Porque falar por um dia não é o suficiente. A igualdade totalmente conquistada em um portal de noticias é quando uma seção é disponibilizada diariamente para temas diversos.

Mais uma vez, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA sai na frente e é o pioneiro na região a disponibilizar desde as comemorações do nosso 3º aniversário UM ESPAÇO OU SEÇÃO SOMENTE PARA ASSUNTOS DA MULHER. Fomos os pioneiros a detectar que você mulher é uma leitora privilegiada e merece uma página só para você, seja em nosso SITE ou no JORNAL DIGITALIZADO.

Estamos falando da seção ROSA CHOQUE, que sempre apresenta um tema ou assunto de interesse exclusivo das mulheres. Por que uma coluna dedicada às mulheres? Pode ter passado pela sua cabeça que é porque o feminismo, está na moda. Podemos garantir que não é.

Assim como não é único, o feminismo não é passageiro ou descartável. Ele se traduz em determinadas formas de estar no mundo. De olhar e pensar o mundo. Jeitos de agir que se articulam com o contexto, de forma mais ou menos radical. Uma contundência coberta de flores e cores, também não se restringe a um modismo.

Você pode ser uma daquelas pessoas que questiona: O que é mais que as mulheres querem? Pensando que, afinal de contas, hoje trabalham fora de casa, são mais livres sexualmente, chefes de família, moram sozinhas, viajam…O que alcançaram não é o suficiente? Do que estão reclamando!?

Não só pelo fato de que essa visão está limitada a pessoas de uma determinada classe social, ela pode ser bastante reducionista. Nem a igualdade formal foi totalmente conquistada, nem ela é suficiente. Não dá conta de todas as contradições que precisam ser enfrentadas. Prova é que essas mudanças não se traduziram em novas formas de relações, fundadas na não violência e destituídas da presunção do controle, por exemplo.

Em nossa Marília, que não tem uma tradição de movimentos sociais, com exceção ao fenômeno ocorrido entre 2002 e 2008 com as entidades comunitárias sobre o comando do CAMON ( Conselho das Associações de Moradores de Maríla ) não há mobilizações de mulheres, no entanto, existem movimento de mulheres em muitas cidades, principalmente nos grandes centros.

Existem agrupamentos espalhados por todas as regiões, do litoral ao Sertão, da viela da favela aos bairro nobres que alternam períodos de maiores e menores expressão pública. Têm os seus momentos de latência. Mas, neste 8 de março, uma vez mais estarão mobilizados e articulados, em sintonia com coletivos de outros estados e e até de outros países.

Citamos por exemplo que, neste 8 de março é o dia em que as várias correntes se unem e saem às ruas, com a alegria que só aquelas que aprenderam a ser sujeitos políticos conseguem sentir e expressar. Coloridas e ruidosas, com suas palavras de desordem, como costumam dizer.

As militantes afirmam que a data não é um evento, senão parte de um contínuo que se estende por todos os 365 dias do ano. Um dos propósitos dessa coluna é justamente o de dar mais visibilidade a esse processo, já que será sempre um espaço permanente enquanto durar.

Este é papel do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, O NOSSO JORNAL, que se posiciona como um veículo de comunicação da massa, da classe operária, dos trabalhadores, dos excluídos e claro, das MULHERES. É um primeiro espaço e portanto, uma primeira porta que se abre de forma integral para discutir assuntos relacionados a você mulher. Enfim, o espaço é todo seu, basta acessar o SITE e na HOME, clicar em ROSA CHOQUE.

Nessa coluna, ALÉM DE MODA, SAÚDE, SEXO, VARIEDADES E NOTICIAS, destacamos também os movimentos de mulheres. Não só. Também, e muito, daquelas que se movimentam pelo mundo, em diversos campos de atuação, modificando ou lutando para transformar os espaços por onde passam. Espero que vocês gostem, acompanhem, dialoguem, compartilhem e que a coluna tenha vida longa.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.