Índice analisa diversos fatores que podem levar ao sucesso de um negócio. Confira quais são as melhores cidades brasileiras para empreender.

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) fez um levantamento que mostra quais são as melhores cidades para empreender em todo o país. A pesquisa é anual e avalia as 101 cidades mais populosas do Brasil. Veja os resultados do último levantamento e saiba onde pode ser interessante começar o seu próprio negócio.

Na coleta de dados, o ICE analisa sete fatores. São eles: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; acesso à capital; inovação; cultura empreendedora e capital humano. Neste ano, com foco no empreendedorismo, o último fator ganhou bem mais destaque.

Melhores cidades para empreender

O levantamento quis conferir a realidade da mão de obra em cada uma das cidades pesquisadas. E mais do que isso, também a qualidade dos profissionais do mercado. Segundo os dados, Florianópolis é a cidade mais bem colocada no ranking. Na sequência, está Vitória; Santa Maria; Porto Alegre; Bauru; Vila Velha; Limeira; Niterói; Teresina e Santo André.

A pesquisa anual mostra que São Paulo lidera o levantamento geral com as melhores cidades para empreender. Apesar disso, ficou na 52ª posição no quesito capital humano. O motivo foi o alto custo dos salários dos dirigentes.

O ICE é conduzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Quando o assunto é a criação de negócios, a pesquisa mostra que as melhores cidades para empreender são: São Paulo; Florianópolis; Joinville; Brasília; Niterói; Boa Vista; Curitiba; Rio de Janeiro; Macapá e Goiânia.

Apesar disso, de todas as dez, somente Florianópolis está nas dez melhores em capital humano. O resultado do levantamento consegue apontar sobre a qualidade dessa mão de obra. Para tanto, a pesquisa considera os indicadores na área de educação básica e fundamental, superior e os níveis de mercado de trabalho.

O ICE ajuda a mostrar os fatores que podem ter impacto positivo no empreendedorismo, com mais chances de sucesso das empresas por ter à disposição os recursos necessários para que os negócios se desenvolvam mais e melhor.

Critérios do ranking classificam cidades com potencial desenvolvimentista e qualidade de vida.

O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 leva em consideração cada um dos sete determinantes – ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura – e seus indicadores. Confira;

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.