De acordo com Greendale, os pesquisadores não sabem exatamente por que essas mudanças no armazenamento de gordura ocorrem. … Essa gordura, que pode se expandir não apenas com a menopausa, mas com estresse, falta de exercício, dieta pobre e outros fatores, é a “gordura problemática”, disse Greendale

Ao contrário da crença popular, a menopausa não causa um aumento de peso e sim da gordura em torno da cintura, segundo estudo da Sociedade Internacional da Menopausa (IMS). A pesquisa estabeleceu que as mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa não estariam envolvidas com um aumento de peso.

“É um mito que a menopausa faça com que a mulher aumente de peso”, afirmou a principal autora da pesquisa, Susan Davis, professora da Universidade de Monash, de Melbourne, Austrália.

“Na realidade, isso é apenas uma consequência dos fatores ambientais e do envelhecimento. Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real”, afirmou.

“Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, um mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura”. A pesquisa publicada na revista Climacteric revisa os estudos realizados sobre o tema entre 1966 e 2012.

Segundo estes estudos, as mulheres ganham em média 0,5 kg por ano a partir dos 50 anos, mas apresentam um rápido aumento da gordura abdominal no terceiro ano depois da menopausa. As mesmas mudanças são observadas entre as mulheres de diferentes regiões do mundo.

Nos Estados Unidos, em 2008, a obesidade abdominal afetava 65,5% das mulheres de 40 a 59 anos e 73,8% das mulheres com mais de 60 anos. O acúmulo de gordura abdominal representa um aumento do risco de diabetes e principalmente de doenças cardiovasculares, principal causa de morte entre as mulheres na pós-menopausa.

“As mulheres devem controlar seu peso antes que se converta num problema, e se não se preocuparem com isso antes da menopausa, devem fazê-lo quando esse período chegar, ou seja, cuidar de sua dieta e fazer mais atividade física”, recomendou o presidente da IMS, Tobie de Villiers.

Por que acumulamos gordura na barriga com a menopausa?

O corpo feminino, quando entra na menopausa, passa por muitas transformações e boa parte delas é causada por alterações hormonais. Os ovários, que antes eram o principal gerador de estrogênio – o principal hormônio feminino, deixam de funcionar. Com isso, há uma queda acentuada dos níveis de estrogênio no organismo da mulher.

Essas alterações hormonais trazem mudanças importantes na saúde física feminina e a distribuição de gordura no corpo passa a obedecer a um padrão, acumulando-se na barriga e não mais no quadril, no bumbum, nas coxas e nas mamas.

A má notícia é que essa gordura abdominal é perigosa. Ela pode se acumular entre as vísceras e causar uma série de doenças, como o diabetes tipo 2, complicações cardíacas e até mesmo o câncer.

Isso tem solução?

Os hormônios, no entanto, não são os únicos culpados pela gordura da barriga com a chegada da menopausa. O metabolismo naturalmente mais lento, aliado ao sedentarismo e à má alimentação, também são fatores-chave para que esse acúmulo aconteça. Além disso, há casos de mulheres que ficam deprimidas ou ansiosas nessa fase, e acabam comendo mais, às vezes até sem perceber.

Não existe exceção? Toda mulher com mais de 40 acumula gordura abdominal?

Sim, existe e, talvez, seja única exceção conhecida até o momento. Neste sentido, poderíamos citar os procedimentos cirúrgicos estéticos de abdômen. Ou seja, quando a mulher já tiver feito plástica em abdômen ou lipo em abdômen.

Imagem de um abdômen feminino sendo preparado com tracejado de marcador preto para um procedimento cirúrgico estético.

Lipo em abdômen ou abdominoplastia poderiam modificar a localização da gordura abdominal

No caso de ter se submetido a uma abdominoplastia ou lipo em abdômen + flancos + costas, você pode não estar percebendo o surgimento dessa barriguinha.

Nesta situação, a gordura, que iria se depositar nos adipócitos da região aspirada, vai se depositar em uma outra área do corpo. Desse modo, o número de áreas trabalhadas, o volume de gordura removido e, até, a genética poderiam influenciar a nova localização.

Ou seja, o organismo vai tentar recuperar a gordura que lhe foi “roubada” e que se constituía em uma reserva de energia para um momento difícil. Assim, alguns meses após o procedimento, o organismo vai estimular o ganho de peso e o acúmulo de gordura em áreas distantes daquelas que foram “lipadas“.

A realização de lipo em abdômen poderia estimular o ganho de peso nas mulheres com predisposição genética

As áreas onde a “nova” gordura será acumulada podem variar de mulher para mulher, mas, em geral, se localizariam nos braços e pescoço. Por outro lado, as mulheres que tem grande facilidade para engordar, tenderiam a ganhar vários quilos.

Assim sendo, diferentes áreas seriam escolhidas requisitadas para acumular gordura, compensando os antigos depósitos. Portanto, estas seriam as situações em que veríamos mulheres com silhuetas desproporcionais. Ou seja, haveria um acúmulo excessivo de gordura no pescoço [o “papo”de gordura], nas costas e mais intenso, ainda, nos braços.

mulher+40 acumula gordura abdominal

Por que mulher com mais de 40 acumula gordura abdominal com tanta facilidade?

A partir dos 40 anos, a maioria das mulheres já está começando a longa jornada da Transição da Menopausa. Assim, sutilmente, vai começar a sofrer a influência do sobe e desce dos hormônios ovarianos, provocando inúmeras alterações no organismo, que podem ou, não, ser visíveis.

