Diversas cidades vão oferecer transporte gratuito nos dias de aplicação do ENEM 2023. Provas do exame acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Entre as tantas com uma iniciativa louvável e de digno reconhecimento, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, elencou pelo menos CINCO belos exemplos de gestões empreendedoras para os profissionais do futuro.

Muitos estudantes reclamaram da distância dos locais de prova do ENEM 2023. Para ajudar os inscritos, algumas prefeituras com administrações sensíveis e coerentes vão oferecer transporte público gratuito nos dias de prova. No entanto, é importante ficar atento às regras de cada cidade.

Maringá, um exemplo a ser seguido

Os estudantes de Maringá (PR) que vão prestar o Enem 2023 terão transporte público gratuito nos dois domingos da prova, dias 5 e 12 de novembro.

A Prefeitura da cidade fez o anúncio nesta terça-feira, 31 de outubro de 2023, garantindo o transporte coletivo gratuito para todos os candidatos. Para ter direito a gratuidade, será necessário passar o cartão Passe do Estudante na catraca para que sejam contabilizadas as passagens que serão pagas pelo município.

A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) ressaltou que os participantes do Enem poderão utilizar o Passe do Estudante durante todo o dia da prova sem a perda de unidades para uso nos dias letivos.

As provas do Enem 2023 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, nos dois primeiros domingos do mês, tanto as impressas quanto as digitais. Os portões das escolas onde os estudantes farão as provas ser]ao são abertos às 12h e fechados às 13h em ponto. A duração é de 5 horas e 30 minutos, no primeiro dia de provas, e de 5 horas no segundo.

O Enem faz a avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica e funciona como porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Cidade de São Paulo também terá ônibus de graça para os estudantes

A Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar ônibus gratuitos nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, quando acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gratuidade dos ônibus será das 9h até as 21h.

Neste período, será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa. O fechamento dos portões está marcado para as 13h.

Segundo a prefeitura, nos dias de prova, a SPTrans irá monitorar as operações e reforçar a frota de linhas que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes, caso seja necessário.

Suzano concede gratuidade nos ônibus para o ENEM 2023

A Prefeitura de Suzano, cidade da Grande São Paulo, informou que nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, vai conceder a gratuidade no transporte coletivo municipal para quem for prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A ação, fruto de parceria entre a administração pública e a concessionária Radial Transportes visa conceder um benefício para quem participa da prova que permite ao estudante, conseguir bolsas de estudo integral ou parcial em universidades.

Entretanto, os estudantes devem ficar atentos aos horários em que o benefício será concedido, pois será válido apenas para quem for realizar de fato a prova das 11 às 13 horas e das 17 às 19 horas, em ambos os domingos em que os exames serão aplicados.

Os profissionais do transporte estarão cientes do benefício e permitirão o deslocamento sem o pagamento da passagem, asta apresentar ao motorista o comprovante do Enem e um documento oficial com foto. O sistema complementar, realizado por vans, e os ônibus intermunicipais não estão inclusos nesta ação.

“A Prefeitura promove este tipo de parceria para a gratuidade dos ônibus nos dois dias de prova pensando em um meio de poder contribuir com os estudantes e levando mais tranquilidade para que eles pensem somente em promover um bom exame. Com essa parceria, será possível pegar o ônibus duas horas antes do início e, depois, até as 19 horas, logo após a prova, para voltar em segurança e rapidez para casa”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Estudantes terão gratuidade no transporte de Guarulhos para as provas do Enem 2023

Os estudantes de Guarulhos que irão prestar as provas do Enem 2023 neste e no próximo domingo (dias 5 e 12), serão isentos do pagamento da passagem nos ônibus municipais, das 9h às 13h e das 16h30 às 22h, para a locomoção até o local do exame.

Trata-se do projeto Ônibus Livre Enem, cujos objetivos são estimular o comparecimento dos vestibulandos às provas e evitar abstenções em razão de dificuldade financeira, lançado pelo prefeito Guti (PSD) nesta segunda-feira (30), na presença de uma plateia de 160 jovens, no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo.

“Vamos elaborar um projeto de lei para que a gratuidade no Enem vire uma política permanente e ocorra em todos os anos. Estamos facilitando para que todos os estudantes tenham acesso aos locais de prova e contribuindo para que prossigam com seus objetivos de seguir nos estudos universitários”, afirmou Guti.

A gratuidade nos ônibus para os vestibulandos nas provas no Enem são um marco para a cidade. “É uma grande conquista histórica em Guarulhos. A desigualdade social não pode atrapalhar o direito do jovem sonhar e a possibilidade de mudar de vida”, disse o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Enem 2023: estudantes de Belém terão ônibus de graça em dias de provas do exame

E para encerrar, demos um pulinho até o estado do Pará, onde Belém também irá disponibilizar ônibus gratuitos para os candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O benefício será concedido nos próximos dois domingos de prova: 5 e 12 de novembro. A medida foi anunciada nesta terça-feira (31) pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, por meio das redes sociais. 

Para obter gratuidade é necessário apresentar o passe fácil de estudante. “Vá tranquilo e com muita calma. E muito sucesso nesta tarefa tão fundamental, que é voar para um futuro profissional”, diz Edmilson.

TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.