hospitais de Marília informaram que já estão avaliando restrições a cirurgias eletivas, redução do horário de visitas e instalação de salas especiais para o atendimento de pessoas que estiverem com os sintomas do Coronavírus, com entradas diferentes de outros pacientes.

Na reunião foi informado ainda que restaurantes e casas noturnas estudam redução de área para clientes, com espaçamentos maiores entre as mesas limitando aglomerações; encontro deve definir nos próximos dias mudança de atendimento em casas noturnas.

O que ficou faltando na opinião do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

Embora a administração Municipal costume taxar esse Jornal de oposição ao sistema, deixamos bem claro, que a nossa posição não é de oposição e nem de situação, apenas temos uma posição bem clara em defesa do povo, e, principalmente dos trabalhadores e dos usuários do transporte coletivo.

Nossa reportagem efetuou uma pesquisa sobre algumas ações realizadas em algumas cidades objetivando conter o avanço de vírus. Em razão disto, passamos como sugestão a esta administração alguns pontos que poderiam constar nas medidas, mas, que até o momento, sequer foram mencionadas.

Transporte Coletivo

Foi anunciado a Higienização quatro vezes por dia dos ônibus coletivos do Transporte Público (antes o procedimento era feito apenas uma vez) e disponibilização de álcool gel em todos os veículos.

O incrível é que, nenhum representante das empresas esteve presente, não sabemos se por indiferença ou por não constarem na lista de convidados. No entanto, uma das maiores fontes de propagação é justamente o transporte público que movimenta em torno de 42 mil pessoas por dia. Portanto, se faz necessário medidas mais enérgicas e que demonstrem realmente uma preocupação com a população, ou seja, O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA sugere que, nos horários de pico, mais ônibus sejam colocados a disposição da população para se evitar as rotineiras lotações.

Não incluímos aqui a necessário conduta também no terminal rodoviário intermunicipal com quem sabe um acordo as empresas prestadoras de serviço.

Na educação

Apesar do anuncio de 16 a 20/03 o comparecimento nas unidades escolares municipais ser facultativo. e com o recesso escolar antecipado à partir de 23 de Março, e, devido a gravidade e a velocidade com a qual avança este vírus de forma ainda não totalmente conhecida. O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA sugere que, as aulas já deveriam ter sido paralisadas desde a manhã desta terça feira. Para concluir, não podemos esquecer que, existem uma fatia de crianças que encontram na escola uma alimentação que muitas vezes não encontra em casa, por esta razão, faltou um plano emergencial de atendimento para a s crianças carentes.

Porta de entrada nas unidades de Saúde.

A porta de entrada do possível suspeito de portar o COVID-19 é justamente as UBS’s e PSF’s ( Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Programas de Saúde da Família ). Pelo menos na nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa, nada consta informando sobre a comissão de frente deste plano contingenciamento. É possível chegar hoje, a qualquer unidade e constatar o atendimento dos funcionários ( servidores ) sem qualquer instrumento de proteção ( luva e máscaras ). O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, no objetivo de proteger e conotando a sua preocupação também com o servidor público destaca que, esta também pode ser uma medida a ser adotada.

Moradores de Rua

Embora sejam considerados empoderados, não podemos esquecer dos moradores de rua. Como medidas, a administração municipal informou que o fechamento por 60 dias das três unidades de Centro Dia do Idoso e dos serviços de convivência de idosos das cinco unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); Nenhuma posição foi passada a respeito de qual tratamento será concedido aos moradores de rua, ou se haverá algum tipo de acolhimento. Ao nosso ver, são seres humanos, e deveriam merecer um atenção neste momento.

Toque de recolher em bares e casas noturnas. Não houve menção a filas em bancos e feiras livres e grande supermercados.

Embora tenha ocorrido uma preocupação com grandes eventos como
Orientações para o fechamento/cancelamento/adiamento de eventos e locais com aglomerações com mais de 500 pessoas em toda a cidade de Marília, ficou vago um pulso firme no que diz respeito á bares e casas noturnas, além de uma preocupação com a rede bancária e feiras livres.

Neste momento tão difícil, onde, a principal preocupação é evitar o momento de pico onde todo e qualquer lugar que provoque aglomeração de pessoas pode significar um ponto de risco de contaminação, O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA questiona o porquê da não citação dos bares e demais casas noturnas pelo menos até o final deste mês.

Citamos ainda, as feiras livres que costumar atrair grande numero de pessoas e os Bancos que em alguns períodos chegam a acumular um grande numero de frequentadores, sem falar claro, nas hiper-lotações de alguns supermercados.

Enfim, neste momento, não podemos classificar o que é oposição ou situação, mas sim o que é útil para auxiliar no combate a este vírus letal. Nosso jornalismo, como sempre pontuamos, não possui como conduta o sensacionalismo ou critica destrutiva com interesses eleitoreiros, mas sim, contribuir com a cidade, com criticas que sejam de cunho construtivo independente de quem esteja no comando. Nosso compromisso é com a cidade e a querida população Mariliense.

 

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.