Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Eifel deste domingo (11) e igualou o recorde de 91 vitórias na Fórmula 1 de Michael Schumacher.

Max Verstappen foi o segundo colocado e Daniel Ricciardo conseguiu seu primeiro pódio com a Renault, terminando na terceira posição. Sérgio Perez terminou a corrida no quarto lugar, seguido pelo McLaren de Carlos Sainz.

Pierre Gasly foi um dos destaques da corrida e terminou na sexta posição. O francês, que já venceu este ano, em Monza, largou em 12º e fez uma corrida impecável para arrecadar bons pontos para a AlphaTauri.

Na Ferrari, Charles Leclerc novamente superou seu companheiro de equipe Sebastian Vettel e terminou em sétimo. Vettel, que rodou durante a corrida, terminou fora da zona de pontuação em 11º. Nico Hulkenberg assumiu o lugar de Lance Stroll no sábado. Depois que o canadense não se sentia bem. O alemão fez uma boa corrida e recebeu a bandeira quadriculada na P8.

A Haas conseguiu bons pontos com Romain Grosjean. Foi a primeira vez que o francês pontuou na temporada 2020 da F1, terminando a corrida na P9 depois de se beneficiar com o Safety Car que entrou nos estágios finais da corrida, fruto do abandono de Lando Norris, da McLaren, com problemas eletrônicos em seu MCL35.

Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, completou a zona de pontuação em 10º.
Assim como Norris, Alexander Albon (Red Bull), Esteban Ocon (Renault), Valtteri Bottas (Mercedes) e George Russell (Williams) tiveram problemas e abandonaram a corrida.

Largada

Hamilton largou bem, mas Bottas colocou de lado no grampo da curva 1 e passou o seu companheiro de equipe na Mercedes. Hamilton ainda espalhou na curva 2 e quase perdeu a posição para Verstappen.

Leclerc manteve a quarta posição, mas sofria forte pressão de Ricciardo. Na volta 6, Ricciardo colocou de lado e tentou a ultrapassagem na curva 1, mas Leclerc conseguiu se defender.

Na volta 8, Albon foi o primeiro a trocar seus pneus macios por médios. O tailandês retornou à pista na última posição.

Uma volta depois, Ricciardo colocou por fora na curva 1 e conseguiu completar a manobra na curva 2, por fora de Leclerc, assumindo a quarta posição. Na volta 11, Vettel rodou na curva 1 e perdeu algumas posições, caindo para 13º.

Hamilton reassume a liderança

Alguns giros depois, o líder Bottas travou as rodas na curva 1 e destruiu seus pneus. Hamilton passou e assumiu a liderança da corrida. Uma volta depois, na volta 14, Bottas foi para os boxes e fez sua troca de pneus. Hamilton permaneceu na pista.

Depois de 25% da corrida completada, na volta 15, Hamilton era o líder seguido por Verstappen na P2 e Ricciardo na P3. Bottas voltou na quarta posição, mas uma volta depois já tinha feito a ultrapassagem sobre Ricciardo.

O Safety Car Virtual foi ativado no giro 16 para tirar o carro de Russell. O britânico da Williams abandonou a corrida com problemas no FW42.

Abandonos marcam a corrida

Na volta 18, Bottas teve problemas de motor no seu W11 e abandonou a corrida. Pouco depois, Esteban Ocon teve problemas eletrônicos em seu Renault. Albon, que acabava de protagonizar uma disputa roda a roda com Kvyat, também foi aos boxes e recolheu seu RB16. O tailandês da Red Bull foi punido em cinco segundos pela disputa com o russo da AlphaTauri.

Vaga no pódio

Com o abandono de Bottas, a briga na pista era pela última posição no pódio. Norris era o terceiro colocado depois dos abandonos, mas o piloto da McLaren ainda precisava fazer sua parada.

Perez na P4 e Sainz na P5 também não tinham parado. Ricciardo, sexto colocado, vinha forte e já tinha feito sua troca de pneus. O australiano era o favorito para subir no pódio na P3.

Na volta 28, Norris indagou seu engenheiro sobre sua parada. “Vou parar ou não vou?”, disse Norris. “Mas o Perez ainda está muito perto”, respondeu o engenheiro. Uma volta depois, Perez foi para os boxes para tentar o undercut sobre Norris. Sainz também parou. Ricciardo assumiu a quarta posição, seguido por Leclerc – que também havia feito sua parada.

