Olá meus amigos, nesta edição vou procurar ser o mais sucinto possivel e deixar registrado aqui a minha indignação com as declarações proferidas pela maior autoridade politica do estado de São Paulo se dirigindo de forma grosseira a classe de aposentados da honrosa corporação da policia militar do estado de São Paulo. Vou iniciar contando uma historinha para ilustrar nosso comentário.

“Era uma vez, um cidadão de nome “João defensor do povo” ( Ficticio ) e, que na sua adolescencia teve como sonho ser um Policial Militar. João estava ainda no antigo madureza de uma escola estadual e logo ao concluir, procurou os meios ( concurso ) para realizar seu sonho. Foi uma caminhada díficil, pois nosso personagem morava em uma pacata cidade do interior e não estava acostumado com a rotina da cidade grande.

João era dedicado e amava o seu trabalho. Logo no quinto ano de atuação, conheceu sua parceira Joana que esta com ele até os dias de hoje. Sua área de atuação era considerada uma das mais perigosas de São Paulo, situada na zona sul da cidade e abrangendo os famosos bairros Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Herculano e Jardim das Imbuías. Para que é do meio, sabe os riscos a qual são expostos.


João Defensor do Povo, trabalhou por longos anos bravamente defendendo o cidadão de bem até que um dia em uma troca de tiros com bandidos foi atingido por um tiro em plena medula espinhal e, que acabou por coloca-lo em uma cadeira de rodas. Nosso herói estava ali, cumprindo o seu papel, sua função e seu juramento em defesa da população e acabou se tornando mais uma vítima da violência…


Hoje, nosso personagem está em uma cadeira de rodas, em uma aposentadoria forçada e, que não estava em seus planos, mas, mesmo assim, é motivo de alegria e de orgulho para a esposa e para os filhos pela bravura e pela coragem….


Na semana que passou, João Defensor do Povo, foi as lágrimas, quando em discurso publico o Governador João Dória se referiu aos militares aposentados como ” vagabundos”. Nosso personagem foi amparado pelos filhos que se revoltaram, com o histórico de bravura do Pai sendo praticamente jogado na lata do lixo, sem piedade, por uma pessoa que sequer sabe o que uma situação de confronto com marginais, e que sequer sabe o desespero da esposa e dos filhos quando o Chefe da familia sai para o trabalho sem saber iria retornar…


Precisei ilustrar essa estória para que todos pudessem refletir sobre esta situação de ficção mas, que é realidade de muitos policiais da reserva que doaram suas vidas pela corporação e pelo estado. Quantos ao lerem este texto lembraram de seus embates, das suas vitórias em defesa da segurança e, que ao final da vida recebem como recompesa uma medalha de desonra chamada ” vagabundos”.


E para piorar a reflexão, como devem estar os que estão ingressando na Honrosa Policia Militar ? Essa é a recompesa de um chefe de estado ??? E para isso que estou dentro dessa farda com um simples colete a prova de bala ??? Essa é motivação para aqueles que se dedicam a combater a criminalidade ???


Quero fazer minhas as palavras do Major Olimpio na tribuna do senado quando disse : -“O que dizer para a pensionista de um policial que morreu em serviço? E agora o governador de São Paulo, autoridade máxima no estado, o comandante-em-chefe da Polícia Militar, usa a expressão ‘vagabundo’. Policial que está na cadeira-de-rodas. No estado de São Paulo, nós temos quase 5 mil policiais deficientes físicos, que têm hoje próximo aos 90 anos de idade e recrutas novos, que, nos primeiros serviços, são baleados, acidentes de viatura, queda em local de ocorrência.


Por um outro lado, o Senhor governador, chegou a gravar um vídeo se retratando e admitindo que cometeu excessos. Mas, será que só isso basta ??? Será que não houve um desiquilibrio por parte daquele que deveria, em função do cargo, ter a sabedoria suficiente para lidar com um situação como aquela em Taubaté ??

Formatura de 2614 Soldados da PM no Sambódromo do Anhembi. Data: 27/05/2015. Local: São Paulo/SP. Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA


Até a manha deste sábado ( 19) era grande a mobilização de esposas destes heróis aposentados em redes sociais e o pior com filhos que se espelham e seus pais para nortear seus futuros. O estrago foi feito e a consequencia podem ter certeza vai pesar na balança nos próximos processos eleitorais.

Você já experimentou abrir um travesseiro de penas em frente ao ventilador ?? É bem assim a realidade, uma palavra mal fadada que surtirá efeitos dificilimos para efetuar uma recolha. Minha solidariedade a todos os Policias da Honrosa Policia Militar do Estado de Sâo Paulo, em especial, aos aposentados que por 30 anos estiveram à frente de luta no combate a criminalidade em nosso estado. Para a população, vocês são heróis que na realidade, prendem vagabundos de bermudão e camiseta, mas, muitas vezes de paletó e gravata.

Lourivaldo C. Balieiro é empreendedor social e Colunista do Jornal do Ônibus de Marília.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.