Para exemplificar, a partir destas alterações hormonais iniciais, as mulheres começariam a perceber que os sintomas da TPM estariam mais intensos,aparecendo cada vez mais cedo.

Ou seja, o período de TPM poderia se estender por 7 a 10 dias. Além do mais, nestes dias, dores de cabeça e crises de enxaqueca tenderiam a se tornar mais frequentes, assim como, também, as alterações de sono. Entretanto, os ciclos menstruais estariam bem normais, não deixando transparecer as irregularidades nos níveis dos hormônios ovarianos.

O acúmulo da gordura abdominal seria proporcional à diminuição dos hormônios na mulher+40

Na mulher, a meia-idade coincide com as flutuações hormonais ovarianas e é considerada crítica para:

  • a distribuição da gordura [lugar do corpo onde se localiza]
  • a composição corporal [quantidade de gordura e músculos].
A grande inimiga da mulher +40.

Nos primeiros anos da transição da menopausa, a secreção cíclica de estradiol e da progesterona desaparece e a produção dos hormônios sexuais femininos diminui rapidamente. Assim sendo, as alterações na distribuição de gordura e, consequentemente, nas formas do corpo da mulher parecem refletir o metabolismo modificado no tecido adiposo.

Níveis diminuídos do hormônio Estradiol fariam a gordura migrar das coxas para o abdômen

Ou seja, antes do início da transição da menopausa, os níveis elevados do hormônio Estradiol estimulam a atividade da enzima Lipase Lipoproteica (LPL) nos adipócitos localizados na região das coxas e glúteos. Simultaneamente, ele ativaria a lipólise (a degradação da gordura) nos adipócitos abdominais. Dessa maneira, o Estradiol promoveria o acúmulo de gordura na região glúteo-femoral.

Entretanto, quando os níveis de Estradiol diminuem, como na menopausa, o oposto vai acontecer. Ou seja, a gordura vai migrar das coxas e glúteos para a região abdominal.

Conclusões

Transição da Menopausa vai, então, favorecer o acúmulo de gorduras no organismo e, também, promover uma maior concentração dos depósitos de gordura na região abdominal mais central.

Estudos recentes têm sugerido que o aumento do peso [em kg] tenderia a acontecer quando as mulheres chegassem mais próximo dos 50 anos e seria causado pelo processo de envelhecimento do próprio organismo. A menopausa seria responsável, principalmente, pela concentração da gordura na região abdominal.

Como emagrecer e perder barriga na menopausa

Perder peso após menopausa reduz risco de câncer de mama, diz estudo -  Notícias - R7 Saúde

Como os tempos são difíceis, fazer uma lipo neste momento, parece estar fora de cogitação, não é mesmo ?!??! Por esta razão o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA foi a campo e pesquisou uma maneira mais saudável, menos traumática e tranquila. Vamos lá ?!?!

Para perder barriga na menopausa é importante ter uma alimentação equilibrada e manter a prática regular de exercício físico porque nessa fase acontecem mudanças na forma do corpo e fica mais fácil acumular gordura na região abdominal. Mas só a alteração hormonal dessa fase da vida não justifica o aumento de peso.

Por isso, as mulheres durante a menopausa devem garantir um gasto de calorias maior, com atividades físicas mais intensas e uma alimentação rica em frutas e legumes que são alimentos menos calóricos.

Dieta para perder barriga na menopausa

Uma boa opção de dieta para perder barriga na menopausa inclui:

  • Café da manhã: 1 copo de suco de arando e 2 fatias torradas de pão de soja ou 1 taça de granola com sementes de linhaça e 100 ml de leite de soja;
  • Lanche da manhã: 1 copo de vitamina de mamão com leite de amêndoa;
  • Almoço: 1 sanduíche de salmão com agrião, e 1 copo de suco de maçã ou 1 iogurte de soja;
  • Lanche da tarde: 1 fruta da época ou 1 taça de gelatina com iogurte;
  • Jantar: peixe grelhado com cenoura, cogumelo e espargos e 1 taça de salada de frutas;
  • Ceia: 1 iogurte natural ou 1 mingau de amido de milho (Maizena) com leite de aveia e 1 colher de café de lecitina de soja como suplemento nutricional.

Cada mulher apresenta necessidades nutricionais diferentes, sendo recomendado consultar um nutricionista antes de realizar algum tipo de dieta.

Dicas para perder barriga na menopausa

Algumas dicas para perder barriga na menopausa incluem:

  1. Fazer pelo menos 6 refeições ao longo do dia;
  2. Comer sopa ou sopa antes do prato principal, pois ajuda a regular a quantidade de calorias ingeridas durante a refeição;
  3. Ingerir alimentos com carboidratos com alimentos com baixo índice glicêmico, como o iogurte e maçã com casca;
  4. Incluir na refeição alimentos ricos em proteínas e pobres em gordura, como carne, queijo branco e ovos, porque aumentam a sensação de saciedade;
  5. Fazer hidroginástica ou pilates, pelo menos, 2 vezes por semana.

A melhor maneira de perder barriga é fazer uma combinação de dieta equilibrada com exercício físico e, por isso, a mulher deve fazer pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, todos os dias. Confira o vídeo na cabeça desta matéria e boa sorte !

GOSTOU DESTE ARTIGO ??? Então ajude o JORNALISMO INDEPENDENTE, curtindo e compartilhando nossa página para que possamos produzir novos conteúdos como este. Até a próxima.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.