A manhã desta Sexta-feira Santa (29) amanhece triste não só pela representatividade e reflexão Cristã, mas também pela morte de um dos nomes mais conceituados da tradicional moda caipira.

Faleceu aos 80 anos de idade, durante esta madrugada que passou, por volta das 2 horas da madrugada, Sebastião da Silva, o popular Caim, cantor, compositor, radialista e ex vereador na cidade de Marília. O mesmo já estava debilitado há algum tempo, enfrentando alguns problemas de saúde.

O cantor Sebastião Silva ou Caim, nasceu em Monte Azul Paulista – SP em 20 de janeiro de 1944 ou Dia de São Sebastião formou dupla com seu primo José Vieira, o Abel durante várias décadas.

Nascido em Monte Azul Paulista, Sebastião da Silva, o querido cantor Caim iniciou sua carreira artística em Marília. Aos 11anos formava um trio com sua irmã Esmeralda e o amigo Periquito, que tocava sanfona, o Trio Mirim, em 1955. Fizeram grande sucesso em Marília e região cantando na rádio Clube.

Em 1956 José (Abel) formou dupla com Xupim, atuando na Rádio A Voz de Catanduva. Mais tarde, os dois primos se encontraram e resolveram apresentarem-se juntos em São Paulo, atuando na TV Cultura, no programa Cidade Sertaneja.

Caim mudou-se para São Paulo em 1966 e lá formou dupla com José Viera, formando assim a dupla Abel e Caim. Participaram do primeiro festival da Música Sertaneja promovido pela TV Cultura aonde venceram com a música Natureza. Ainda em 1966, gravaram o primeiro LP em vinil.

Foram premiados num torneio de violeiros, ocasião em que Gilberto Meireles sugeriu que adotassem o nome artístico de Abel & Caim. No ano seguinte, a dupla gravou o primeiro LP na Chantecler, incluindo, entre outros, os sucessos “Desilusão” (Dadá), “Santa Luzia” (Iolando Mondim e Dorival Teixeira) e “Mãe amorosa” (Tanabi e Aleixinho), sendo este um dos maiores destaques de sua carreira.

No ano seguinte lançou outro LP pela Chantecler, com os sucessos “A bandinha” (Leo Canhoto), “Menino boiadeiro” (Tanabi) e “A natureza” (Dino Franco), entre outros.

Em 1972, na RCA, a dupla gravou um LP, incluindo os sucessos “Chuva, sangue da terra” (Lourival dos Santos e Tião Carreiro) e “Triste ocorrência” (Jack e Abel), lançando em 1975 mais um LP, pela Continental, com os sucessos “O barco” (Jack e Abel), “O menino e o cachorro” (Dino Franco e Caim), “Adeus, boiada” (Nestor e Zeca) e “Ingratidão de filho” (Jack e Caim), entre outros.

Anos depois do primeiro disco gravado, a dupla continuou se apresentando com sucesso em feiras, rodeios e circos, principalmente em cidades do interior.

Quando o parceiro faleceu em 2011, Caim deu sequência em sua carreira como Caim e Amigos. Em 2018 recebeu Menção Honrosa do Rotary Clube de Marília 4 de Abril e em 2019 recebeu o título de Cidadão Mariliense.

Embora nascido em Monte Azul Paulista, Caim adotou Marília como sua terra natal e tem muito orgulho em dizer que mora em Marília há 40 anos, onde foi também vereador na legislatura de 1992 a 1996, por indicação de Abelardo Camarinha.

“Com muito orgulho e amor agradeço às autoridades e ao povo Mariliense pelo carinho e atenção dados a mim e aos meus familiares. Muito obrigado pela homenagem”, dizia Caim na ocasião.

O cantor é conhecido em todo Brasil, mas sempre dizia que “é em Marília que queria morrer”.

Após passagens pela Rádio Clube de Marília, emissora de Catanduva e Grande São Paulo, em sua volta a Marília, Caim brilhou nos microfones da extinta Rádio Dirceu e também pela 950.

Em 2016, Caim formou uma nova dupla com Adilson Cândido da Silva, conhecido como Adel, nascido em Marília, em 25 de outubro de 1961, que nos anos 80 fazia parte da dupla Addy e Eddy. Caim passou a compor nova parceria musical com Addy, formando a dupla Adel e Caim.

Mas Addy (Adilson Cândido da Silva) faleceu em 2019, vítima de um infarto fulminante, voltando Caim para seu projeto Caim e Amigos. Adel e Caim lançaram juntos dois trabalhos.

Caim, desfrutou de grande sucesso, participando de programas de rádio, realizando shows por todo o Brasil e gravando diversos discos, totalizando 28 LPs e 07 CDs. Sua trajetória passou por diversas gravadoras, incluindo a Chantecler, Continental, RCA Victor, Copacabana, CBS, CID e Tape Car.

Principais trabalhos de sua vasta e rica Discografia: Abel & Caim (1968) /// Abel & Caim (1970) /// Abel & Caim (1972) /// Abel & Caim. Som da terra (1991) /// Abel & Caim (1994).

Entre os inúmeros sucessos de Abel e Caim, destacam-se músicas como “Santa Luzia,” “Mãe Amorosa”,“Natureza,” “O Barco,” “Orquestra da Natureza,” “O Menino e o Cachorro,” “Berrante Assassino,” “Laço do Boi Soberano,” entre outros.

Sebastião da Silva, o Caim, deixa a esposa Rita Julia, filhos e netos. Seu corpo está sendo velado na sala 6 do velório municipal e o sepultamento será realizado logo mais as 17 horas para o cemitério da saudade. Aos familiares nossos mais sinceros sentimentos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.