Poderia ser 1º de abril, mas, não é. A noticia que nos chega através de nota da Artesp é verdadeira e, nos confronta com uma triste realidade, ou seja, a cidade não tem Lideranças de expressão. O número de políticos profissionais aumenta a cada dia, brotando nas redes sociais mais do que tiririca no mato, mas, na realidade, parecem estar preocupados com seus próprios interesses sem quaisquer preocupação com a população.

É inconcebível e inaceitável uma cidade com uma população de quase 250 mil habitantes e, que figura como base regional de quase hum milhão de habitantes não possuir um figura politica capaz de brigar de fato pela população.

A Artesp (Agência de Transportes) sem dó, nem piedade publicou na edição de ontem, quarta-feira (24) o Edital de concessão da Rodovia SP-294, que terá irrevogavelmente sete praças de pedágios na região de Marília. Para se ter uma ideia, serão duas praças entre Marília e Bauru e cinco praças entre Marília e Panorama. A região que já é conhecida nos grandes centros como porta de entrada do corredor da fome, acaba de receber o golpe de misericórdia do Governo Tucano de João Dória ( PSDB ).

Há mais de 30 anos um grupo politico faz um discurso de liderança politica absoluta na região, mas, o que constatamos é que a cidade obteve poucas conquistas e acumulou perdas de importantes regionais, além da construção de presídios espalhados pelos quatro cantos. Enquanto outras regiões comemoram ampliação e construção de aeroportos, investimentos para geração de empregos e outras mega-obras rodoviárias, nossa população assiste indefesa o abandono do Governo Estadual e Federal, culminando com presentes de “grego” como este.

Por um outro lado, temos um grupo situacionista que compõe o partido do governador na cidade ( PSDB) e são também especialistas em eventos com discursos inflamados que, na realidade não chegam sequer a abalar as estruturas da escadaria do Palácio dos Bandeirantes. Reuniões e audiências apenas de fachada para o marketing de imagem, porém, com decisões acatadas do alto comando tucano que não sabemos por qual motivo despreza essa região como se fosse a “ovelha negra” do estado de São Paulo.

PRATO FEITO

É importante lembrar a população que vai pagar a conta que, Somente os últimos investimentos do Estado ( junho de 2017), no trecho entre Gália e Marília foram de quase R$ 400 milhões de reais. Nos causa estranheza, depois de tudo quase pronto e pago com o dinheiro do povo, o governo do PSDB entregar de mão beijada para uma concessionária realizar essa que será uma verdadeira exploração. Um contrato de 30 anos que vai com certeza afetar o bolso de todos que trafegam pela rodovia de casa para o trabalho, para a escola ou para o transporte de mercadorias.

Presente para toda a região.

A Rodovia SP-294, Comandante João Ribeiro de Barros, terá um pedágio antes de chegar em Bauru (km 362) e outro entre Jafa (Distrito de Garça) e Vera Cruz (KM 428). Para se ter uma noção do baque financeiro, o Usuário da Rodovia que faz o trajeto entre Marília e Garça (e vice-versa) pagará cerca de R$ 20 de pedágio ou seja, de um gasto aproximado de R$500,00 ao mês só com tarifa de pedágios. Já para você que irá realizar o percurso até Bauru (ida e volta) terá que desembolsar cerca de R$ 40 a cada passeio no Boulevard Shopping e outras atrações da cidade sem limites, mas, com lideranças politicas que impõe respeito. 

Adentrando ainda mais a rota da fome, entre Marília e Panorama haverá pedágios nos kms 489 (entre Pompeia e Paulópolis), km 541 (entre Tupã e Iacri), km 589 (pouco depois da saída para Lucélia), km 665 (pouco depois da saída para Tupi Paulista) e km 670, próximo a Santa Mercedes.

Para aliviar a pancada, a Artesp informou que o projeto foi alterado para incluir a construção de marginais em trechos da rodovia SP-294 em Marília, o que seria um pedido coletado na audiência pública realizada na cidade, dando assim uma “moralzinha” para os grupos antagônicos da cidade.

Estão previstas as construções de estradas marginais em diversos pontos da SP-294 e duplicação de quase 20 quilômetros entre Marília e Pompéia. Confira os trechos na tabela abaixo;

No entanto, o grande questionamento fica por conta das consequências da implantação. A medida do governador vai afetar diretamente estudantes, empresas e produtores rurais (escoamento da produção de café e dos produtos das indústrias alimentícias) que utilizam a SP-294 nos trechos que receberão as sete novas praças de pedágios. Com isso, mais uma vez quem pagará a conta será o contribuinte que verá o acréscimo automático de tudo graças as tarifas cobradas.

Estamos cercados

Marília parece mesmo sofrer uma perseguição Tucana e, que pelo jeito tem como objetivo travar o desenvolvimento da cidade. Na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin ( Também PSDB) fomos presenteados com os novos pedágios na SP-333 (Marília a Assis e Marília a Júlio Mesquita). 

A novela e o entrave jurídico dura até hoje, pois, o pedágio instalado na SP-333 (próximo ao Distrito de Rosália) prejudicou centenas de moradores e produtores rurais da Fazenda do Estado e região, que passaram a ser obrigados a pagar tarifas (Motocicleta: R$ 3,80 – Automóveis e utilitários: R$ 7,50 – Veículos com semirreboque: R$ 11,30 – Veículos com reboque: R$ 15).

O que a população realmente precisa saber é que, o silencio ou discurso de fachada talvez tenha uma explicação lógica, o aumento da arrecadação aos cofres municipais. Para se ter uma noção, a Prefeitura de Marília está faturando cerca de R$ 450 mil em ISS (Imposto Sobre Serviços) da concessionária (Entrevias) que ganhou a concessão da SP-333. Por esta razão, nem oposição e nem situação estão preocupados. E o povo ??? oras, o povo é um mero detalhe que reclama, mais acaba pagando.

DETALHANDO A CONCESSÃO

Na realidade, o trecho da SP-294 que passa por Marília faz parte da concorrência internacional para concessão do Lote Piracicaba – Panorama, a primeira concessão rodoviária do governador João Doria (PSDB), com uma previsão de investimentos de R$14 bilhões que, segundo eles, serão realizadas ao longo dos 30 anos de contrato.

A fatia do bolo é grande e serão no total 1.273 quilômetros com trechos das rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425 que cortam 62 municípios com uma estimativa altamente lucrativa em se considerando o baixo investimento inicial em manutenção e serviço de apoio nas mesmas.

“CONTEMPLANDO TAMBÉM A REGIÃO “

O Pacote regional não para por ai. O governo tucano de João Dória também vai instalar praças de pedágio na SP-331, do quilômetro 165 (Gália) ao 206,532 (Ocauçu). Esta rodovia (“Deputado Victor Maeda”) passa por Alvinlândia (trevo de Ubirajara) e Lupércio, reduto eleitoral de diversos políticos famosos que, só lembram do eleitor em período eleitoral, e onde seus administradores se contentam com efêmeras emendas parlamentares.

Enquanto veiculo de comunicação sério e, que não se dobra a cooptação de verbas públicas ou tampouco silencia em pactos sinistros e suspeitos com esse ou aquele lado, nosso jornalismo tem o compromisso de levar a informação aos seus leitores com a transparência dos fatos.

Como reiteramos por diversas vezes, estamos no mercado não só como mais um divulgador de noticias, mas, como um elemento transformador que clama por um novo modelo de gestão politico administrativa, de preferencia com menos politicalha e mais gestão em favor do povo.

MENOS DISCURSO, MAIS TRABALHO EM NOME DE NOSSA POPULAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.