A bola voltará a rolar pelos gramados de São Paulo neste próximo domingo. O primeiro jogo do Campeonato Paulista de 2022 será entre Novorizontino e Palmeiras, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, às 16 horas (de Brasília).

O Estadual de 2022 seguirá o mesmo sistema das edições anteriores, com quatro grupos compostos por quatro times. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte e se enfrentam nas quartas de final. Os clubes da mesma chave não se enfrentam no primeiro estágio do torneio.

No mata-mata, as partidas serão em jogo único, com o mando sendo da equipe com melhor campana na classificação geral. A exceção é a grande decisão, que é definida em jogos de ida e volta.

São Paulo busca o bi do torneio

O São Paulo venceu a última edição do Paulistão e encerrou um jejum de nove anos sem conquistas. O Tricolor Paulista também não vencia o Estadual desde 2005.

Na época comandado por Hernán Crespo, o Soberano venceu o último Paulista em cima do rival Palmeiras. Na ida, as equipes empataram em 0 a 0. Já na volta, no Morumbi, o São Paulo venceu por 2 a 0.

São Bernardo e Água Santa retornam

A atual edição do Paulistão contará com os retornos de São Bernardo e Água Santa. O primeiro conquistou a A-2 da última temporada, enquanto o segundo foi vice.

Além dos dois e os tradicionais quatro grandes, as equipes que disputam o Paulistão são: Inter de Limeira, Guarani, Ferroviária, Novorizontino, Botafogo, Ituano, Mirassol, Ponte Preta, Santo André e Bragantino.

O primeiro clássico do Paulistão será Corinthians e Santos, na Neo Química Arena, pela terceira rodada. O jogo será no dia 2 de fevereiro, às 21h35.

O jogo da quinta rodada entre Novorizontino e Palmeiras foi remarcado para esse próximo domingo. O Verdão terá uma maratona de quatro jogos em pouco espaço de tempo por conta da disputa do Mundial de Clubes.

REGULAMENTO E TABELA
Os 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada, enfrentarão os rivais das outras chaves em turno único na Primeira Fase. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Os dois piores no geral, por outro lado, serão rebaixados à Série A2. Já os clubes que ficarem entre o 9º e o 14º lugar disputarão o Troféu do Interior, com exceção dos clubes da capital e do Santos.

A competição prevê quartas, semis e final. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2023, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2023.

Os grupos do Paulistão 2022:

  • Grupo A: Corinthians, Água Santa, Guarani e Inter de Limeira
  • Grupo B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
  • Grupo C: Palmeiras, Botafogo-SP, Ituano e Mirassol
  • Grupo D: Santos, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André

Inscrições

Cada clube poderá inscrever 26 jogadores. Os times ainda terão à disposição uma “lista B” com número ilimitado de atletas formados nas categorias de base. Os requisitos são:

  • Possuir 16 anos completos e nascidos até 2001.
  • Estar registrado no clube ininterruptamente há 12 meses.

As equipes terão até 25 de fevereiro para inscrever jogadores na primeira fase. Em 22 de março, encerra-se o prazo para a troca de quatro atletas para a disputa das quartas de final. A “lista B” poderá ser alterada a qualquer momento.

Árbitro de vídeo

Assim como em 2021, o Paulistão terá árbitro de vídeo em todas as partidas.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Paulista de 2022:

25/01 – Terça-feira – Botafogo x Santo André – 19h00 – Estádio Santa Cruz
25/01 – Terça-feira – Corinthians x Ferroviária – 21h00 – Neo Química Arena
26/01 – Quarta-feira – Água Santa x São Bernardo – 15h00 – Arena Inamar
26/01 – Quarta-feira – Inter de Limeira x Santos – 19h00 – Limeirão
26/01 – Quarta-feira – Ituano x Novorizontino – 19h00 – Estádio Novelli Júnior
26/01 – Quarta-feira – Palmeiras x Ponte Preta – 21h35 – Allianz Parque
27/01 – Quinta-feira – Mirassol x Bragantino – 20h00 – Estádio Campos Maia
27/01 – Quinta-feira – Guarani x São Paulo – 21h30 – Estádio Brinco de Ouro da Princesa

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.