Norris parou na volta 30, deixando a terceira posição para Ricciardo. O piloto da Renault tinha 12 segundos de vantagem para Leclerc, quarto colocado.

Norris voltou em quinto imediatamente à frente de Perez, mas o mexicano aproveitou o DRS e fez a ultrapassagem sobre o piloto da McLaren. Ele reclamou de problemas na recuperação de energia do MCL35.

Leclerc x Perez

A briga pela quarta posição esquentou depois da metade da corrida. Leclerc se mantinha à frente de Perez, mas era duramente atacado pelo mexicano.

Perez usou o DRS e passou Leclerc, mas tomou o troco na reta seguinte. Pouco depois, Perez novamente achou espaço e passou o monegasco da Ferrari. Claramente o ritmo de corrida da Racing Point era superior ao ritmo da Ferrari.

Leclerc então foi aos boxes na volta 37 e colocou pneus macios, retornando à pista na P9.

Retardatários, muitos retardatários

No giro 38, apenas os cinco primeiros estavam na mesma volta. Hamilton liderava, seguido por Verstappen, Ricciardo, Perez e Sainz. Apenas esses estavam na volta do líder, enquanto Hamilton seguia com forte ritmo e abria 85 segundos de vantagem para o quinto colocado Sainz.

Boa corrida de Gasly

Na volta 41, Gasly abria caminho na zona de pontuação depois de ter largado em 12º. O francês passou Raikkonen e Vettel e assumiu a P8. Na mira de Gasly, Leclerc estava mais 3,8s à frente do piloto da AlphaTauri.

Enquanto Gasly ganhava posições – e pontos importantes – para a AlphaTauri, Kvyat, seu companheiro de equipe, não fazia uma boa exibição. O russo largou em 13º e, no giro 44, era o 16º colocado, o último depois dos quatro abandonos da corrida.

Na volta 44, Norris abandonou a corrida com um superaquecimento no motor Renault de sua MCL35. Com isso, o Safety Car foi chamado para a pista.

Safety Car faltando 15 voltas para o fim

Com a indicação do Safety Car, todo mundo veio para trocar os pneus e assumir o composto macio. Apenas Grosjean e Leclerc não pararam. O francês da Haas seguiu com seus pneus duros usados, enquanto o piloto da Ferrari calçava os médios. Leclerc subiu para a P6 e Grosjean para a P7.

O Safety Car deixou a pista na volta 48, Hamilton relargou bem e não deu chances para Verstappen. Pelo contrário, Verstappen perdeu tempo na tomada da última curva e passou a ser atacando por Ricciardo.

A vida do australiano não era nada fácil e ele sofria intensa pressão de Perez, na disputa pela última posição no pódio. Antes do fim da volta 50, Hamilton já abria 1,5s de vantagem para o segundo colocado Verstappen.

Gasly seguia sua corrida impressionante e passava Leclerc, assumindo a sexta posição. Leclerc, que não trocou os pneus durante o Safety car, era muito lento e já sofria ataques de Hulkenberg na briga pela sétima posição.

Hamilton faz história

Na volta 54, Hamilton marcou 1:28.257s e fez o novo recorde de Nürburgring que era do heptacampeão mundial de F1 Michael Schumacher. No giro 59, o britânico ainda melhorou o recorde para 1:28.145s. Mas foi Verstappen quem ficou com o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, cravando 1:18.139s na última volta, e fazendo o novo recorde de Nürburgring.

Confira o resultado final do Grande Prêmio de Eifel, 11ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1:

1) Valtteri Bottas (Mercedes) 1’25.269
1) Lewis Hamilton (Mercedes) 60
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 60
3) Daniel Ricciardo (Renault) 60
4) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes) 60
5) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault) 60
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 60
7) Charles Leclerc (Ferrari) 60
8) Nico Hülkenberg (Racing Point/Mercedes) 60
9) Romain Grosjean (Haas/Ferrari) 60
10) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 60
11) Sebastian Vettel (Ferrari) 60
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 60
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 60
14) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 60
15) Daniil Kvyat (AlphaTauri/Honda) 60
OUT) Lando Norris (McLaren/Renault) 42
OUT) Alexander Albon (Red Bull/Honda) 23
OUT) Esteban Ocon (Renault) 22
OUT) Valtteri Bottas (Mercedes) 18
OUT) George Russell (Williams/Mercedes) 12


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.