O mar não está para peixe e pelo visto, as estradas que circulam a cidade de Marília não estão para carros, caminhões e motocicletas. Ledo engano, pois o movimento intenso tem proporcionado altos rendimentos aos cofres de uma das prefeituras que mais arrecada em todo o nosso estado.

Segundo nota enviada aos veículos de imprensa, a Entrevias Concessionária de Rodovias está informando que a partir da zero hora desta quarta-feira, dia 22/02/2023, haverá mudança nos valores das tarifas de pedágio da praça localizada no município de Marília, no quilômetro 315 da SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros). A forma sutil de informar trata-se de um reajusta na casa de 11% nos valores praticados.

Nas justificativas, trata-se de uma requalificação tarifária já prevista no Contrato de Concessão com o Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), sendo autorizada devido à conclusão da obra de duplicação de 19 quilômetros da SP-333, entre os km 295 e 314, entre Júlio Mesquita e Marília.

O trecho duplicado foi entregue aos usuários em novembro de 2021, após ser totalmente modernizado pela Entrevias, com nova pista dividindo o tráfego, melhor estrutura e aumentando a segurança durante os deslocamentos.  Um investimento na ordem de R$ 79 milhões, e que resultou em um benefício direto aos milhares de usuários que trafegam pelo trecho.

A requalificação reestabelece o equilíbrio econômico-financeiro do contrato da concessionária, que em contrapartida investe na modernização da malha rodoviária sob a sua concessão, com a realização de obras de duplicação em diferentes trechos, manutenção e conservação constante do pavimento e sinalização, atendimento ao usuário com guinchos, viaturas de inspeção de tráfego e resgate para casos de emergências, monitoramento por câmeras, além de programas vinculados à responsabilidade social da empresa.  

Confira, as tabelas abaixo, com as novas tarifas (válidas para veículos de passeio, motocicletas e, em caso de veículos comerciais, por eixo) e ao lado a tabela anterior com os valores cobrados até as 23H59 desta terça-feira (21).

A praça de pedágio fica próxima ao entrocamento com a BR-153 e entrada de bairros rurais, que chegou a gerar até contestação judicial pelo MPF (Ministério Público Federal) apontando prejuízos com o local escolhido para a implantação do ponto, pois acarreta grande despesas para moradores que se deslocam para a cidade diariamente e produtores rurais.

Está é a praça mais polêmica do trecho explorado pela referida concessionária. Que fique bem claro que não estamos aqui questionando a qualidade dos serviços prestados pela concessionária, que, se destaca no que diz respeito a investimentos na malha viária e dispositivos de segurança, bem ao contrário das demais, os quais são demasiadamente tímidas para obras ou até omissas. A questão é; seria este o momento adequado para este reajuste ou readequação como queiram?

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