Fica cada vez mais evidenciado que a maioria da classe política de Marília está focada na briga pelo poder, elencando como prioridade o marketing de imagem, a velha politicalha e discursos saturados com promessas não cumpridas.

Com isso, a saúde do município que atende um raio de 62 cidades e até estados vizinhos, se afunda cada vez mais no caos do atendimento se colocando literalmente em estado letárgico em uma UTI.

A machadada final explodiu no final da tarde de ontem e foi confirmada por meio de nota oficial emitida pela assessoria de imprensa. A UTQ (UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DA SANTA CASA DE MARÍLIA) está suspendendo o atendimento ao público, até que providências sejam tomadas, ou se chegue ao FECHAMENTO DA MESMA. É UM ABSURDO, mas é a mais pura verdade. CONFIRA A NOTA;

A UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) da Santa Casa de Marília é referência para todo o estado de São Paulo e também para estados vizinhos.
Assim como outros serviços SUS, a unidade sofre muito financeiramente com a falta de correção da tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde e neste momento, em virtude de dificuldade na composição da equipe médica para seguir na assistência aos pacientes queimados, os gestores estadual e municipal foram notificados da suspensão dos atendimentos de novos casos, até que se resolva a impossibilidade técnica de cumprimento dos serviços da UTQ.

A grande pergunta que fica é direcionada aos representantes de Marília na ALESP (Deputado Vinicius Camarinha e Deputada Dani Alonso), eleitos para defender os interesses e necessidades de nossa população.

A CIDADE LÁ TINHA: Ultimamente, Marília está sendo conhecida como a cidade que tinha, isso, aquilo, etc…

Não se faz necessário ir muito longe para relembrarmos as perdas da cidade nos últimos anos. Deixemos a Anderson e Clayton de um período distante e Cervejaria Antárctica para focar nos dias atuais.

Perdemos o comando do Batalhão da polícia Militar, o 190, a regional do Corpo de Bombeiros, a referência em oftalmologia e tantos outros que já colocamos em dúvida a liderança política da cidade. Porque outras cidades ganham AME’s, BAEP’s, HELICÓPTERO ÁGUIA, PROJETOS E INVESTIMENTOS e a nossa Marília só perde ?

50 ANOS DE HISTÓRIA: Atendimento com mais de meio século é referência no estado e contempla outros.

Com uma unidade considerada modelo, o tratamento de pacientes com queimaduras segue a Portaria nº 1.273 do Ministério da Saúde, adotando sempre as boas práticas de medicina e o que há de mais moderno no tratamento emergencial com um histórico invejável na recuperação de pessoas que sofrem lesões.

A unidade que funciona no interior do prédio da Santa Casa de Marília, conta com oito leitos, sendo cinco adultos e três pediátricos. O espaço conta inclusive com sala cirúrgica toda equipada para a realização de procedimentos como enxertos de pele, por exemplo. A unidade está estruturada para receber pacientes com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.

A equipe conta com médico-cirurgião plástico, intensivista e pediatra, profissionais de enfermagem, além de garantir suporte nas áreas de Fisioterapia Motora, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Comissão de Cuidados com a Pele, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social.

Como diferencial, no caso de pacientes matriculados em escolas, o acompanhamento é realizado com uma pedagoga, que aplica as tarefas, trabalhos e provas. Estas atividades são importantes porque geralmente as internações na UTQ são de longa duração.

Desta forma, as crianças e adolescentes têm a atenção educacional adequada, evitando assim problemas no desenvolvimento escolar. Os pacientes internados na unidade também recebem visitas de grupos como Viva e Deixe Viver, Plantonistas Por Amor e Klínica da Alegria.

A história da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados da Santa Casa de Marília), rompe as divisas do estado de São Paulo. Em atividade há mais de 50 anos, a unidade sempre foi referência no Estado de São Paulo e ainda prestava atendimento para cidades de outros estados.

O hospital mantém o convênio da UTQ com o SUS (Sistema Único de Saúde), porém os recursos são pífios diante da demanda com um longo histórico de prejuízos para a intituição. As internações na UTQ da Santa Casa são realizadas pela coordenação da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Leitos de Serviços Saúde), ligada à Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo fontes do setor, para garantir a continuidade dos serviços na Santa Casa, deveria haver conversas com a DRS (Direção Regional de Saúde) para criar verbas para manutenção e convencer a direção da Santa Casa a manter a UTQ. É NESSA HORA QUE OS DEPUTADOS PODE AGILIZAR CONSOANTE O POTENCIAL DE CADA UM, JUNTO AO GOVERNO.

Nada contra cidade e sua população, mas como se já não bastasse a cidade, com duas faculdades de medicina ter que enviar pacientes de oftalmologia para a Herculândia, agora temos mais esta; os pacientes vítimas de queimaduras em Marília estão sendo atendidos no Hospital das Clínicas (que não dispõe de unidade especializada para esse tipo de tratamento) ou por incrível que pareça estão sendo transferidos para unidades especializadas em outras cidades, como Bauru.

No mapa das possíveis E FUTURAS transferências, no Estado constam seis hospitais como referência para o atendimento específico desta. Os mais próximos são Catanduva e a cidade sem limites.

É importante destacar que UTQ a exemplo dos demais setores da Santa Casa de Marília, passa por um política de investimento constante com atualização de equipamentos e atualizações de metodologias. Ao longo dos anos o setor passou por diversas mudanças e adequações, acompanhando a tecnologia e os avanços na área da medicina. Isso fez com que o atendimento fosse se aperfeiçoando e ganhasse em qualidade.

EM TEMPO: O OBJETIVO DA MATÉRIA E CITAÇÃO DA DEPUTADA DANI ALONSO E DO DEPUTADO VINÍCIUS CAMARINHA não pretende denegrir a imagem dos mesmos ou pressioná-los a qualquer atitude. Como um veículo de IMPRENSA INDEPENDENTE, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA objetiva apenas lembrá-los que as necessidades do povo devem estar em primeiro lugar. A disputa pelo poder na liderança regional ou para as eleições de 2024 podem esperar um pouco diante desta EMERGÊNCIA chamada UTQ DA SANTA CASA DE MARÍLIA. NÃO PODEMOS PERDER MAIS ESTA. A população conta com uma ação conjunta de vocês.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.