Após uma semana com registro de temperaturas amenas, a cidade de Marília começou a ter, já a partir desta segunda-feira (19), dias frios e com previsão até de geada nas regiões baixas da cidade. Segundo os radares do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, não estão detectando chuva no estado de São Paulo, nem nas demais áreas de cobertura. Esta situação é reflexo da entrada de um ar polar vindo do sul do continente.

Nesta segunda-feira o mariliense despertou literalmente encapotado com a mínima de 4ºC, mas, com a sensação térmica de 2,9ºC, e a máxima, de 19ºC. O céu permanece claro e com poucas nuvens, e os índices de umidade relativa do ar atingem valores preocupantes, abaixo de 35% nesta tarde ensolarada, porém, fria. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal é que esse índice fique acima dos 40%. Portanto, o alerta está ligado para quem tem problemas respiratórios.

Se você se assustou com a queda brusca nesta madrugada, prepare-se, pois o mesmo deverá ocorrer nesta terça-feira (20). Amanhã, os termômetros devem marcar mínima de 4ºC e máxima de 23ºC, conforme o instituto, provocando uma sensação de 3ºC nas regiões mais baixas da cidade. Essa condição acentua a sensação de frio.

Segundo um informe da Defesa Civil do Estado de São Paulo, uma massa de ar frio vai avançar em todo o território paulista e provocar frio intenso de hoje, segunda (19) até quarta-feira (21).

A previsão é que Marília (SP) registre temperaturas menores de 6ºC. Já em Bauru, São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) os termômetros variam de 6ºC a 10ºC nesta semana.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Por isso, é necessário atenção às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e em situação de rua.

Cuidados para este dias de Baixas temperaturas

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório.

Fique alerta:

  • Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados;
  • Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

O que fazer antes:

  • Lave e seque bem mantas, cobertores e blusas guardadas por muito tempo em armários;
  • Abrigue os animais domésticos nas noites mais frias, pois eles também estão sujeitos aos importunos do frio.

O que fazer durante:

  • Mantenha-se bem agasalhado e não fique muito tempo exposto a um ambiente frio;
  • Procure manter-se hidratado, mesmo se sentir menos sede, para evitar ressecamento de pele e lábios por causa do ar frio;
  • Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados;
  • Evite banhos prolongados ou com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
  • Use soro fisiológico para hidratar olhos e narinas;
  • Ao usar aquecedores, é importante manter uma fonte de umidificação do ambiente em paralelo (recipientes com água, toalhas molhadas, umidificadores);
  • Mantenha ao menos uma fonte de ventilação em locais fechados para facilitar a circulação do ar e diminuir a concentração de vírus, bactérias e alérgenos no ambiente;
  • Atenção ao sol: mesmo no frio, é importante manter o cuidado de utilizar protetores;
  • Atenção redobrada com aquecedores em ambientes mal ventilados;
  • Evite que as crianças pequenas brinquem na cozinha, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes podem causar graves acidentes;
  • Não improvise para manter ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas com fogo, por exemplo;
  • Se observar pessoas em situações de vulnerabilidade diante de temperaturas baixas, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.