Uma das principais justificativas para o reajuste no valor da tarifa do transporte público em Marília pelo gabinete do mal, chefiado pelo prefeito Daniel Alonso, foram as perdas sofridas pela empresa durante a pandemia,

Com o objetivo de sempre oferecer aos nossos leitores (as) um jornalismo com transparência e principalmente auxiliando no discernimento das informações, segue abaixo parte da nota divulgada pela EMDURB que alega o desequilíbrio financeiro. NOS ACOMPANHE….

Reunião do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília)
A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbano) informa que, após um período de quase três anos, o Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília (SAF), em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, autorizou ajustar a tarifa do transporte coletivo urbano. O valor não era readequado desde maio de 2021 (período equivalente há 36 meses). Inicialmente, as empresas solicitaram R$ 8,10 de reajuste, o que prontamente foi negado.
Nos últimos três anos, embora as empresas insistissem constantemente na atualização anual – que é regida por contrato, onde o Município, conforme edital público, tem por obrigação atender ao equilíbrio financeiro da concessionária – a passagem permaneceu congelada em R$ 4,50. Contudo, nesta sexta, dia 23, houve a permissão de atualização em R$ 5,75, acréscimo de R$ 1,25. A nova tarifa entrará em vigor dentro dos próximos dias, em data a ser definida pela autarquia municipal.

DEU BRANCO: O povo e os e vereadores esquecem, mas nós recordamos…

Para compensar as perdas do período pandêmico houve uma reposição, em novembro de 2022, nossos legisladores, sem pestanejar ou questionar, autorizaram um repasse milionário para as empresas.

COMO ASSIM? Uma proposta aprovada pela Câmara dos Vereadores em sessão extraordinária realizada no dia 16 de novembro de 2022, autorizou a Prefeitura de Marília a abrir um crédito adicional especial no orçamento vigente, no valor de R$ 5.217.538,87, para as concessionárias responsáveis pelo transporte público na cidade.

A quantia milionária foi repassada pelas duas empresas que operam o serviço – Sorriso e Grande Marília – para cobrir prejuízos que teriam sido adquiridos durante a pandemia da Covid-19.

O Projeto de Lei 125/2022, que autorizou a abertura do crédito, era referente à Emenda Constitucional nº 123/2022, que criou o Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano, com recurso federal. O chamado “pacote de bondades” foi proposto pelo governo Jair Bolsonaro (PL) às vésperas das eleições presidenciais para salvar as empresas que estavam em dificuldades.

Com essa valiosa recordação cai por terra a argumentação da administração municipal ou gabinete do mal como queiram de que as empresas estavam no prejuízo. ENQUANTO HOUVER O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM REFRESCAR A MEMÓRIA DO POVO, em um exercício de cidadania.

Outro fato que nos chama a atenção é a de que o reajuste concedido aos funcionários das empresas neste período não chega a metade do sacramentado impiedosamente contra a classe trabalhadora oprimida de Marília. Relembre mais esta.

COMPARE: Índice de reajuste salarial dos funcionários não serve como parâmetro de aumento de tarifas

Em mais uma matéria exclusiva, nossa reportagem se movimentou e manteve um contato com um dos representantes do sindicato na ocasião, que representa a categoria dos funcionários, onde nos foi informado que no dia 11 de julho de 2023 ocorreu uma assembleia, onde a empresa teria apresentado uma contra-proposta de 4,5% de reajuste acrescido da volta do programa de participação nos lucros da empresa, que foram suspensos desde o início da pandemia. Na assembleia a proposta foi aceita e descartada a greve.

Seguindo o raciocínio, basta acrescentar os aumentos concedidos pelas empresas aos motoristas nos anos de 2022 e 2021, que não chegaremos nem na metade dos 28% concedidos. QUAL A JUSTIFICATIVA ENTÃO?

JUSTIÇA SOCIAL. Em outras cidades, as administrações partindo para o princípio do bom senso, da justiça social e do lado humanitário mantiveram o congelamento de preços nas tarifas. RELEMBRE;

1 ) Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes decide manter tarifa de ônibus congelada em R$ 4,40 para 2024

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, (MDB), decidiu manter a tarifa de ônibus da capital paulista congelada em R$ 4,40 por mais um ano, mesmo após o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) definir o aumento para R$ 5 no preço das passagens de trem e metrô. O valor da tarifa de ônibus é o mesmo desde 2020.

