Quer mandar bem na entrevista de emprego? Saiba então, quais são as perguntas mais frequentes e veja o que fazer em cada situação com as dicas que preparamos com carinho para você.

Quando crianças, geralmente, ouvimos sempre a mesma pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Com o passar do tempo a pergunta passa a ganhar outras formas. Isto é, deixamos de ter alguns sonhos em relação ao nosso futuro e passamos a encarar a realidade da vida adulta. Escolhemos, geralmente, um curso de graduação, estudamos e partimos posteriormente para o mercado de trabalho.

Sabe aquela pergunta, feita muitos anos atrás, quando ainda éramos crianças? Então, ela torna-se de fato uma realidade. Passamos então a exercer as nossas funções no mercado, daí surgem novas e constantes perguntas. Como por exemplo, as várias perguntas que pipocam na hora de fazer uma entrevista de emprego.

As perguntas feitas em uma entrevista de emprego não estão muito longe daquela pergunta de infância: o que você é, o que você quer ser? No entanto, na entrevista, essas perguntas nos levam a responder de uma forma mais elaborada e consciente sobre os nossos desejos, personalidade e sobre a própria vaga.

E aí, você está preparado para responder as perguntas das empresas? Huum, ainda não?

Então, pensando nisso, separamos 15 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, que basicamente se dividem em 3 grandes blocos de questões: sobre mim, sobre a vaga e sobre a empresa (não necessariamente nesta ordem). Vamos conferir ???

Perguntas Mais Comuns em Uma Entrevista De Emprego

Entrevista de emprego: 15 perguntas mais frequentes

Questões Sobre Mim

1 . Pode falar um pouco sobre você?

Pode parecer clichê, entretanto, na grande maioria das vezes, essa é a primeira pergunta. Ou seja, o melhor é resumir a sua vida profissional a ponto de enfatizar mais sobre a sua personalidade, gostos e manias.

Porém, é interessante criar uma conexão que ligue a sua personalidade e sua compatibilidade com a posição que você pretende assumir. Mas não tenha medo de falar também sobre os seus interesses pessoais e projetos. 

2. Como as outras pessoas descreveriam você?

Claro que não é possível responder de forma completa essa pergunta, mas os entrevistadores podem aprender muito com sua resposta e passar a te ver com outros olhos. Nessa fase eles querem saber que imagem você passa como pessoa e profissional.

Então, procure responder apresentado o conteúdo de cartas de recomendação e avaliações de empregos anteriores. Além disso, descrições de professores de faculdade, de projetos voluntários e de intercâmbio, são valiosos nesse momento. 

3. Que hobbies você tem fora do trabalho?

Essa pergunta geralmente pretende descobrir se você se encaixaria no local de trabalho. Por isso, se você conseguir fazer a conexão entre um de seus hobbies e o emprego oferecido, será ótimo.

Caso contrário, tente enfatizar as atividades das quais você participa com outros, como esportes, mostrando que você é uma pessoa que opera bem em equipe.

4. Quais são os seus pontos fortes?

Essa pergunta é uma oportunidade para você contar algo positivo sobre você, mas seja humilde, ok? Dessa forma, você pode focar nas suas melhores qualidades e nas coisas que você sabe fazer de melhor.

Assim, nesse momento, você demonstra expertise e passa segurança para ocupar a vaga. Além disso, também foque nas razões que esses pontos fortes fazem de você um bom candidato para a vaga.

5. Quais são os seus pontos fracos?

Responda a essa pergunta com sinceridade, mas não exagere e nem intensifique isso de forma ainda mais negativa. Ou seja, não diga ao empregador coisas que o façam duvidar da sua capacidade de executar o trabalho oferecido e nem negue que você tenha quaisquer pontos fracos. 

Pode acreditar, o recrutador já ouviu candidatos falando que o seu maior defeito é ‘se preocupar demais com o trabalho”, e ele sabe que isso pode ser besteira. Então, tente pensar no que realmente é um ponto fraco de sua personalidade. 

Questões Sobre a Vaga

6. Você já teve alguma situação de conflito no trabalho? Como a resolveu?

Certamente os empregadores querem pessoas que trabalhem bem em equipe e que também lidem bem com os conflitos. Portanto, o entrevistador vai perguntar se você lida bem com os problemas que podem surgir com colegas ou superiores. 

