Uma pesquisa do programa USP Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, apontou que 85% dos professores de São Paulo acreditam que os alunos aprendem menos com o ensino a distância. O levantamento foi feito entre os dias 19 de maio e 7 de junho e contou com a participação de 19.221 professores da rede estadual de 544 municípios paulistas (84% do estado).

Questionados sobre a percepção quanto ao aprendizado dos alunos por meio da educação a distância, 41,9% dos professores responderam que os estudantes “aprendem muito menos” em casa, enquanto 43,1% disseram que os alunos “aprendem um pouco menos”. A soma dos dois resulta em um percentual de 85%. Para 9,9% dos respondentes, os alunos aprendem da mesma forma na sala de aula ou à distância. Apenas 4,1% acreditam que os estudantes “aprendem um pouco mais” no ensino a distância, e 1% disse que os alunos “aprendem muito mais” nesse formato.

A maioria dos estados e municípios do país ainda não retomou as aulas presenciais por causa da pandemia do coronavírus. Como alternativa, escolas adotaram o ensino a distância para aplicar o conteúdo para os alunos.

NÍVEL DO ENSINO AINDA NÃO FOI AVALIADO

A própria pesquisa é cautelosa ao afirmar que o dado trata-se apenas de uma “percepção do professor nesse momento de exceções e com muitos desafios”. O documento afirma que não existem, até o momento, processos efetivos para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes na educação a distância no país. “Somente esses instrumentos podem corroborar ou refutar tal percepção”, afirma a pesquisa. Além disso, o estudo diz que as dificuldades e desigualdades no acesso às aulas remotas por parte dos alunos e o desafio de se adaptar ao um novo modelo de trabalho por parte do professor podem ter influência nessa percepção quanto ao aprendizado.

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