Aconteceu na Universidade de Marília (Unimar), o encontro de profissionais da área da saúde e acadêmicos com a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Dra. Sandra Coccuzz, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília. A palestra realizada de forma híbrida, online e presencial, teve como objetivo apresentar aos participantes as Plataformas Diagnósticas da Covid-19 e a atuação do Laboratório Móvel do Butantã.

De acordo com a Dra. Sandra, foi uma grande oportunidade este momento com os participantes. “Nosso objetivo é mostrar como o Butantã se estruturou e foi entendendo a covid, porque somos multiplicadores de conhecimento, trazendo nossa vivência, tirando dúvidas e, principalmente, entendendo como cada município e área de saúde vem se articulando. É uma troca necessária e rica”, destaca.

Em sua palestra, Sandra apresentou as técnicas utilizadas pela equipe do Instituto Butantã, utilizadas nas ações durante a pandemia, e apresentou o Laboratório Móvel do Instituto Butantã, o Lab Móvel, que tem como objetivo mapear e sequenciar o vírus SARS-CoV-2, além de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e das variantes que circulam na cidade onde ele se encontra e sua região.

“O Lab Móvel é um sonho concretizado e que vem refletindo frutos, porque a gente vem entendendo os reflexos da pandemia em cada município e isso vem agregando para o Butantã e para os estudos que estamos fazendo para o desenvolvimento da vacina”, explica a diretora do Instituto Butantã.

A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cláudia Tolentino Pires, destacou a importância deste encontro. “Estou honrada e orgulhosa de representar a cidade neste momento, por viver em Marília que está sediando e servindo como base, não só para os munícipes, mas também para uma região inteira, além de estar orgulhosa em poder estar
sendo representado quando um Instituto de tamanha responsabilidade, tamanha seriedade trás um pouco da história e da trajetória para nosso conhecimento. Porque ela nos apresentou amagnitude dos projetos que foram elaborados em uma semana, quinze dias e, até mesmo, dois dias. É uma oportunidade única e só tenho a agradecer aos presentes e à Unimar”
, ressalta.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, integrar o acadêmico com questões do cotidiano é mais um dos diferenciais da Universidade. “As parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde são importantíssimas na formação dos nossos alunos. Estamos felizes em contribuir para que este Encontro possa ser transmitido de forma simultânea para tantas cidades e profissionais da saúde. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.