Aqui vale um destaque importante. As linhas da capital paulista variam de 25 a 40 quilômetros de percurso, por apenas R$ 4,40. EM MARÍLIA CADA LINHA ATINGE UMA MÉDIA DE 6 QUILÔMETROS. Confira algumas e suas distâncias.

  • JARDIM BANDEIRANTES = 4 QUILÔMETROS
  • NOVA MARÍLIA = 6 QUILÔMETROS
  • SANTA ANTONIETA = 4,5 QUILÔMETROS
  • NOVO HORIZONTE = 5,5 QUILÔMETROS
  • MARACÁ E MONTANA = 12,9 QUILÔMETROS

2 ) Prefeitura de Guarujá garante congelamento da tarifa pública de transporte municipal

Último reajuste aplicado na Cidade foi há 36 meses. Uma das medidas adotadas para evitar novo aumento foi a suspensão da tarifa social, que mantinha a passagem a R$ 1,00 aos domingos

O valor da tarifa pública de transporte municipal, de R$ 5,00, não sofrerá alterações em Guarujá. A medida foi definida em reunião nesta quarta-feira (17), realizada entre o prefeito e gestores da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O último reajuste do gênero na Cidade, que garantiu uma reposição inflacionária, aconteceu há três anos, em janeiro de 2021.

3 ) Pelo 4º ano seguido, Diadema congela tarifa de R$ 4,25 no Cartão SOU

O valor da tarifa do transporte coletivo municipal para usuários do Cartão SOU Diadema vai ser congelado pelo quarto ano consecutivo e permanecer R$ 4,25. Também não haverá aumento no vale transporte. O único reajuste será aplicado para pagamento em dinheiro, que será de R$ 5,50.

A medida passa a valer no dia 1º de janeiro, no próximo domingo. O decreto que estabelece os valores foi publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial Eletrônico de Diadema, pelo decreto 8.241 –

Mais um ano a Prefeitura de Diadema e a empresa Suzantur chegaram a um acordo para que não houvesse reajuste para usuários do Cartão SOU. 
Além desse benefício, quem possui o cartão paga R$ 2 a tarifa aos domingos e feriados, com o Passe Domingão, para aproveitar a cidade. 

4 ) Goiânia é a única capital do país com tarifa congelada desde 2019

Goiânia é a única capital entre os estados do Brasil com a tarifa de ônibus do transporte coletivo congelada desde 2019.

Cerca de 254 mil pessoas são atendidas por mês, totalizando 12 milhões de viagens no período. A tarifa do transporte coletivo (sistema único, incluindo o Eixo Anhanguera) custa R$ 4,30 para o usuário.

5 ) Prefeitura de Jaguariúna mantém tarifa do transporte público congelada em R$ 2,50

Passagem do transporte coletivo municipal não tem nenhum reajuste desde 1º de fevereiro de 2016 e é uma das mais baixas da RMC

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, decidiu não reajustar a tarifa do transporte público da cidade, que neste início de ano permanece custando R$ 2,50.

A tarifa do transporte coletivo municipal em Jaguariúna não tem nenhum reajuste desde 1º de fevereiro de 2016 e é uma das mais baixas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, em 2023 foram transportados cerca de 1,3 milhão de passageiros, o que dá uma média de 108 mil por mês.

Para o nosso conclusivo não vamos nem mencionar exemplos do TARIFA ZERO adotada inclusive na cidade de Lins, distante de Marília 72 quilômetros. Um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em novembro mostrava que, no país, dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, 14 possuem municípios que adotam a tarifa zero, seja de maneira universal (nos sete dias da semana) ou em dias determinados da semana, ou para grupos específicos, totalizando 103 cidades.

DEIXAMOS PARA OS SENHORES VEREADORES E DEMAIS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS COM O OBJETIVO DE QUE TOMEM ESSAS INFORMAÇÕES COMO PARÂMETRO DE UMA DECISÃO. ALGO PRECISA SER FEITO PARA IMPEDIR ESSE AUMENTO ABUSIVO CONTRA OS USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO.

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