Começou cedo e agora é sem volta a disputa dos institutos de pesquisa sobre as eleições do ano que vem

Começou cedo e agora é sem volta a guerra dos institutos de pesquisa sobre a sucessão presidencial. Nesta sexta feira ( 17) o polêmico Datafolha apresentou resultados que colocavam Lula na liderança. Já em pesquisa realizada pelas redes sociais, foram revelados números nos quais Bolsonaro venceria em quase todos os Estados. Uma legislação que discipline o trabalho dos institutos de pesquisa e sua divulgação será inevitável. Pesquisas influenciam, e muito, as eleições.

Para variar cada um tem a sua metodologia que como de praxe, apresenta uma variação de 2 a 5 por cento para cima ou para baixo. De um lado um instituto onde nunca aparece quem foi entrevistado e do outro, ficamos a mercê das armações tecnológicas.

O fato é, todas são utilizadas para manipular o eleitor. Em verdade, vos digo, a verdadeira pesquisa é aquela que você faz no dia a dia. O termômetro está nas ruas, no seu ambiente de trabalho, no transporte coletivo, nas conversas de bar. É justamente aí que você tem um feed-back do povo que vai as urnas. Vamos ao mercado do peixe de cada um e você compra o que achar justo.

Lula tem 56% no 2º turno; Bolsonaro, 31%, aponta Datafolha

Segundo o instituto Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa à Presidência da República. No segundo turno, o petista tem 56% das intenções de voto enquanto Bolsonaro chega a 31%. Em julho, este número estava em 58% e 31%, respectivamente.

Com a corrida eleitoral do próximo ano estagnada, os demais candidatos seguem no mesmo lugar – assim como os nomes da chamada terceira via, que surgiram para contrapor a disputa entre Lula e Bolsonaro, após os atos de 7 de setembro, que também não alteram o quadro. Os dados são da pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 13 a 15 de setembro, e divulgada nesta sexta-feira (17).

Em um cenário de primeiro turno, Lula oscila de 46% para 44% e Bolsonaro, de 25% para 26%. Considerando João Doria (PSDB) como candidato, ele passa de 5% para 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro (de 8% para 9%) – dentro da margem de erro e no cenário estimulado.

Com o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) – que oscila entre 3% e 4 % – Lula vai de 46% para 42%, e Bolsonaro se mantém com 25%. Já Ciro Gomes (PDT) sobe de 9% a 12%. Estes cenários ainda incluem cerca de 10% de votos brancos, nulos ou em nenhum dos indicados.

Nas respostas espontâneas, o petista também lidera e tem de 21% a 27%. Bolsonaro vai de 17% a 20% e está em segundo. Entre os que declararam não saber, este número vai de 49% (em maio) para 38%.

Lula mantém vantagem no segundo turno

No cenário para segundo turno das eleições, Lula se mantém na liderança. Na pesquisa, Lula tem 56% e Bolsonaro 31% – na pesquisa anterior, este número estava em 58% a 31% em julho. Doria perderia para Lula por 55% a 23% – 56% a 22% em julho – e Ciro, por 51% a 29%.

Entre os entrevistados na pesquisa, 65% entre quem ganha até dois salários mínimos votaria em Lula e 57% entre os empresários votariam em Bolsonaro. No Nordeste, Lula marca 61% das intenções de voto e 42% quando a pergunta é respondida de forma espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos.

O instituto afirma que a pesquisa Datafolha foi realizada de forma presencial com 3.667 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa on line aponta Bolsonaro com 45% e Lula apenas 15%.

presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) desponta como um dos principais nomes para vencer as eleições presidenciais de 2022e comandar o governo federal entre 2023 e 2026. Ao menos é o que aponta uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (17/09), por uma pesquisa realizada pela internet e, com grande participação nas redes sociais. O grande detalhe é que, a pessoa não consegue votar pela segunda vez, ou seja, o participante só consegue votar uma vez e ver o resultado, evitando assim a manipulação nos resultados. Confira abaixo o link;

Segundo o site, Bolsonaro, ainda sem partido, lidera com 45% das intenções de voto, correspondendo a 457 mil eleitores que teriam votado no mesmo. O ex presidente Luis Inácio Lula da Silva aparece com 15%, o que representa 151 mil eleitores que já declararam seu voto no petista. O ex juiz que está sendo tentado a participar do processo eleitoral como principal nome para a terceira via, aparece em terceiro lugar com 12% das intenções de voto dos participantes, o que significa cerca de 126 mil internautas votando no ex ministro de Bolsonaro que se encontra nos Estados Unidos. Na sequência temos o Cabo Daciolo com 11% e Ciro Gomes com 6%. Confira o Ranking da pesquisa digital.

O resultado desta pesquisa foi realizada na manhã de hoje e com certeza o numero já deve estar alterado. Pelos números apresentados até então, é possível detectar que 996 mil pessoas participaram espalhados pelas mais diversas cidades brasileiras. Não existe uma metodologia de cenários e comparativos, sendo apenas um simulado do processo eleitoral com todos os candidatos possíveis na corrida eleitoral.

Como se vê, já começa existir pesquisas para todos os gostos, mas, reiteramos mais uma vez, a verdadeira pesquisa está nas ruas, nas filas de banco e supermercado, nas redes sociais, etc… Faça você o radar para detectar a verdadeira vontade do povo. O mais importante é avaliar os fatos ocorridos e realizados por cada candidato que resultaram na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e principalmente para as novas gerações. Falei e tenho dito.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.