O último ato do prefeito reeleito Daniel Alonso (PSDB) nesta ano de 2020 pegou a todos de surpresa e estourou como uma bomba nas redes sociais já causando uma imensa manifestação dos internautas. Com critérios ainda a serem esclarecidos, o prefeito reajustou em 24,5% o valor cobrado pelo Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Marília.

Marilia Em Debate: Maio 2012

A decisão que pegou toda a população de calça curta em meio a uma crise provocada pela pandemia, consta em decreto publicado nesta quinta-feira (31), último dia do ano, no Diário Oficial do Município de Marília.

Com aumento de IPTU em 2018, Paulo Serra estuda teto na planta genérica -  Portal Vereador

Como de praxe, o reajuste pode ser feito por meio de decreto – sem precisar de autorização da Câmara – quando se respeita o limite máximo do IGP-M, também conhecido como índice inflacionário do aluguel. Embora em algumas cidades a decisão foi pelo não reajuste, Daniel Alonso aplicou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), acumulado entre dezembro de 2019 e novembro de 2020.

Como comparativo, o IPTU 2021 será 4,31% mais caro em Bauru

Em decorrência da inflação, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Bauru será 4,31%  mais caro em 2021 do que no ano anterior. O aumento foi publicado em decreto pela Prefeitura Municipal.

De acordo com o Secretário de Finanças, Everson Demarchi, o reajuste é necessário para ao menos suprir a inflação. Já a Planta Genérica, não sofrerá alterações. O desconto para pagamento em cota única se manterá como nos últimos anos e terá como vencimento o dia 15 de abril, mesma data em que aqueles que vão dividir o valor efetuarão a primeira parcela.

O período de adesão para o desconto é de 6 a 31 de janeiro por meio do site da prefeitura.

IPTU 2021 em SP: Bruno Covas congela reajuste do imposto

Vereador alerta que alguns carnês de IPTU podem ter aumento de até 1000% em  Passo Fundo - Rádio Uirapuru

O prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), suspendeu o reajuste do IPTU 2021 em SP. O relatório final do projeto de lei do orçamento da cidade que congelou o imposto atende a um pedido do Ministério da Fazenda. Entenda como a medida afeta o contribuinte.

Valor do IPTU 2021 em SP será o mesmo deste ano

Com a suspensão do reajuste, o IPTU  2021 em SP não terá aumento. Ou seja, o contribuinte vai receber em sua casa o carnê do imposto de 2021 com o mesmo valor deste ano.

Medida não afetará cofres de São Paulo

O relator do projeto, o vereador Atílio Francisco, do Republicanos. Segundo ele, o congelamento do IPTU 2021 em SP não vai afetar os cofres públicos da prefeitura , uma vez que o PL aumentou o orçamento total para R$ 67,9 bilhões, diferentemente dos R$ 65,7 bilhões apresentados em setembro.

O aumento levou em consideração a redução da previsão de inadimplência do imposto, que fez a projeção com base no pagamento de IPTU atrasados pagos no 2° semestre deste ano, e a aprovação da reforma administrativa. Segundo a prefeitura, ela vai impactar positivamente nos repasses do IPVA, o que vai aumentar a receita municipal. 

Nossa reportagem está apurando o reajuste praticado em outras cidades de nossa região para se fazer um comparativo e, desde já, deixa o espaço aberto para que a administração possa falar da justificativo do aumento.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.