A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,8% no trimestre encerrado em setembro. A desocupação atinge 12,5 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (31/10/2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ).

A taxa representa uma pequena variação em relação aos três meses anteriores, quando o desemprego ficou em 12%. O número de trabalhadores brasileiros desempregados recuou: em agosto, eram 12,6 milhões de pessoas desocupadas.

De acordo com o IBGE, o número de pessoas sem carteira de trabalho chega a 11,8 milhões, recorde na série histórica. A categoria cresceu 2,9% em relação ao trimestre anterior, o equivalente a 338 mil pessoas.

A categoria de trabalhadores por conta própria chegou a 24,4 milhões de pessoas. O número representa uma alta de 1,2% em relação aos três meses anteriores e 4,3 em relação ao mesmo período de 2018.

Trabalhadores com carteira assinada chegam a 33,1 milhões. Segundo o IBGE, o número representa estabilidade se comparado ao mesmo período do ano passado e em relação ao trimestre anterior.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.