Crime aconteceu no dia 31 de outubro quando a vítima chegava para trabalhar no motel. Suspeito, que também é coronel aposentado da PM, está preso no Presidio Militar Romão Gomes.

Não tem escapatória. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) já marcou a primeira audiência sobre o crime envolvendo o dono de um motel em frente a penitenciária de Marília, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, suspeito de matar um funcionário. O crime aconteceu no dia 31 de outubro quando a vítima, Daniel Ricardo da Silva, chegava para trabalhar.

Segundo o TJ a audiência será online e está marcada para o dia 31 de janeiro de 2022, às 13h30. Na ocasião, oito testemunhas da acusação e oito da defesa serão ouvidas, além do interrogatório do réu, Dhaubian Braga Brauioto Barbosa, que também é coronel aposentado da Polícia Militar.

Segundo as investigações ele atirou em Daniel Ricardo da Silva, de 37 anos, quando ele chegava para trabalhar no motel. Imagens do circuito de segurança do motel mostram o momento em que a vítima chega para trabalhar e também dois dos três disparos que mataram Daniel. A motivação do crime teria sido passional. 

Pedido de liberdade

No dia 21 de dezembro de 2021, o TJ negou o segundo pedido de liberdade desde a prisão de Dhaubian que foi convertida de temporária para preventiva no começo deste mês de dezembro. No despacho, o desembargador Tristão Ribeiro identificou que no dia 1º de dezembro de 2021, quando foi oferecida a denúncia, Dhaubian já estava em prisão preventiva decretada.

O primeiro pedido de liberdade já havia sido negado no dia 11 de novembro, quando a 2ª Vara Criminal da Justiça de Marília decidiu manter a prisão do acusado. No dia 22 de novembro, o TJ também recusou o primeiro pedido de habeas corpus e manteve a prisão.

A defesa do coronel aposentado sustentou que ele sofre constrangimento ilegal por parte do juízo de direito do plantão judiciário da 31ª circunscrição judiciária (comarca de Marília ), consistente na decretação da sua prisão temporária.

Apontam que, ao tomar conhecimento de que havia mandado de prisão expedido em seu desfavor, Dhaubian, se apresentou de forma espontânea perante à autoridade policial e colaborou com as investigações e que o crime não foi premeditado, pois agiu em legítima defesa, além de possuir bons antecedentes, residência fixa e ocupação lícita.

O advogado de defesa, Charles dos Santos Cabral Rocha, informou que ainda cabe recurso dessa decisão e que a defesa estuda como irá recorrer.

Flagrante do crime

Câmeras de segurança flagram momento em que coronel dispara tiros contra funcionário de motel — Foto: Tv Tem /Reprodução

Câmeras de segurança flagram momento em que coronel dispara tiros contra funcionário de motel — Foto: Tv Tem /Reprodução

Imagens do circuito de segurança que flagraram o momento exato em que o coronel aposentado da PM atira em Daniel. Pelas imagens, é possível perceber o momento em que a vítima chega ao local de trabalho. Após passar pelo corredor e cumprimentar outra funcionária, o rapaz encontra com o proprietário do motel.

Neste momento, o coronel dispara os dois primeiros tiros contra a vítima, que cai no chão, junto à mochila. Daniel foi baleado com três tiros e, quando a polícia chegou ao local, o funcionário já estava sem vida. Um das balas atingiu uma funcionária, que teve um hematoma na perna (veja abaixo).

A Polícia Civil concluiu o inquérito no dia 25 de novembro e descartou a hipótese de legítima defesa, alegada pela defesa do réu. Segundo a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a motivação para o homicídio foi passional, após o acusado descobrir um caso extraconjugal entre a vítima e a esposa.

Hematoma na perna da funcionária do motel atingida por uma das balas disparadas pelo coronel da PM — Foto: Arquivo Pessoal

Hematoma na perna da funcionária do motel atingida por uma das balas disparadas pelo coronel da PM — Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista o delegado titular da DIG de Marília, Luís Marcelo Sampaio afirmou que o pedido da legítima defesa foi negado porque a tese é restrita para ameaças ou agressões injustas.

“Pelo que apuramos, a vítima não teve condições de reagir e não foi de encontro ao autor. O coronel já estava aguardando o Daniel há um tempo no motel. Ele escolheu um local do motel em que a vítima não tinha possibilidade de mobilidade”, explicou.

Dhaubian foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado em motivo fútil sem possibilidade de defesa. De acordo com a Polícia Civil, ainda são feitas diligências para encontrar a arma do crime.

Funcionário de motel é morto a tiros em Marília; dono é suspeito do crime — Foto: Reprodução

Funcionário de motel é morto a tiros em Marília; dono é suspeito do crime — Foto: Reprodução

Arsenal apreendido

O coronel aposentado da PM se apresentou na CPJ ( Central de Policia Judiciária ) três dias após o crime, no dia 3 de novembro. A defesa do ex-PM reforçou que ele compareceu espontaneamente à delegacia e que está cooperando com as investigações.

Uma arma foi apreendida no dia do crime, ao lado do corpo. Segundo a Polícia Civil, a arma é da PM e de uso pessoal da esposa do suspeito, que também é policial militar. No entanto, diz a polícia, não há indícios de que essa arma foi ou estivesse sendo utilizada pela vítima.

Um dia antes de o coronel se entregar, a equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), responsável pelas apurações do caso, encontrou um “arsenal” na casa do suspeito. Diversas armas foram apreendidas, entre elas um fuzil.

Armas foram apreendidas em um outro motel de propriedade do coronel aposentado da PM — Foto: DIG/ Divulgação

Armas foram apreendidas em um outro motel de propriedade do coronel aposentado da PM — Foto: DIG/ Divulgação

Uma semana depois, no dia 9 de novembro, policiais voltaram a achar muitas armas que seriam do coronel, desta vez em um outro motel pertencente ao acusado. Segundo o delegado da DIG, Luís Marcelo Sampaio, foram apreendidas pistolas e revólveres escondidos em uma laje.

Ainda segundo o delegado, algumas armas são raras e de uso restrito, inclusive do exército norte-americano. Todas as armas estavam sem documentação, mas segundo a polícia seriam do coronel aposentado da PM.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.