Ou seja, ele vai querer saber quais serão suas atitudes, se você vai agir rapidamente, com respeito, maturidade e mente aberta. Pense bem na sua resposta, busque sempre ressaltar que você dá muito valor à cooperação e trabalho em equipe. 

7. Você já discordou de uma decisão de colega/superior? Como você lidou com isso?

As empresas não esperam que seus funcionários concordem com todas as decisões, mas sim que saibam lidar com as divergências. 

Então, evite dizer ao seu entrevistador sobre aquela vez em que você se negou a cumprir uma decisão superior, ou sobre aquela outra em que você só se calou. Reavalie esses acontecimentos e tente falar sobre uma oportunidade em que você manifestou preocupação e encontrou uma solução em conjunto.

8. Por que você quer sair do seu emprego atual?

Nunca fale mal do seu emprego anterior, ou mesmo do atual. Isso é uma demonstração de falta de profissionalismo. Em vez disso, destaque a sua vontade de aprender e crescer em um lugar diferente e de dar lugar às novas experiências. Tente fazer isso soar como se fosse suas metas profissionais.

9 – Por que você foi demitido?

Pergunta meio “saia justa”, não é mesmo? Tente mostrar a demissão como um aprendizado e reforce como as coisas teriam sido diferentes caso você tivesse tido uma chance em outra equipe, por exemplo. 

Além disso, se você acha que sofreu um tratamento injusto no emprego anterior, não tenha medo de mencionar. Fale sobre sua vontade de trabalhar em um ambiente positivo e acolhedor.

10. Você está fazendo entrevistas em outras empresas?

Essa pergunta é muito importante, então não os deixe pensar que podem se dar bem diminuindo as suas expectativas salariais. Seja sincero se você estiver procurando outra vaga. Se realmente você estiver procurando outro emprego, informe sobre as razões de você querer esse emprego. No entanto, não faça o entrevistador pensar que você tem uma única opção.

Questões Sobre a empresa

11. O que você conseguiu realizar no trabalho anterior?

Essa pergunta é uma chance de você se destacar dos demais candidatos. Então, tente mencionar uma vez em que a sua iniciativa e trabalho duro foram de grande valia em um emprego anterior. Se possível, cite prêmios ou citações que você recebeu em um trabalho do passado. 

12. Por que você está interessado neste emprego?

Procure demonstrar que seus objetivos profissionais estão alinhados com a vaga para a qual você está sendo entrevistado. 

Além disso, eles também querem que você tenha certeza do que realmente a empresa faz. Assim, saiba quais são as atividades do negócio e informe ao recrutador e explique a razão de a empresa despertar o seu melhor, a sua motivação. Pode ser a cultura da empresa, a missão, o produto, por exemplo. Em suma, escolha alguns aspectos que fazem a empresa e vaga serem especiais para você. 

13. Tem algo que você gostaria de fazer de diferente nesta empresa?

Essa pergunta é como uma corda-bamba, porque dá a oportunidade de desmerecer ou criticar as próprias pessoas que têm o poder de conceder esse emprego a você. Não faça isso. 

Os entrevistadores geralmente procuram ideias e perspectivas novas, mas tente não insultar acidentalmente as pessoas para as quais você pode vir a trabalhar. Dê sugestões positivas sem ressaltar aspectos negativos da empresa. 

14. O que você sabe sobre a nossa empresa?

Os entrevistadores querem saber o quão preparado você está para a entrevista. Você pesquisou pela empresa para descobrir o que ela faz? Você sabe que posição assumiria caso aconteça a contratação? 

Ainda não?

Então, pesquise tudo que for possível sobre a vaga, e não tenha medo de perguntar sobre as coisas que possam não estar claras na hora da entrevista.

15. Por que deveríamos considerar a sua contratação?

Nesse ponto o entrevistador quer dar a você uma chance de se vender como melhor candidato ao emprego. Geralmente, isso significa focar nas qualidades que separam você dos concorrentes, seja por meio de suas habilidades únicas ou de sua capacidade de se encaixar na cultura do trabalho.

