Nos últimos anos, esta é mais uma polêmica que aos poucos vai se desmistificando e se caracterizando como doutrina dos homens, conforme avistaremos mais a frente em um pronunciamento sensato do próprio papa Francisco.

Apenas para recordar, o programa Giro do Boi exibido ainda no lançamento da campanha da fraternidade de 2018, foi especial por discutir de forma profunda o assunto. Para isto, trouxe um convidado abençoado, o teólogo, filósofo e padre Tarcísio Marques Mesquita, que também é coordenador da Pastoral e membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de São Paulo.

Na ocasião, ele compareceu para esclarecer o grande tabu e os questionamentos sobre o consumo de carne bovina no período de quaresma, que sempre começa na quarta-feira de cinzas e segue até o dia a véspera da sexta-feira santa.

O Brasil é o país com maior número de católicos no mundo e muitos seguem a penitência de não comer carne vermelha durante 40 dias. Mas o pároco afirmou que o convite da abstinência da igreja católica é para quem tem entre 18 e 59 anos, se prive do consumo apenas no primeiro e último dia da quaresma e durante as sextas-feiras do período.

O sacerdote ainda ressalta que pessoas mais humildes não precisam seguir os preceitos religiosos e o que mais importa é a dedicação as orações e reflexões pessoais. “Do que adianta fazer um jejum imenso e se tornar um penitente, como quem caminha por estradas carregando uma cruz e maltratar uma pessoa, maltratar o próximo  e não ser um bom vizinho. O que adianta se minha vida não se transforma em coisas boas?”,  ressaltou o padre.

O verdadeiro jejum vem do coração, diz Papa na Quaresma

Papa Francisco explica qual é o verdadeiro jejum - Santuário de Angelina/SC

Se voltarmos ainda mais no tempo, em uma homilia de fevereiro de 2015, o Papa se inspirou na Primeira Leitura extraída do Livro de Isaías, em que o povo se lamenta a Deus por não ouvir seus jejuns. Francisco destacou que é preciso distinguir entre o “formal” e o “real”, pois, para Deus, não é jejum deixar de comer carne e depois brigar e explorar os trabalhadores. Jesus condenou os fariseus porque faziam tantas observações exteriores, mas sem a verdade do coração.

O jejum que Jesus quer, segundo o Papa, é aquele que dissolve as cadeias injusta, liberta os oprimidos, veste os nus e faz justiça. Isso porque o verdadeiro jejum vem do coração, não é somente externo. “O amor a Deus e o amor ao próximo são uma unidade e se você quer fazer penitência, real não formal, deves fazê-la diante de Deus e também com o teu irmão, com o próximo”.

Como se vê e na realidade é um tabu mantido pelos mais antigos, onde a realidade atual foi transcrita e explicada pelo padre Tarcísio Marques com uma complementação bíblica do Papa Francisco. Comam carne à vontade, pois o pecado não esta na carne que entra pela boca, mas, na nossa carne que comete o pecado contra o próximo e contra nós mesmos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.