Alegria para os Pescadores Terminou hoje, quinta-feira, dia 28, o período de restrição para a pesca em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. A partir de amanhã, sexta-feira, dia 1º de março, a pesca na modalidade amadora e profissional estará liberada nos rios do Peixe e Aguapeí, e riachos, lagoas e represas. Mas, atenção: as restrições continuarão quanto aos tamanhos mínimos para cada espécie capturada. Por isso, é importante estar atento, para evitar problemas.

Muitos pescadores que desde o último dia 1º de novembro se mantiveram afastados de suas atividades, sejam elas esportivas ou profissionais, colaborando com a preservação do período de reprodução dos peixes, devem aproveitar este final de semana de carnaval para uma boa pesca.
Como acontece todos os anos, a piracema teve início no dia 1º de novembro do ano passado. Durante o período, a Polícia Ambiental desenvolveu amplo trabalho de fiscalização para evitar a prática ilegal de pesca. Vale destacar que, durante o período de piracema, é preciso maior conscientização por parte das pessoas, que mesmo apreciando a pesca, devem respeitar o período de reprodução dos peixes.
Para quem está muito ansioso, é bom saber que o período de restrição continua até a meia-noite de hoje, com a proibição da pesca de peixes nativos na bacia hidrográfica do Rio Paraná, que compreende o Rio Paraná, seus formadores, afluentes, lagoas, lagoas marginais e reser-vatórios.

Durante todo o período, as operações flagraram poucas irregularidades, mas todos os casos resultaram em multas e inquéritos. 
É importante saber que, ainda hoje, quem for flagrado praticando a pesca de forma ilegal, estará sujeito a multa, cujo valor mínimo, em caso de descumprimento da Instrução Normativa nº 25, é de R$ 700,00, havendo também providências quanto ao crime ambiental e apreensão dos instrumentos, apetrechos, produtos, embarcações ou veículos utilizados na prática direta da infração.

Piracema

A piracema é a subida dos peixes até as cabeceiras dos rios para a desova, a fim de se reproduzirem. Todos os anos, algumas espécies de pescados fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, com o objetivo de perpetuar suas espécies.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.