Além disso, eles querem saber se, de fato, seus objetivos estão alinhados com a visão da empresa.

Tudo Pronto?

Que essa lista de perguntas frequentes em uma entrevista de emprego, ajude você à se preparar bem para esse momento e garantir o tão sonhado emprego. Além disso, se quiser também compartilhar com a gente algumas perguntas que sempre te fizeram numa entrevista de emprego, é só deixar nos comentários. No mais, compartilhe com seus amigos e confira as oportunidades de emprego que O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA preparou para esta segunda feira. Boa sorte e até a próxima.

VAGAS DE TRABALHO NO PAT DE MARÍLIA SEGUNDA-FEIRA 19/10/2020

AS VAGAS PODEM SER ENCERRADAS A QUALQUER MOMENTO DEVIDO AO LIMITE DE ENCAMINHAMENTOS. OS INTERESSADOS EM CONCORRER ÀS VAGAS LIGAR PARA 3433-3212 OU 3433-3469

AUXILIAR DE
ESCRITÓRIO 
COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA –  MÍNIMA DE 6 MESES (DE PREFERÊNCIA MASCULINO);  ESCRITORIO DA FABRICA DE BLOCOS DE CIMENTO. SEGUNDA A QUINTA 07:00 ÀS 12:00 / 13:00 ÀS 17: SEXTA FEIRA 07:00 AS 16:00 HORAS ENVIAR CURRÍCULO PARA mariliablocos@gmail.com 
OPERADOR DE TORNO CNC E  OPERADOR DE CENTRO DE USINAGEM HOMEM COM MAIS DE 25 ANOS; NECESSITA EXPERIÊNCIA. ENVIAR CURRÍCULO PARA: maritorno.marilia@gmail.com  
AUXILIAR DE
PRODUÇÃO 
COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM CARTEIRA NO SETOR DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIO, TER CNH A/B E VEÍCULO PRÓPRIO, TER DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DIURNO E NOTURNO, ESTARÁ ATUANDO EM FUNÇÕES QUE NECESSITA DE ESFORÇO FÍSICO (TRABALHO BRAÇAL), RESIDIR EM MARILIA. SALÁRIO 1.580,00 + BENEFÍCIO: 220,00 VALE ALIMENTAÇÃO 
REPRESENTANTE
COMERCIAL
>> NECESSÁRIO CNH AB <<REPRESENTANTE COMERCIAL NA CIDADE DE MARÍLIA, PARA FAZER ATENDIMENTO NOS SETORES DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, AGROPECUÁRIA, SERRALHERIA, VIDRAÇARIA, PET, ELÉTRICA E HIDRÁULICA, INDÚSTRIA, ETC. 
VENDEDOR
EXTERNO 
REQUISITOS: ENSINO MÉDIO COMPLETO;TER CNH E VEÍCULO PRÓPRIO; RESIDIR NA CIDADE DE ATUAÇÃO, DESEJÁVEL CONHECIMENTO DA ÁREA DE VENDAS EXTERNAS; EXCEL INTERMEDIÁRIO; ENTREGA DE RESULTADOS; BOA COMUNICAÇÃO, INICIATIVA E PRO ATIVIDADE, HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO. SALÁRIO: EM TORNO DE R$ 2.500 + BENEFÍCIOS 
DESIGNER
GRÁFICO 
DOMÍNIO DO COREL DRAW. SE POSSÍVEL, EXPERIÊNCIA COM MÁQUINAS DE IMPRESSÃO E RECORTE.
 OS INTERESSADOS DEVERÃO MANDAR SEUS CURRÍCULOS PARA: resitank@hotmail.com 
BLOQUEIRO EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCO DE CONCRETO   
PEDREIRO EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA FUNÇÃO   
EXPERIÊNCIA EM SOLDA
ELETRICA OU ELETRICA/MIG
FAREMOS UM TESTE DE SOLDA NO DIA DA ENTREVISTA INICIAL.  
1
FAREMOS UM TESTE DE SOLDA NO DIA DA ENTREVISTA INICIAL.  INTERESSADOS: COMPARECER À AV AZARIAS CARVALHO LEME, 1747, DAS 08HS ÀS 11HS OU DAS 14HS ÀS 16HS    
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.