Enquanto Marília chora seus mortos, Botucatu foi escolhida para participar de estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina de Oxford/AstraZeneca. Moradores acima de 18 anos receberam o imunizante.

A vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu (SP) terminou com mais de 65 mil moradores imunizados neste domingo (16). O objetivo era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas, ou seja, em 80% do público-alvo, mas a meta foi ultrapassada e chamou a atenção da imprensa nacional.

Segundo a prefeitura foram 65.932 doses aplicadas, número que pode aumentar nesta segunda-feira (17) devido a contagem de cadastro que tiveram que ser feitos manualmente em virtude de oscilações no sistema digital.

Moradores de Botucatu fazem fila para tomar vacina contra Covid — Foto: Fernando Savioli/TV TEM

A operação em Botucatu é parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus. Na pesquisa, que vai durar oito meses, toda a população adulta da cidade será imunizada.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu conta com cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. No entanto, a expectativa é vacinar cerca de 80 mil pessoas durante a pesquisa, já que parte dos adultos já foi imunizada normalmente durante o programa de vacinação dos grupos prioritários.

Pelos lados de Marília, mais 12 óbitos e um grande numero de contaminados.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou no final da manhã desta segunda feira (17) o boletim de numero 434, confirmando mais 12 mortes por Covid-19, chegando a 583 óbitos pela doença no município. É importante destacar que nos finais de semana não mais divulgados os boletins e a semana de 10 à 14 de maio registrou 34 mortes.

No boletim de hoje 24.105 casos positivos, 3088 aguardando resultados com 446 casos em livre transmissão. Nas unidades hospitalares para Covid, 183 pacientes se encontram internados. Confira abaixo o boletim e a relação dos óbitos ocorridos;

O primeiro óbito foi de um homem, de 60 anos, portador de doença cardiovascular crônica, conforme notificação hospitalar. Ele iniciou sintomas no dia 28 de abril e foi a óbito nesta segunda-feira, dia 17 de maio.

O segundo óbito foi de um homem, de 38 anos, sem comorbidades, de acordo com notificação do hospital. Ele começou a ter sintomas no dia 30 de abril e foi a óbito no domingo, dia 16 de maio.

O terceiro óbito foi de uma mulher, de 30 anos, com informação de ser gestante, segundo notificação hospitalar. Ela teve início de sintomas no dia 9 de abril e foi a óbito no último sábado, dia 15 de maio.

O quarto óbito foi de uma mulher, de 79 anos, sem comorbidades, conforme notificação do hospital. Ela iniciou sintomas no dia 30 de abril e foi a óbito no domingo, dia 16.

O quinto óbito foi de um homem, de 65 anos, sem comorbidades, de acordo com notificação hospitalar. Ele começou a ter sintomas no dia 12 de abril e foi a óbito no último dia 4 de maio.

O sexto óbito foi de uma mulher, de 59 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, segundo notificação do hospital. Ela teve início de sintomas no dia 20 de abril e foi a óbito na última sexta-feira, dia 14.

O sétimo óbito foi de uma mulher, de 47 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, conforme notificação hospitalar. Ela iniciou sintomas no dia 26 de abril e foi a óbito no último domingo, dia 16.

O oitavo óbito foi de um homem, de 64 anos, portador de doença cardiovascular crônica, de acordo com notificação do hospital. Ele começou a ter sintomas no dia 21 de abril e foi a óbito nesta segunda-feira, dia 17 de maio.

O nono óbito foi de uma mulher, de 43 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e obesidade, segundo notificação hospitalar. Ela teve início de sintomas no dia 2 de maio e foi a óbito no último dia 14 (sexta-feira).

O décimo óbito foi de um homem, de 52 anos, portador de doença cardiovascular crônica, conforme notificação do hospital. Ele iniciou sintomas no dia 12 de abril e foi a óbito no sábado, dia 15 de maio.

O 11º óbito foi de uma mulher, de 54 anos, portadora de diabetes mellitus e obesidade, de acordo com notificação hospitalar. Ela começou a ter sintomas no dia 8 de abril e foi a óbito no sábado, dia 15 de maio.

E o 12º óbito foi de uma mulher, de 82 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, segundo notificação do hospital. Ela teve início de sintomas no dia 20 de abril e foi a óbito no domingo, dia 16 de maio.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA mais uma vez, lamenta a perda de mais 12 vidas que foram ceifadas pelo coronavírus e se solidariza com os familiares, registrando aqui, os mais sinceros sentimentos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.