Últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo.

Pandemia apaga os três faróis econômicos da America Latina.

Colômbia, Chile e Peru, as locomotivas do bloco nos últimos cinco anos, sofrem os rigores da crise do coronavírus. São, entretanto, os que têm melhores horizontes quando a crise passar: devem recuperar todo o terreno perdido em um ano e meio. 

Argentina, com menos de 500 mortos, teme pela economia

No sábado, a Argentina estendeu por mais duas semanas o confinamento obrigatório vigente desde 20 de março. Manteve o vírus sob controle, com 11.353 casos detectados e 445 mortos, mas teme agora que não possa gerir o custo econômico. A atividade caiu 11,5% em março na comparação interanual, com apenas 10 dias de quarentena. Abril mostrará as cifras de uma crise sem precedentes. Com sua dívida externa em default técnico, o Governo de Alberto Fernández tenta renegociar com os credores às pressas para evitar um mal maior.

O coronavírus se espalha por toda a América Latina

A região acumula mais da metade dos infectados no mundo, com 657.000 casos confirmados. Especialistas alertam que a curva do continente começa a ser íngreme, e essa tendência disparou alarmes na Organização Mundial da Saúde, que na sexta-feira apontou que a região, e especialmente a América do Sul, “é o novo epicentro da doença”.

  • O foco está no Brasil, onde os novos casos ultrapassaram 16.000 neste sábado e a propagação do vírus coincide com o a crise política do Governo de Jair Bolsonro
  • A Argentina, que manteve o vírus à distância, com 11.353 casos confirmados e 445 mortes, prorrogou o confinamento obrigatório em vigor desde 20 de março por mais duas semanas
  • As estatísticas oficiais colocam a Venezuela como um dos países com menos casos (944 positivos e 10 mortes), mas as infecções aumentaram 40% na última semana
  • Equador já registrou 5.082 mortes
  • O presidente Martín Vizacarra estendeu o toque de recolher no Peru pela quinta vez, onde há mais de 115.000 casos e 3.373 mortes
  • A Colômbia, com 20.177 registros de coronavírus, acrescentou 23 mortes aos 673 que teve na sexta-feira e 1.046 novos casos, seu maior registro diário desde o início da pandemia
  • O México está passando pelo auge da pandemia. No sábado, foram registrados 3.329 casos, o maior número diário desde que a emergência sanitária foi decretada em 30 de março  

SP chega a 6,1 mil mortes por coronavírus e mais de 82 mil casos confirmados; UTIs na Grande SP têm 91% de ocupação

Covas abertas no Cemitério de Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) — Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Governo estadual adiantou feriado para a próxima segunda-feira (25) para tentar elevar índice de isolamento social. Mais de 82 mil pessoas foram infectadas em 508 municípios de São Paulo.

O estado de São Paulo chegou a 6.163 mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado neste domingo (24). São 118 mortes a mais em relação ao balanço de sábado (23). Há ainda 82.161 casos confirmados da doença em 508 municípios do estado.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 11,9 mil pacientes internados no estado, sendo 4.661 em UTI e 7.321 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a Covid-19 é de 75,7% no estado de São Paulo e 91,8% na Grande São Paulo.

Mais da metade dessas pessoas infectadas é da capital paulista. Até o último balanço da Prefeitura, na quinta-feira (21), a capital tinha 3.252 mortes e 44.516 infectados. Embora a capital paulista ainda concentre a maioria dos casos, estudos realizados pelo governo mostram que a doença tem avançado de forma quatro vezes mais rápida no interior e no litoral.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste sábado a morte de um paciente de 64 anos com doenças preexistentes no Hospital de Campanha do Anhembi. No acumulado foram 24 óbitos nos hospitais de campanha da prefeitura, sendo 23 no Anhembi e um no Pacaembu.

No Hospital de Campanha do Ibirapuera, administrado pelo governo estadual, a primeira morte foi registrada na última quinta feira (21).

Perfil das vítimas

Entre as vítimas, 3.629 são homens e 2.534, mulheres. A maior parte das mortes, 72,9% , foram de pacientes com 60 anos ou mais.

Os principais fatores de risco associados são são cardiopatia (58,5% dos óbitos), diabetes mellitus (43,3%), doença neurológica (11,3%), doença renal (10,4%) e pneumopatia (9,7%). Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática. Esses fatores de risco foram identificados em 4.981 pessoas que faleceram pela doença, o que equivale a 80,8% do total. Em menor número, foram também identificados outros fatores como imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática.

Notícias sobre o novo coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

João Vicente usou uma capa de chuva para abraçar a professora em Jaú

A CENA DA SEMANA; Abraço na pandemia

Na última quarta-feira (20), a professora Débora Barros, de Jaú (SP), foi surpreendida por um de seus alunos de apenas 5 anos, que se protegeu com uma capa de chuva para poder abraçá-la.

Ela contou o que sentiu com a homenagem. “Quando eu vi o João Vicente todo ‘plastificado’ com os bracinhos abertos para me abraçar foi muito emocionante. Foi o dia mais emocionante da minha carreira até agora”, conta.

Itatinga tem três novos casos

Neste domingo (24), a Prefeitura de Itatinga (SP ) confirmou três novos casos de coronavírus na cidade.

Não foram divulgadas informações sobre os pacientes.

A cidade tem, portanto, sete casos positivos de Covid-19, sendo um óbito pela doença.

Marília registra 5 novos casos pelo Covid-19

A Prefeitura de Marília (SP ) confirmou cinco novos casos de coronavírus neste domingo ( 24 ).

As informações sobre os pacientes não foram divulgadas.

A cidade soma 46 casos positivos de Covid-19, sendo um óbito pela doença. Outros 43 casos suspeitos aguardam resultado. Acompanhe a distribuição dos casos na cidade no mapa abaixo ;

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.