Nesta quinta feira ( 4 ), a concessionária Eixo-SP assume de forma oficial todo trecho já duplicado entre Marília e Bauru da SP-294, e de forma imediata confirmou que a mesma vai passar a ter dois pedágios em no máximo 12 meses. Estão previstas ainda outras cinco praças de cobrança entre Marília e Panorama na mesma rodovia.

O trecho faz parte do lote Piracicaba-Panorama, concedido à iniciativa privada no maior leilão de malha rodoviária do Brasil. O lance vencedor foi de aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

Segundo informe da concessionária, já para o primeiro mês de operação estão previstos reparos no asfalto, melhorias no pavimento, sinalização e limpeza das laterais da rodovia e canteiro central. Sendo que, Posteriormente devem receber investimentos dispositivos e marginais. No entanto, o grosso dos investimentos regionais pode demorar até 36 meses.

A informação dada pelo presidente da Eixo-SP, Sérgio Santillan, em coletiva de imprensa online nesta terça-feira (2), é de que os valores das tarifas ainda não estão definidos e devem ser confirmados pelo governo estadual.

Antes da concessão, no entanto, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), havia divulgado previsões desses valores. A praça de pedágio prevista para o km 426 da rodovia, em Marília, teria tarifa cheia de R$ 8 para automóveis. O pedágio que fica próximo de Bauru, no km 367, custaria R$ 8,87.

Ida e volta de Bauru poderia custar R$ 33,74 para os marilienses, segundo os dados divulgados anteriormente. Outro valor que deve impactar muitos trabalhadores é o do pedágio previsto entre Marília e Pompeia, no km 477. A previsão de cobrança é de R$ 8,13. Ida e volta para Pompeia sai por R$ 16,26.

Pode-se considerar que a cidade de Marília está ilhada entre radares, ou seja, para qualquer sentido que for o motorista serrá obrigado a pagar pelo pedágio. Por um outro lado, não houve grandes mobilizações da classe política, mesmo porque, as cifras de lucro para as prefeituras é algo considerado “mui” vantajoso para os cofres. E o povo paga a conta.

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