No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza no Brasil. Que todo mundo adora esse prato, a gente sabe. Mas o quanto você se interessa pela história da nossa queridinha? De onde ela veio? Como surgiu? Quais as intenções dela com o nosso coração? Por que existe um dia da pizza? Vem que a gente te explica tudo. Assim, você fortalece a relação e ainda faz bonito na frente dos amigos.

Origem da pizza

Sextou e, coincidentemente hoje ( 10 de julho) é comemorado internacionalmente o Dia da pizza, então nada melhor do que celebrar a data com uma redonda que leva os ingredientes de preferência nacional, ou seja, a Pizza que é feita de mussarela, molho de tomate salpicado, calabresa em rodelas, parmesão gratinado, com toque final de manjericão, azeitonas e orégano e outros ingredientes que foram acrescidos no Brasil de acordo com a cultura culinária de cada região e por que não dizer de cada cidade.

A história desse prato é cheia de mistérios e controvérsias. Acredita-se que tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os egípcios e hebreus. Esses povos foram os primeiros a misturar farinha e água, fazendo algo semelhante ao pão sírio. Os turcos também se tornaram adeptos da mistura, porém com ingrediente variados, como iogurte e carne de carneiro, na hora de elaborar a cobertura. 

Da forma como conhecemos a pizza hoje, podemos entregar todos os méritos para os italianos. Durante as Cruzadas, o prato chegou por lá no porto de Nápoles. A princípio, passou a ser considerado como alimento dos pobres do sul do país e os ingredientes ficavam por conta do alho, queijo e peixes. No século XVI, os tomates foram apresentados à culinária européia, vindos da América. Foram, então, acrescentados a pizza por Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, que decidiu homenagear as cores da bandeira italiana com a iguaria culinária. 

Segundo os historiadores, tudo começou em Roma com César, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea. A variação de coberturas foi sendo aperfeiçoado até que o tomate chegou à Europa. Muitas vezes o prato era vendido por ambulantes e servido no café da manhã. Desde 1985 se comemora o Dia Internacional da Pizza.

A JP PIZZARIA, uma de nossas mais importantes parceiras, se posiciona hoje, como uma pizzaria que realmente entende do negócio. No cardápio, as redondas são elaboradas com a autêntica massa italiana e leva ingredientes especialmente selecionados, além de ser assada em forno a lenha.

Sobre a JP PIZZARIA

Fundada há 07 anos, a JP PIZZARIA é hoje uma das mais conceituadas se tornando um dos maiores destaques do segmento de pizzarias na região de Maríllia. No cardápio, os clientes podem encontrar mais de 50 opções que variam de pizzas – feitas com a autêntica massa italiana, aberta a mão e assadas em forno a lenha -, carnes,massas, saladas, petiscos, cervejas, e um bom vinho que prometem agradar a todos os gostos.

E essa história de dia da pizza?

No Brasil, ela desembarcou junto com os imigrantes italianos, em São Paulo, e bairros como  Brás e Mooca viraram redutos de colônias. Até 1950, as pizzarias eram um ambiente restrito delas, nas famosas cantinas italianas. A partir daí, começou a ser disseminada em todo o país, seguindo particularidades e tradições culinárias de cada região brasileira.

Já o Dia da Pizza surgiu em 1985, graças a um concurso estadual que ocorria na cidade para escolher as melhores pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso foi tamanho que o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu: o dia do encerramento seria considerado o dia da pizza em todo território brasileiro.

Para João Augusto, proprietária da pizzaria, o momento é de tristeza, pois, infelizmente devido a pandemia e a quarentena não será possível realizar nem evento para comemorar a exemplo de anos anteriores devido a aglomeração; ” Nós estamos respeitando todos os protocolos exigidos pelo decreto e com isso, nos preparamos para efetuar um serviço de delivery ágil e eficiente. Esse ano, não será possível realizar nenhum evento a exemplo dos anos interiores com musica ao vivo, mas, podem ter certeza de que, estaremos dando um show na produção das melhores pizzas da cidade”, comentou ele.

Para solicitar a sua pizza preferida e comemorar o dia, João Augusto reforçou o delivery ( serviço de entrega ) e promete caprichar ainda mais na confecção de suas pizzas já consagradas pelo sabor diferenciado da massa. O atendimento estará disponível à partir das 18:00 horas e pode ser solicitado através do Whatts App ( 14 ) 99824-1002, e, também dos telefones (14) 3367-4867 e (14 ) 3417-5831. BOM APETITE !!!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.