Governador João Doria anunciou suspensão do uso obrigatório nesta quinta-feira

Por determinação do governador João Doria, o uso de máscara de proteção passou a ser opcional em todos os ambientes (interno externo) no estado de São Paulo, com exceção dos hospitais, transporte público e estações de metrô.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira.  “Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

O novo decreto do governador de São Paulo tem efeito imediato e com isso as pessoas podem optar por usar ou não as máscaras em escritórios, salas de aula, academias e comércios em geral.  Em ambientes ao ar livre o uso de máscaras não era mais obrigatório desde o último dia 9.

Para tomar a decisão, os técnicos do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Os especialistas também levaram em conta que pela sexta semana consecutiva o estado registra queda nas internações de enfermaria e UTI, mesmo após duas semanas do feriado de Carnaval, quando temia-se um aumento de casos devido às festas. Somente na última semana São Paulo registrou queda de 18,5% nas internações, segundo os dados da Secretaria da Saúde.

Em Marília, a prefeitura também informou, através de sua assessoria de imprensa, que segue a decisão do governo de SP, porém, com uma ressalva relativa ao uso em ambientes escolares.

Segundo a nota da prefeitura, diante da revogação do decreto que estabelecia a obrigatoriedade do uso de máscaras, não há agora nenhum impeditivo legal para que servidores, alunos e pais acessem os ambientes escolares sem as mesmas. Por isso, diz a nota, seu “uso é recomendável, porém facultativo”.

Na semana passada, o uso de máscaras em espaços abertos já tinha se tornado facultativo nas duas principais cidades do centro-oeste paulista, também seguindo uma orientação do Governo do Estado de São Paulo.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.